Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Refere-se à existência no indivíduo de forças profundas e alheias à sua vontade que impedem o contato com o conteúdo inconsciente. Sua interpretação é parte essencial da análise, possibilitando o acesso ao material reprimido. A Psicanálise e a Psicoterapia de orientação analítica denominam este fenômeno de

  • A. contratransferência.
  • B. neutralidade.
  • C. livre associação.
  • D. resistência.
  • E. interpretação.

Nos anos 90, questionou-se a mensuração do desenvolvimento a partir do CHA (conhecimento, habilidades e atitudes), e os modernos sistemas de gestão do desenvolvimento baseados em competências, passaram a utilizar, como referência, uma escala que traduz

  • A.

    o nível de inteligência emocional aplicado no trabalho.

  • B.

    o desempenho do profissional frente ao dos colegas de mesma função.

  • C.

    a singularidade de cada indivíduo na organização.

  • D.

    a complexidade das entregas esperadas pela empresa.

  • E.

    a rapidez com que um profissional atinge os objetivos propostos.

Consta na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 que, no Transtorno misto de ansiedade e depressão (F 41.2), a categoria mista é usada quando ambos os sintomas, de ansiedade e depressão, estão presentes, porém nenhum conjunto de sintomas, considerado separadamente, é

  • A. leve o suficiente para confirmar o diagnóstico.
  • B. grave o suficiente para justificar o diagnóstico.
  • C. impreciso o suficiente para que se suspeite deste diagnóstico.
  • D. tênue o suficiente para negar o diagnóstico.
  • E. significativo o suficiente para corroborar com o diagnóstico.

A cultura organizacional apresenta seis características principais: regularidades nos comportamentos observados, normas, valores dominantes, filosofia, regras e clima organizacional. As regularidades nos comportamentos observados, referem-se às interações entre os participantes caracterizadas por uma linguagem comum, terminologias próprias e

  • A.

    sentimento e estímulo transmitido pelo ambiente físico.

  • B.

    princípios e valores da organização.

  • C.

    rituais relacionados com condutas e deferências.

  • D.

    regras que os novos participantes devem aprender e aplicar.

  • E.

    processos e sistemas de trabalho.

Os critérios diagnósticos para Retardo Mental, apresentados no DSM-IV-TR, propõem codificar o Retardo Mental com base no nível de gravidade refletindo nível de comprometimento intelectual, sendo que o QI de 20-25 a 35-40 corresponde ao Retardo Mental

  • A. Inespecificado.
  • B. Leve.
  • C. Moderado.
  • D. Profundo.
  • E. Grave.

Pessoas que possuem forte necessidade de realização desejam estabelecer objetivos de dificuldade moderada, mas que sejam atingíveis; gostam de solucionar problemas, em vez de deixar os resultados para o acaso; preferem situações nas quais recebam contrapartidas regulares e concretas em relação a seu desempenho; pensam positivamente e

  • A.

    valorizam o apoio psicológico de seus superiores.

  • B.

    valorizam o apoio psicológico de seus pares.

  • C.

    assumem uma forte responsabilidade pessoal por seu trabalho.

  • D.

    consideram que pacotes de benefícios diferenciados devam ser praticados pelas empresas.

  • E.

    preferem ser reconhecidas como formadores de opiniões.

O modelo piagetiano divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento, sendo que, no período das operações concretas, surge uma nova capacidade mental da criança, isto é, ela consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um fim (objetivo) e revertê-la para o seu início, que foi nominada por

  • A. O modelo piagetiano divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades de pensamento, sendo que, no período das operações concretas, surge uma nova capacidade mental da criança, isto é, ela consegue realizar uma ação física ou mental dirigida para um fim (objetivo) e revertê-la para o seu início, que foi nominada por
  • B. considerações.
  • C. operações.
  • D. decodificações.
  • E. cognições.

Três características foram identificadas nos líderes transformacionais: o carisma, o estilo intelectual e

  • A.

    a influência positiva.

  • B.

    o equilíbrio emocional.

  • C.

    a orientação para resultados.

  • D.

    a orientação para processos.

  • E.

    a consideração individualizada.

A abordagem kleiniana entende que a criança passa, na posição depressiva, a ser capaz de apreender a mãe como objeto

  • A. limitado.
  • B. parcial.
  • C. total.
  • D. clivado.
  • E. repartido.

Robert Blake e Jane Mouton propuseram uma classificação de estilos de liderança em que definiram duas dimensões de comportamento do líder: a preocupação com

  • A.

    as pessoas e com a produção.

  • B.

    as metas e com os motivadores.

  • C.

    os recursos e com os objetivos.

  • D.

    as tarefas e com o treinamento.

  • E.

    os sistemas de trabalho e com os motivadores.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...