Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A perspectiva junguiana postula que consciente e inconsciente
não são instâncias opostas, visto que ambas se complementam mutuamente para formar o si-mesmo (self).
são instâncias contraditórias entre si, uma vez que é do embate entre ambas que se constrói a subjetividade.
são instâncias distintas: a primeira refere-se ao conhecido historicamente e a segunda ao inferido subjetivamente.
são aspectos inseparáveis da tensão que incide sobre a formulação e funcionamento do si-mesmo (self).
não são nem instâncias nem aspectos: referem-se ao caráter simultaneamente idiossincrático e coletivo do si-mesmo (self).
Aprendizagem significativa é, segundo Ausubel, aquela que se refere
à funcionalidade da estrutura lógica dos conteúdos, que deve ser compatível com o desenvolvimento operatório já alcançado pelo aluno.
ao papel ativo do aluno no exercício de sua cognição e ao grau de clareza, organização e consecução dos conteúdos a serem aprendidos.
aos fatos, conceitos, relações, teorias e outros dados de origem não perceptiva, dos quais o aluno pode dispor a qualquer momento.
ao vínculo que relaciona, de forma substantiva e não arbitrária, o novo material de aprendizagem aos conhecimentos prévios dos alunos.
à relação de dependência entre a estrutura interna do conteúdo e seu significado psicológico, a qual articula elementos relacionáveis entre si.
As duas grandes áreas que influenciaram o pensamento de Piaget foram
a Zoologia e a Química.
a Fisiologia e a Sociologia.
a Biologia e a Filosofia.
a Neurologia e a Psicologia.
a Anatomia e a Educação.
Um dos princípios básicos utilizados por Coll em seu projeto curricular, refletindo na maneira de concretizá-lo e nas decisões sobre sua estrutura formal, desenvolvimento e aplicação, está em considerar
a prioridade da aprendizagem sobre o ensino.
a consciência prévia dos conhecimentos já adquiridos.
a organização lógica e formal dos conteúdos escolares.
a noção de tempo e espaço, constitutivas da cognição.
o nível de desenvolvimento operatório dos alunos.
Na segunda tópica de Freud, o ego é entendido como a instância que
supervisiona e organiza todos os processos mentais.
aloca apenas processos conscientes, que não são reprimidos.
retém apenas processos desconhecidos e inconscientes.
rege o princípio do prazer.
abriga a consciência moral e desencadeia o processo de recalque.
Se, no entender de Coll, a elaboração do currículo deve utilizar informações provenientes de diferentes fontes, as que derivam da análise psicológica merecem atenção especial por serem
isentas dos processos subjacentes ao crescimento pessoal, mantendo o processo educacional constante e idêntico para todos.
úteis para selecionar os objetivos do ensino, permitindo estabelecer seqüências eficazes para a aprendizagem dos conteúdos tratados e definir como melhor ensinar e avaliar.
permeadas de argumentos importantes para subsidiar a tomada de decisão dos professores quanto às habilidades que devem ser incorporadas pelos alunos.
eficazes para promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, via modificação da estrutura assimilatória dos esquemas simples de ação e reflexão.
fundamentais para a elucidação dos problemas enfrentados pelos alunos e professores no decorrer do processo pedagógico, levando a uma efetiva assimilação dos conteúdos propostos.
Segundo Maurício Knobel, em uma psicoterapia breve pode-se tratar de estabelecer
Toda transformação qualitativa da consciência envolve a
integração e superação dos movimentos de contradição existentes entre estes processos.
formulação de hipóteses sobre os próprios conhecimentos, requerendo metodologia coerente.
capacidade de introspecção e análise dos sentidos e significados dos signos e das representações sociais.
necessidade de superar a frustração decorrente da dificuldade de compatibilizar os modos de ser, pensar e sentir.
compreensão mais ampla de que o mundo é um eterno porvir, que implica uma dinâmica de reflexão e ação recíprocas.
Segundo R. Horacio Etchegoyen, a entrevista psicanalítica tem por finalidade decidir se a pessoa que consulta deve realizar um tratamento psicanalítico e tem por norma básica
Os objetos de estudos das psicologias humanista, behaviorista, genética e sócio-histórica são, respectivamente:
o processo de humanização e formação de cultura; as relações e motivações humanas; o desenvolvimento cognitivo; o comportamento.
o comportamento; o processo de humanização e formação de cultura; as relações e motivações humanas; o desenvolvimento cognitivo.
as relações e motivações humanas; o comportamento; o desenvolvimento cognitivo; e o processo de humanização e formação de cultura.
o desenvolvimento cognitivo; o processo de humanização e formação de cultura; o comportamento; as relações e motivações humanas.
as relações e motivações humanas; o comportamento; o desenvolvimento cognitivo; o processo de humanização e formação da cultura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...