Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A perspectiva junguiana postula que consciente e inconsciente

  • A.

    não são instâncias opostas, visto que ambas se complementam mutuamente para formar o si-mesmo (self).

  • B.

    são instâncias contraditórias entre si, uma vez que é do embate entre ambas que se constrói a subjetividade.

  • C.

    são instâncias distintas: a primeira refere-se ao conhecido historicamente e a segunda ao inferido subjetivamente.

  • D.

    são aspectos inseparáveis da tensão que incide sobre a formulação e funcionamento do si-mesmo (self).

  • E.

    não são nem instâncias nem aspectos: referem-se ao caráter simultaneamente idiossincrático e coletivo do si-mesmo (self).

Aprendizagem significativa é, segundo Ausubel, aquela que se refere

  • A.

    à funcionalidade da estrutura lógica dos conteúdos, que deve ser compatível com o desenvolvimento operatório já alcançado pelo aluno.

  • B.

    ao papel ativo do aluno no exercício de sua cognição e ao grau de clareza, organização e consecução dos conteúdos a serem aprendidos.

  • C.

    aos fatos, conceitos, relações, teorias e outros dados de origem não perceptiva, dos quais o aluno pode dispor a qualquer momento.

  • D.

    ao vínculo que relaciona, de forma substantiva e não arbitrária, o novo material de aprendizagem aos conhecimentos prévios dos alunos.

  • E.

    à relação de dependência entre a estrutura interna do conteúdo e seu significado psicológico, a qual articula elementos relacionáveis entre si.

As duas grandes áreas que influenciaram o pensamento de Piaget foram

  • A.

    a Zoologia e a Química.

  • B.

    a Fisiologia e a Sociologia.

  • C.

    a Biologia e a Filosofia.

  • D.

    a Neurologia e a Psicologia.

  • E.

    a Anatomia e a Educação.

Um dos princípios básicos utilizados por Coll em seu projeto curricular, refletindo na maneira de concretizá-lo e nas decisões sobre sua estrutura formal, desenvolvimento e aplicação, está em considerar

  • A.

    a prioridade da aprendizagem sobre o ensino.

  • B.

    a consciência prévia dos conhecimentos já adquiridos.

  • C.

    a organização lógica e formal dos conteúdos escolares.

  • D.

    a noção de tempo e espaço, constitutivas da cognição.

  • E.

    o nível de desenvolvimento operatório dos alunos.

Na segunda tópica de Freud, o ego é entendido como a instância que

  • A.

    supervisiona e organiza todos os processos mentais.

  • B.

    aloca apenas processos conscientes, que não são reprimidos.

  • C.

    retém apenas processos desconhecidos e inconscientes.

  • D.

    rege o princípio do prazer.

  • E.

    abriga a consciência moral e desencadeia o processo de recalque.

Se, no entender de Coll, a elaboração do currículo deve utilizar informações provenientes de diferentes fontes, as que derivam da análise psicológica merecem atenção especial por serem

  • A.

    isentas dos processos subjacentes ao crescimento pessoal, mantendo o processo educacional constante e idêntico para todos.

  • B.

    úteis para selecionar os objetivos do ensino, permitindo estabelecer seqüências eficazes para a aprendizagem dos conteúdos tratados e definir como melhor ensinar e avaliar.

  • C.

    permeadas de argumentos importantes para subsidiar a tomada de decisão dos professores quanto às habilidades que devem ser incorporadas pelos alunos.

  • D.

    eficazes para promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, via modificação da estrutura assimilatória dos esquemas simples de ação e reflexão.

  • E.

    fundamentais para a elucidação dos problemas enfrentados pelos alunos e professores no decorrer do processo pedagógico, levando a uma efetiva assimilação dos conteúdos propostos.

Segundo Maurício Knobel, em uma psicoterapia breve pode-se tratar de estabelecer

  • A. um a dois conflitos.
  • B. focos.
  • C. dois a três conflitos.
  • D. a neurose.
  • E. uma situação conflitante.

Toda transformação qualitativa da consciência envolve a

  • A.

    integração e superação dos movimentos de contradição existentes entre estes processos.

  • B.

    formulação de hipóteses sobre os próprios conhecimentos, requerendo metodologia coerente.

  • C.

    capacidade de introspecção e análise dos sentidos e significados dos signos e das representações sociais.

  • D.

    necessidade de superar a frustração decorrente da dificuldade de compatibilizar os modos de ser, pensar e sentir.

  • E.

    compreensão mais ampla de que o mundo é um eterno porvir, que implica uma dinâmica de reflexão e ação recíprocas.

Segundo R. Horacio Etchegoyen, a entrevista psicanalítica tem por finalidade decidir se a pessoa que consulta deve realizar um tratamento psicanalítico e tem por norma básica

  • A. seguir um enquadramento formal de perguntas e respostas.
  • B. facilitar ao entrevistado a livre expressão de seus processos mentais.
  • C. evitar funcionar como uma tarefa com objetivos e técnicas determinados para não restringir o seu alcance.
  • D. obter os informes necessários com uma técnica diretiva.
  • E. não conter interpretação nesta fase, mesmo quando destinada a remover obstáculo concreto à tarefa que está sendo realizada.

Os objetos de estudos das psicologias humanista, behaviorista, genética e sócio-histórica são, respectivamente:

  • A.

    o processo de humanização e formação de cultura; as relações e motivações humanas; o desenvolvimento cognitivo; o comportamento.

  • B.

    o comportamento; o processo de humanização e formação de cultura; as relações e motivações humanas; o desenvolvimento cognitivo.

  • C.

    as relações e motivações humanas; o comportamento; o desenvolvimento cognitivo; e o processo de humanização e formação de cultura.

  • D.

    o desenvolvimento cognitivo; o processo de humanização e formação de cultura; o comportamento; as relações e motivações humanas.

  • E.

    as relações e motivações humanas; o comportamento; o desenvolvimento cognitivo; o processo de humanização e formação da cultura.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...