Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A abordagem junguiana propõe que nascemos com uma herança psicológica, que se soma à herança biológica, sendo ambas determinantes essenciais do comportamento e da experiência. Neste contexto, o inconsciente coletivo inclui materiais psíquicos que

  • A. não provêm da experiência pessoal.
  • B. provêm, predominantemente, de aquisições individuais.
  • C. provêm, totalmente, da experiência pessoal.
  • D. não provêm dos arquétipos.
  • E. não provêm de imagens primordiais.

Para C. Argyris (1968), a competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais de acordo com três critérios: percepção acurada da situação interpessoal, de suas variáveis relevantes e respectiva interrelação; habilidade de resolver realmente os problemas interpessoais, de tal modo que não haja regressões; e

  • A. feedback claro, direto e respeitoso, conduzindo as pessoas para definir ações de desenvolvimento que permitam elevar a qualidade das relações que se estabelece na empresa.
  • B. flexibilidade perceptiva e comportamental possibilitando a análise da relação interpessoal, considerando as diversas variáveis e estilos pessoais envolvidos na situação.
  • C. solução alcançada de tal forma que as pessoas envolvidas continuem trabalhando juntas tão eficientemente, pelo menos, como quando começaram a resolver seus problemas.
  • D. habilidade para utilizar técnicas de comunicação que permitam clareza das variáveis lógicas e emocionais e abertura para manifestar impressões, ideias e opiniões.
  • E. habilidade para reconhecer e compreender os processos motivacionais intrínsecos, envolvidos nas relações interpessoais, estabelecendo relações abertas.

O pressuposto básico da teoria da contigência é que a eficácia do líder é determinada por

  • A. uma ação voltada a auxiliar seus liderados e identificar caminhos para atingir as metas.
  • B. seu comportamento e habilidades em lidar com conflitos.
  • C. seus traços de personalidade e da relação interpessoal que constrói com sua equipe.
  • D. sua necessidade de poder e pelo exercício da autoridade delegada.
  • E. uma combinação de suas características e do ambiente da situação de liderança.

Kenneth Thomas (1976) propõe um modelo que retrata cinco estilos de administrar conflitos, considerando duas variáveis: a assertividade e a cooperação. O estilo de compromisso reflete

  • A. uma combinação de ambas as variáveis de assertividade e cooperação, ocorre quando cada parte aceita ganhos e perdas para a solução de conflitos.
  • B. alto grau de cooperação entre as partes, para suavizar o conflito e manter a harmonia das relações interpessoais.
  • C. alto grau de assertividade para impor o próprio interesse, ocorre uma competição do tipo ganhar/perder forçando o uso da autoridade.
  • D. alto grau de cooperação e assertividade, habilita ambas as partes a ganhar, utilizando a negociação para reduzir as diferenças.
  • E. baixo grau de assertividade e cooperação, ocorre atitude de fuga, onde a parte procura evitar situações de conflito e, busca outra saída.

A técnica de mudança de comportamento que parte do princípio de que quanto mais dados cognitivos o indivíduo recebe, tanto maior será a sua possibilidade de organizar os dados e agir criativamente, é denominada

  • A. reunião de confrontação.
  • B. retroação de dados.
  • C. consultoria de procedimentos.
  • D. análise transacional.
  • E. treinamento de sensitividade.

Existem duas abordagens ao estudo da satisfação no trabalho: a abordagem

  • A. condicional e a abordagem situacional.
  • B. empírica e a abordagem condicional.
  • C. da satisfação e a abordagem do comprometimento.
  • D. sistêmica e a abordagem paralela.
  • E. global e a abordagem de facetas.

Idalberto Chiavenato aponta que a resistência à mudança organizacional pode ser consequência de aspectos

  • A. lógicos, psicológicos ou sociológicos.
  • B. processuais, logísticos ou valorais.
  • C. temporais, gerenciais ou funcionais.
  • D. motivacionais, estruturais ou metodológicos.
  • E. antropológicos, grupais e normativos.

No processo de comunicação, consonância significa

  • A. a utilização de linguagem técnica no envio de uma mensagem.
  • B. que a mensagem enviada e a mensagem percebida são iguais.
  • C. compartilhar informações com o maior número de pessoas possível.
  • D. que há manipulação da informação pelo emissor.
  • E. que a mensagem possui limitações decorrentes da linguagem utilizada.

Os grupos passam por cinco estágios de desenvolvimento: formação, tormenta, normalização, desempenho e interrupção. No estágio da tormenta,

  • A. define-se o próposito do grupo.
  • B. o grupo mostra gradativa coesão.
  • C. a energia grupal se movimenta para o resultado.
  • D. surge o conflito intergrupal.
  • E. o grupo se prepara para a dissolução.

Schutz considera três zonas de necessidades interpessoais existentes em todos os grupos:

  • A. liderança, relacionamento e amizade.
  • B. adaptação, integração e pertencimento.
  • C. feedback, acolhimento e comunicação.
  • D. inclusão, controle e afeição.
  • E. confiança, empatia e respeito.
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