Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A entrevista de seleção é diferente da entrevista de triagem feita no estágio final

  • A. da identificação do perfil psicológico.
  • B. do recrutamento.
  • C. da análise dos requisitos da função.
  • D. da admissão.
  • E. do processo de socialização.

Uma das formas de compreender o processo de avaliação de desempenho de uma pessoa baseia-se na análise de perspectivas, que interagem entre si, a saber: desenvolvimento, esforço e

  • A. aptidão.
  • B. administração.
  • C. aplicação.
  • D. experiência.
  • E. comportamento.

As teorias de motivação, de Abraham Maslow, Fred Herzberg e David McClelland, são, essencialmente, teorias de

  • A. traços.
  • B. processo.
  • C. conteúdo.
  • D. desempenho.
  • E. percepção.

A grande maioria dos programas de avaliação de desempenho, na prática do dia a dia, recebe críticas relacionadas à centralização excessiva dos resultados que apresentam. Ou seja, com exceção de alguns métodos, como o de 360 graus, a crítica enfoca, principalmente, o sistema decisório do programa e a participação efetiva do

  • A. avaliado.
  • B. avaliador.
  • C. supervisor funcional.
  • D. comitê de recursos humanos.
  • E. revisor.

Quando, diante da pergunta:

− Qual é a melhor maneira para um gerente se comportar, de modo autocrático ou democrático?

O interlocutor tenta identificar um conjunto de condições em que um estilo de supervisão acarretasse resultados superiores se comparado a outro, trata-se do método

  • A. de qualidade.
  • B. das relações humanas.
  • C. da administração científica.
  • D. da contingência.
  • E. de incidentes críticos.

Uma entrevista de desligamento deve abranger os seguintes aspectos: motivo que determinou o desligamento; opinião do funcionário a respeito da empresa, do gerente e dos colegas; opinião a respeito do cargo, horário de trabalho e condições de trabalho; opinião a respeito do salário, benefícios sociais e oportunidades de progresso; opinião a respeito do relacionamento humano, moral e atitude das pessoas e, também, opinião a respeito

  • A.

    das oportunidades existentes no mercado de trabalho.

  • B.

    do relacionamento desenvolvido com os clientes externos.

  • C.

    dos produtos e serviços oferecidos pelos concorrentes no mercado.

  • D.

    do código de ética praticado pela empresa para com os seus fornecedores.

  • E.

    das práticas de governança corporativa adotadas pela empresa.

O método de levantamento de necessidades de treinamento em que as pessoas verbalizam clara e objetivamente que tipos de informação, habilidades ou atitudes necessitam para executarem melhor as suas atividades é denominado

  • A.

    visão de futuro.

  • B.

    retroação direta.

  • C.

    análise de processos.

  • D.

    avaliação de resultados.

  • E.

    análise de sistemas perceptivos.

O modelo de contingências estratégicas para o poder sustenta que

  • A.

    a prática do poder de posição se faz necessária para que os conflitos organizacionais de média complexidade sejam solucionados.

  • B.

    as pessoas e as unidades organizacionais conquistam poder mostrando-se aptas a lidar com os problemas e as questões mais importantes que a organização enfrenta.

  • C.

    deve haver equilíbrio na hierarquia de uma empresa para que todos possam praticar suas competências e administrar conflitos de forma madura e buscando resultados com foco ganha X ganha.

  • D.

    a prática do poder pessoal se faz necessária para que os conflitos organizacionais de alta complexidade sejam solucionados.

  • E.

    a prática do poder de referência não deve ser levada em consideração quando colaboradores e superiores enfrentam discordâncias.

Dentro do ambiente de trabalho, os indicadores mais frequentemente observados para identificar um alcoolista são: absenteísmo; ausências no período da jornada de trabalho; mudanças nos hábitos pessoais; relacionamento ruim com os colegas; endividamento; indisciplina e

  • A.

    perda de competência técnica.

  • B.

    queda na produtividade e na qualidade do trabalho.

  • C.

    queixas em relação à sobrecarga de trabalho.

  • D.

    euforia histérica.

  • E.

    necessidade de aprovação social.

Existem três tipos principais de intervenções de gerenciamento de estresse no trabalho denominados, de forma ampla, de prevenção primária, secundária e terciária. A prevenção terciária tem por finalidade

  • A.

    controlar os riscos decorrentes de desenho inadequado dos cargos; oferecer treinamento adequado e acompanhar o exercício de funções técnicas e operacionais.

  • B.

    detectar os trabalhadores que já apresentam sinais de estresse; criar programas de prevenção do estresse e acompanhá-los na prática de trabalho.

  • C.

    eliminar as fontes de estresse no trabalho modificando o desenho da função; alterar hábitos de trabalho e modificar o ambiente onde as atividades são realizadas.

  • D.

    tratar aqueles trabalhadores que apresentam danos à saúde consequentes do estresse; reabilitá-los após afastamento por doença e favorecer o seu retorno ao trabalho.

  • E.

    promover a participação dos trabalhadores na criação de alternativas de prevenção ao estresse; criar grupos para solução de problemas e favorecer a implantação das sugestões identificadas.

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