Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo estudiosos do tema da Separação Conjugal, esta separação conjugal pode ser compreendida por um modelo de crise, ou seja, considerando que o sistema familiar atravessará um período de desorganização logo após o divórcio, seguido de uma

  • A.

    paralisia e da constituição de padrões permanentes de desequilíbrio.

  • B.

    estabilização de nova fase de desequilíbrio e retorno ao equilíbrio anterior.

  • C.

    recuperação, reorganização e eventualmente atingindo um novo padrão de equilíbrio.

  • D.

    cooperação mútua e posterior competição crônica a estilo do padrão conjugal anterior.

  • E.

    desestabilização continuada e posterior litígio interminável.

A segurança no trabalho apresenta como formação e complementação de seus objetivos três condições, as quais explicam de forma direta e transparente alguns critérios básicos de sua aplicabilidade. São eles: identificação das principais causas; correção e manutenção das estruturas físicas e prevenção, redução e eliminação de acidentes. Na identificação das principais causas

  • A.

    já é possível, de maneira concomitante, que se atue no planejamento e execução de programas de prevenção de saúde, que auxiliem na melhor qualidade de vida dos trabalhadores.

  • B.

    é importante que os gestores assumam responsabilidades sobre a correção dos desvios identificados, para que possam ser tomadas providências que eliminem prejuízos futuros.

  • C.

    é importante que os gestores assumam responsabilidades sobre a correção dos desvios identificados, para que possam acionar os órgãos competentes da empresa, visando o saneamento das discrepâncias identificadas.

  • D.

    estar atento às ocorrências de acidentes de trabalho é uma característica importante dos gestores da organização, principalmente no de pessoas. Contudo, ainda hoje, existem gestores que parecem não querer enxergar o que precisa ser feito.

  • E.

    é importante que os gestores assumam responsabilidades sobre a correção dos desvios identificados, para que possam assumir integralmente a responsabilidade pelo ocorrido.

A terapia sistêmica da família organizou-se em torno de alguns conceitos básicos, definidores dos sistemas. A noção de que todo e qualquer sistema comporta-se como um todo coeso, sendo que a mudança em uma parte do sistema provoca mudança em todas as outras partes e no sistema como um todo, corresponde ao conceito de

  • A.

    equifinalidade.

  • B.

    globalidade.

  • C.

    circularidade.

  • D.

    retroalimentação.

  • E.

    morfogênese.

A estrutura latente dos grupos, na concepção de Moreno, não é apenas uma distribuição de afetos dentro do grupo. É uma realidade afetiva e cognoscitiva, pois representa para cada membro do grupo as formas como: vivem o grupo e seus membros; vive sua própria situação dentro do grupo; percebe os outros e a distância social que experimenta em relação a eles e como é

  • A.

    reconhecido por si.

  • B.

    atingido pelos outros.

  • C.

    percebido pelos outros.

  • D.

    representado emocionalmente pelos outros.

  • E.

    acolhido pelos outros membros do grupo.

Segundo Barlow & Durand (2008), autores que se debruçaram ao estudo da Psicopatologia, de modo idêntico às anfetaminas, esta droga aumenta o estado de alerta, produz euforia, eleva a pressão sanguínea e o pulso e causa insônia e falta de apetite. O indivíduo pode referir uma sensação de ser poderoso e invencível, sentindo-se autoconfiante. Tal descrição corresponde ao efeito

  • A.

    do barbitúrico.

  • B.

    da maconha.

  • C.

    do LSD.

  • D.

    do ópio.

  • E.

    da cocaína.

A Teoria Sociométrica, criada por Moreno, estuda essencialmente

  • A.

    os conflitos entre os membros de um grupo.

  • B.

    os comportamentos como produto de um campo de determinantes interdependentes.

  • C.

    os processos motivadores do indivíduo na vida grupal.

  • D.

    como o indivíduo recebe e interioriza as informações do mundo social.

  • E.

    as escolhas interpessoais que ligam o grupo às pessoas.

Donald Kirkpatrick (1998) propõe a aplicação de uma avaliação de treinamento em quatro níveis: reação, aprendizado, aplicação e resultados. Avaliar resultados no nível de resultados, significa determinar se o treinamento

  • A.

    afetou positivamente os resultados dos negócios ou contribuiu com os objetivos da organização.

  • B.

    gerou significado para que os participantes melhorem ou aumentem seus conhecimentos na prática do seu trabalho e em suas vidas.

  • C.

    trouxe identificação às pessoas treinadas para que possam transferir os novos conhecimentos e habilidades assimilados para o ambiente real de trabalho.

  • D.

    foi percebido como satisfatório pelos treinandos quanto aos recursos utilizados, ambiente e instalações.

  • E.

    foi percebido como satisfatório pelos treinandos quanto às metodologias aplicadas durante o treinamento e a habilidade dos instrutores em transmitirem os conteúdos propostos.

É utilizado em terapia cognitiva para ajudar o cliente a reconhecer e modificar esquemas disfuncionais:

  • A.

    Atribuição.

  • B.

    Registro de sentimentos.

  • C.

    Reinvestimento cognitivo.

  • D.

    Questionamento Socrático.

  • E.

    Exame de não evidências.

A socialização pode assumir diversas formas. Com base no trabalho de John Van Maanen e Edgard H. Schein, os pesquisadores se concentram em três conjuntos de questões:

  • A.

    valores individuais, comprometimento e motivação.

  • B.

    treinamento, contato social e prática.

  • C.

    informação, envolvimento e atividades dirigidas.

  • D.

    contexto, conteúdo e dinâmica social.

  • E.

    relacionamento, exposição pessoal e atribuições.

Existem basicamente três grupos de entendimento do sentido da educação na sociedade (Luckesi), que se revelam em três tendências filosófico-políticas para compreender a prática educacional. São elas: redentora, reprodutora e transformadora. A transposição dessas ideias para um sistema de educação corporativa parece útil para os responsáveis pela concepção de programas educacionais, pois permite identificar com clareza como deverão ser trabalhados os aspectos relativos à cultura empresarial. Uma estratégica de reprodução é fundamental em ações e programas educacionais dirigidos para

  • A.

    lideranças empresariais, estimulando-as a identificar discrepâncias de percepção entre a cultura atual declarada e a praticada na empresa.

  • B.

    os líderes e gestores empresariais e formadores de opinião em geral, quer sejam membros internos, quer externos. Deve enfatizar os traços culturais vigentes alavancadores do sucesso empresarial.

  • C.

    novos colaboradores da empresa, para que possam se atualizar à realidade presente. É adequada e necessária para todos aqueles que apresentem baixo grau de alinhamento cultural.

  • D.

    novos parceiros e fornecedores para que possam se atualizar à realidade presente. É adequada e necessária para todos aqueles que apresentem baixo grau de alinhamento cultural.

  • E.

    todos os níveis gerenciais com a intenção de verificarem barreiras que impedem a prática qualificada da cultura empresarial desejada, para que seja possível formular um projeto de mudança rumo à nova cultura empresarial, que por sua vez fundamentará o futuro processo de reeducação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...