Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O conteúdo de um treinamento pode envolver quatro tipos de mudança de comportamento: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de conceitos e desenvolvimento ou modificação de

  • A. padrões.
  • B. valores.
  • C. relações.
  • D. experiências.
  • E. atitudes.

A era da informação trouxe dinamismo, mudança e competitividade, o que gerou a necessidade de ajuste nos processos de avaliação de desempenho. Três principais tendências a serem aplicadas, a partir de agora, aos processos de avaliação de desempenho, são:

  • A. a competência técnica passa a ser supervalorizada; a análise das atitudes e comportamentos passa a ser essencial no processo de avaliação de desempenho; e a competência intragrupal torna-se a mais importante a ser avaliada no contexto de conquista de resultados diferenciados.
  • B. os processos de avaliação do desempenho de incidentes críticos passam a ser os mais utilizados; a avaliação de 360° é desestimulada pela baixa objetividade; e a competência técnica passa a ser supervalorizada.
  • C. os indicadores tendem a ser sistêmicos; a avaliação do desempenho torna-se um elemento integrador das práticas de Recursos Humanos; e a avaliação do desempenho está cada vez mais enfatizando resultados, metas e objetivos do que comportamentos.
  • D. o método de incidentes críticos tende a ser o mais utilizado; os indicadores de comportamentos individuais serão os mais valorizados; e a integração entre o processo de avaliação do desempenho e o pagamento de bônus passa a ser aplicado de maneira oficial.
  • E. o método de pesquisa de campo tende a ser o mais utilizado; os indicadores de boas práticas no ambiente de trabalho passam a ser os mais recomendados; e a integração entre o processo de avaliação do desempenho e a política de mérito passam a ser adotadas por todas as empresas.

Trata-se do tipo de líder que exige submissão imediata e pode ser resumido na frase "faça o que eu mando". Movido por resultados, iniciativa e autocontrole, funciona melhor numa crise, quando é preciso "virar a mesa", ou com funcionários problemáticos. É denominado líder

  • A. coercitivo.
  • B. afiliativo.
  • C. marcador de ritmo.
  • D. treinador.
  • E. coach.

O processo de comunicação é composto de cinco elementos. O decodificador é o equipamento situado entre o canal e o

  • A. facilitador.
  • B. transmissor.
  • C. codificador.
  • D. emissor.
  • E. destino.

As informações a respeito do cargo que se pretende preencher podem ser obtidas através de seis maneiras: descrição e análise do cargo; aplicação da técnica de incidentes críticos; requisição do empregado; análise do cargo no mercado; hipótese de trabalho; e

  • A. discrepância entre vagas existentes.
  • B. estrutura organizacional presente.
  • C. avaliação de desempenho.
  • D. competências individuais requeridas.
  • E. referências individuais apresentadas.

Segundo o Manual Prevenção do Suicídio (2006), dirigido a profissionais das equipes de saúde mental, lançado pelo Ministério da Saúde (Secretaria de Atenção à Saúde/Departamento de Ações Programáticas Estratégicas/Área Técnica de Saúde Mental), os estudos têm demonstrado que indivíduos que padecem de esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo ou transtorno afetivo bipolar possuem maior risco para suicídio. As equipes dos Centros de Atenção Psicossociais − CAPS são responsáveis pelo cuidado de pessoas que, em grande proporção, padecem de alguns desses transtornos. Por estarem em contato próximo e duradouro com os pacientes em risco de suicídio, seus familiares e sua comunidade estão em posição privilegiada para avaliação e criação de estratégias de reforço da “rede de proteção

  • A. mental”.
  • B. social”.
  • C. física”.
  • D. cognitiva”.
  • E. educacional”.

Consta no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais − DSM-IV-TR, que um indivíduo adulto, por exemplo, pode usar o álcool em situações fisicamente contraindicadas, como dirigir veículo ou operar máquinas. Neste contexto, o Manual aponta que deve ser considerado um diagnóstico de dependência de Álcool, em vez de Abuso de Álcool, quando esses problemas (relacionados ao uso de álcool) são acompanhados por evidências de tolerância, abstinência ou

  • A. comportamento compulsivo.
  • B. despersonalização.
  • C. fissura continuada.
  • D. sentimento de vazio.
  • E. bulimia.

Dois exemplos verídicos relatados em Livreto Informativo sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID//Escola Paulista de Medicina) ajudam a entender o efeito da maconha nas atividades diárias laborais: uma telefonista em um hotel (que ouvia um dado número pelo fone e no instante seguinte fazia a ligação), quando sob a ação da maconha, não era mais capaz de lembrar-se do número que acabara de ouvir; e um bancário que lia em uma lista o número de um documento que tinha de retirar de um arquivo, sob a ação da maconha já havia esquecido o número quando chegava em frente ao arquivo. Neste contexto, quanto aos efeitos na memória, eles se manifestam principalmente na chamada memória

  • A. focal.
  • B. instantânea.
  • C. repentina.
  • D. a curto prazo.
  • E. lenta.

Os sintomas apresentados no processo de Burnout podem ser subdivididos teoricamente em diferentes categorias. Encontramse dentre os sintomas defensivos:

  • A. incapacidade para relaxar; dificuldade na aceitação de mudanças; aumento no consumo de substâncias; e suicídio.
  • B. incapacidade para relaxar; dificuldade na aceitação de mudanças; aumento no consumo de substâncias; e suicídio.
  • C. tendência ao isolamento; sentimento de onipotência; perda do interesse pelo trabalho; e absenteísmo.
  • D. falta de atenção e de concentração; alterações de memória; sentimento de solidão; e dificuldade de autoaceitação.
  • E. astenia, desânimo, disforia, depressão; labilidade emocional; sentimento de impotência; e lentificação do pensamento.

O agente estressor pode ter aspectos diversos e até mesmo ser benigno. O que o caracteriza como estressor é a necessidade de adaptação que acarreta. Podemos encontrar estressores físicos, cognitivos e emocionais. Os estressores cognitivos

  • A. são provenientes do ambiente externo.
  • B. são avaliados como ameaçadores à integridade do indivíduo ou a seu patrimônio.
  • C. correspondem a sentimentos de perda, medo ou ira.
  • D. interferem predominantemente no corpo do indivíduo.
  • E. envolvem acontecimentos em que o componente afetivo se faz mais proeminente.
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