Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto ao silêncio manifestado pelas crianças que sofreram abusos sexuais, tem-se que

  • A.

    ele tem uma função psicológica tanto para a criança como para os adultos que a cercam.

  • B.

    é sinal que todo o emocional da criança se reorganizou.

  • C.

    evidencia ausência de sequelas em relação ao trauma sofrido.

  • D.

    reforça a interpretação sobre o engano da criança ao relatar o abuso ao adulto.

  • E.

    não indica qualquer problema com a lealdade da criança em relação aos adultos com os quais convive.

O teste Visomotor de Bender tem como um dos pressupostos teóricos a

  • A.

    Teoria Familiar Sistêmica.

  • B.

    Teoria da Gestalt.

  • C.

    Psicanálise.

  • D.

    Psicologia do Ego.

  • E.

    Análise Transacional.

Técnica psicodramática na qual o ego auxiliar adota a postura corporal do protagonista, em busca de uma sintonia emocional (fase imitativa); a partir daí, expressa questões, perguntas, sentimentos e ideias (fases interrogativa e afirmativa), com a intenção de fazer o paciente se identificar com a atuação do ego auxiliar, possibilitando o insight. Trata-se da técnica

  • A.

    do espelho.

  • B.

    do duplo.

  • C.

    da inversão de papéis.

  • D.

    da repetição.

  • E.

    da comunhão.

Ao se submeter ao Método de Rorschach há a possibilidade do indivíduo não dar nenhuma resposta de cor em face das manchas apresentadas. Segundo Aníbal da Silveira, um dos estudiosos do Método e que propôs uma categorização específica denominada Rorschach Clínico, a ausência de RC (Respostas de Cor) pode estar ligada a

  • A.

    distúrbios afetivos severos ligados à baixa energia sexual; traços depressivos; Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

  • B.

    alterações na autoestima; traços de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade; impulsividade.

  • C.

    fase de mania em que o sujeito se encontra; impulsividade; descontrole emocional.

  • D.

    traços histéricos e paranoides; descontrole emocional e atitude defensiva.

  • E.

    uma excessiva preocupação do sujeito com seu desempenho na prova; traços depressivos; atitude defensiva.

O candidato mais comum para psicoterapia de apoio é aquele que possui

  • A.

    déficits significativos de funcionamento do ego.

  • B.

    bom controle dos impulsos.

  • C.

    facilidade nos relacionamentos interpessoais.

  • D.

    balanço adequado de afetos.

  • E.

    alta capacidade de introspecção.

Tradicionalmente, as falsas memórias vem sendo investigadas através de vários tipos de procedimentos experimentais que potencializam sua ocorrência utilizando diversos materiais. Na última década, uma metodologia bastante difundida é

  • A.

    a das Fábulas de Duss.

  • B.

    o Questionário Desiderativo.

  • C.

    a Lista de Palavras Associadas.

  • D.

    o Método de Rorschach.

  • E.

    a das Palavras Cruzadas.

Os objetivos de uma avaliação psicológica clínica de entendimento dinâmico, ultrapassa o objetivo da avaliação compreensiva (na qual é determinado o nível de funcionamento da personalidade, sendo examinadas as funções do ego, em especial a de insight, e condições do sistema de defesas), por

  • A.

    procurar identificar problemas precocemente.

  • B.

    pressupor um nível mais elevado de inferência clínica.

  • C.

    determinar o curso provável do caso.

  • D.

    fornecer subsídios para questões relacionadas com “insanidade”.

  • E.

    investigar irregularidades ou inconsistências do quadro sintomático, para diferenciar alternativas diagnósticas.

Maria Esther Garcia Arzeno estudiosa do Psicodiagnóstico afirma que a estereotipia nos testes gráficos indica

  • A.

    um déficit cognitivo e atenção dispersa.

  • B.

    uma falha em aspectos estruturais da personalidade e rigidez.

  • C.

    baixa autoestima e atenção dispersa.

  • D.

    estabilidade e rigidez.

  • E.

    uma falha no desenvolvimento da identidade e agressividade.

No enfoque projetivo do Teste de Bender no adulto, as hipóteses interpretativas de caráter dinâmico não se aplicam quando existe escolaridade

  • A.

    conquistada arduamente.

  • B.

    realizada no estrangeiro.

  • C.

    interrompida.

  • D.

    alta.

  • E.

    baixa.

Em se tratando da avaliação psicológica realizada no contexto forense é possível dizer que as entrevistas

  • A.

    são idênticas àquelas realizadas no modelo clínico já que os objetivos e a metodologia são iguais.

  • B.

    não devem pressupor situações ligadas à dissimulação e simulação do entrevistado.

  • C.

    desconsideram informações e fatos ocorridos no passado focando apenas o momento presente da situação.

  • D.

    não devem se prestar a confirmar a validade dos achados e dos próprios métodos utilizados.

  • E.

    devem extrapolar o objetivo da investigação do mundo interno do avaliando, para valorizar, também, aspectos de sua realidade objetiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...