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Em um sistema de gestão de desempenho, a preocupação principal das organizações está voltada para a medição, avaliação e monitoramento de quatro aspectos principais:
remuneração, clima, cultura e posicionamento no mercado.
resultados, desempenho, competências e fatores críticos de sucesso.
contribuição individual, qualidade dos processos, capacitação dos avaliadores e satisfação dos clientes.
comprometimento dos colaboradores, capacitação dos líderes, resultados financeiros e diferenciais competitivos.
remuneração variável, motivação, cumprimento das regras e qualidade de vida dos funcionários.
São grupos nas organizações que tendem a ter padrões mais rígidos de status, autoridade, papéis e comunicação. O grupo que NÃO corresponde a esta descrição é
o informal.
a equipe de projeto.
a equipe de trabalho.
a estrutura matricial.
o grupo de trabalho.
As competências consideradas essenciais para uma organização ou core competences são as
semelhantes a todas as organizações que atuam em um determinado segmento de mercado.
que cada departamento da empresa deve construir e possuir em sua área de especialização.
que cada líder deve construir e possuir para gerenciar pessoas.
que cada colaborador deve construir e possuir para desempenhar a contento sua função.
distintivas que toda organização precisa construir e possuir para manter sua vantagem competitiva sobre as demais.
Os grupos de trabalho e as equipes de trabalho são semelhantes quanto ao fato de que ambos têm uma atribuição formal por parte da organização. A diferença está no fato de que, no grupo de trabalho, o esforço de trabalho de um membro
apoia-se na característica de que o trabalho de cada pessoa depende do trabalho da pessoa anterior e, nas equipes de trabalho, isto não ocorre.
depende dos outros membros, mas equipes de trabalho não requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.
depende da coesão entre os membros, sendo que equipes de trabalho requerem a competição como estímulo para atingir o resultado final.
não depende dos outros membros, mas equipes de trabalho requerem a cooperação de cada membro para atingir o resultado final.
depende da força da motivação das pessoas do grupo para continuarem a fazer parte do grupo, já que ninguém pode ser substituído, e a equipe de trabalho não depende desse fator.
A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas. As informações sobre essas variáveis são obtidas por meio
da entrevista de desligamento.
do acompanhamento das oportunidades de emprego no mercado de trabalho.
da análise da conjuntura econômica.
do índice de satisfação em relação à remuneração.
do acompanhamento das oportunidades de crescimento interno.
A tomada de decisão em grupo depende da tarefa e do grupo e pode assumir várias formas. Em uma decisão por consenso, todos os membros
votam individualmente, após a exposição dos motivos de todos.
recebem autoridade para tomar decisão por si mesmos.
oferecem suas opiniões para que o líder do grupo decida.
votam anonimamente em alternativas do grupo.
concordam com a decisão do grupo.
Desenvolvimento Organizacional ou DO é um termo utilizado para englobar um conjunto de
conhecimentos, a serem aplicados a curto prazo, que visam melhorar a satisfação dos funcionários e sua performance no trabalho.
ações estratégicas de manutenção planejadas, sintonizadas com a missão da empresa, que visam mantê-la viável e competitiva em seu mercado de atuação.
políticas alinhadas aos valores da empresa, que visam manter um sistema de relacionamento com todos os segmentos da sociedade com os quais mantém interações.
objetivos elaborados pela direção da empresa, que visam melhorar sua performance no mercado em que atua.
intervenções de mudança planejada, com base em valores humanos e democráticos, que visam melhorar a eficácia organizacional e o bem estar das pessoas.
O aporte da Teoria de Sistemas revolucionou o estudo das organizações, pois suas fronteiras foram ultrapassadas e
a noção de subsistema composto por elementos não relacionados que constituem as partes ou órgãos que compõem o sistema permitiu compreender relações intra-grupos.
em vez de se estudar a organização de fora para dentro, passou-se a estudá-la no seu interior.
passou-se a olhá-las do elemento menor e condicionado rumo ao elemento maior e condicionador, numa teorização introversa.
o ambiente externo passou a ser considerado o condicionante básico do formato e do comportamento organizacional.
a empresa, como sistema fechado por limites ou fronteiras, passou a criar sua própria cultura.
Para E. H. Schein, na consultoria de procedimentos ou consultoria de processos, o agente da mudança ensina
técnicas e processos.
habilidades e valores.
padrões e procedimentos.
atitudes e condutas.
comportamentos e visão estratégica.
A principal contribuição da abordagem sistêmica ao Comportamento Organizacional é o conceito de organização como um sistema
aberto, em constante interação com seu ambiente.
fechado, que estabelece algumas trocas no ambiente.
semi-aberto, já que tem metas estabelecidas no intra-grupo.
flexível, porém raramente se modifica com as pressões do ambiente.
inflexível, pois preserva as normas internas.
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