Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Em um sistema de gestão de desempenho, a preocupação principal das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoramento de quatro aspectos principais:

  • A.

    remuneração, clima, cultura e posicionamento no mercado.

  • B.

    resultados, desempenho, competências e fatores críticos de sucesso.

  • C.

    contribuição individual, qualidade dos processos, capacitação dos avaliadores e satisfação dos clientes.

  • D.

    comprometimento dos colaboradores, capacitação dos líderes, resultados financeiros e diferenciais competitivos.

  • E.

    remuneração variável, motivação, cumprimento das regras e qualidade de vida dos funcionários.

São grupos nas organizações que tendem a ter padrões mais rígidos de status, autoridade, papéis e comunicação. O grupo que NÃO corresponde a esta descrição é

  • A.

    o informal.

  • B.

    a equipe de projeto.

  • C.

    a equipe de trabalho.

  • D.

    a estrutura matricial.

  • E.

    o grupo de trabalho.

As competências consideradas essenciais para uma organização ou core competences são as

  • A.

    semelhantes a todas as organizações que atuam em um determinado segmento de mercado.

  • B.

    que cada departamento da empresa deve construir e possuir em sua área de especialização.

  • C.

    que cada líder deve construir e possuir para gerenciar pessoas.

  • D.

    que cada colaborador deve construir e possuir para desempenhar a contento sua função.

  • E.

    distintivas que toda organização precisa construir e possuir para manter sua vantagem competitiva sobre as demais.

Os grupos de trabalho e as equipes de trabalho são semelhantes quanto ao fato de que ambos têm uma atribuição formal por parte da organização. A diferença está no fato de que, no grupo de trabalho, o esforço de trabalho de um membro

  • A.

    apoia-se na característica de que o trabalho de cada pessoa depende do trabalho da pessoa anterior e, nas equipes de trabalho, isto não ocorre.

  • B.

    depende dos outros membros, mas equipes de trabalho não requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.

  • C.

    depende da coesão entre os membros, sendo que equipes de trabalho requerem a competição como estímulo para atingir o resultado final.

  • D.

    não depende dos outros membros, mas equipes de trabalho requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.

  • E.

    depende da força da motivação das pessoas do grupo para continuarem a fazer parte do grupo, já que ninguém pode ser substituído, e a equipe de trabalho não depende desse fator.

A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas. As informações sobre essas variáveis são obtidas por meio

  • A.

    da entrevista de desligamento.

  • B.

    do acompanhamento das oportunidades de emprego no mercado de trabalho.

  • C.

    da análise da conjuntura econômica.

  • D.

    do índice de satisfação em relação à remuneração.

  • E.

    do acompanhamento das oportunidades de crescimento interno.

A tomada de decisão em grupo depende da tarefa e do grupo e pode assumir várias formas. Em uma decisão por consenso, todos os membros

  • A.

    votam individualmente, após a exposição dos motivos de todos.

  • B.

    recebem autoridade para tomar decisão por si mesmos.

  • C.

    oferecem suas opiniões para que o líder do grupo decida.

  • D.

    votam anonimamente em alternativas do grupo.

  • E.

    concordam com a decisão do grupo.

Desenvolvimento Organizacional ou DO é um termo utilizado para englobar um conjunto de

  • A.

    conhecimentos, a serem aplicados a curto prazo, que visam melhorar a satisfação dos funcionários e sua performance no trabalho.

  • B.

    ações estratégicas de manutenção planejadas, sintonizadas com a missão da empresa, que visam mantê-la viável e competitiva em seu mercado de atuação.

  • C.

    políticas alinhadas aos valores da empresa, que visam manter um sistema de relacionamento com todos os segmentos da sociedade com os quais mantém interações.

  • D.

    objetivos elaborados pela direção da empresa, que visam melhorar sua performance no mercado em que atua.

  • E.

    intervenções de mudança planejada, com base em valores humanos e democráticos, que visam melhorar a eficácia organizacional e o bem estar das pessoas.

O aporte da Teoria de Sistemas revolucionou o estudo das organizações, pois suas fronteiras foram ultrapassadas e

  • A.

    a noção de subsistema composto por elementos não relacionados que constituem as partes ou órgãos que compõem o sistema permitiu compreender relações intra-grupos.

  • B.

    em vez de se estudar a organização de fora para dentro, passou-se a estudá-la no seu interior.

  • C.

    passou-se a olhá-las do elemento menor e condicionado rumo ao elemento maior e condicionador, numa teorização introversa.

  • D.

    o ambiente externo passou a ser considerado o condicionante básico do formato e do comportamento organizacional.

  • E.

    a empresa, como sistema fechado por limites ou fronteiras, passou a criar sua própria cultura.

Para E. H. Schein, na consultoria de procedimentos ou consultoria de processos, o agente da mudança ensina

  • A.

    técnicas e processos.

  • B.

    habilidades e valores.

  • C.

    padrões e procedimentos.

  • D.

    atitudes e condutas.

  • E.

    comportamentos e visão estratégica.

A principal contribuição da abordagem sistêmica ao Comportamento Organizacional é o conceito de organização como um sistema

  • A.

    aberto, em constante interação com seu ambiente.

  • B.

    fechado, que estabelece algumas trocas no ambiente.

  • C.

    semi-aberto, já que tem metas estabelecidas no intra-grupo.

  • D.

    flexível, porém raramente se modifica com as pressões do ambiente.

  • E.

    inflexível, pois preserva as normas internas.

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