Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A teoria multifuncional de Thrustone é a abordagem mais conhecida das aptidões. Para ele o fator inteligência geral é o fator G, composto pelo agrupamento dos demais fatores que são aptidão verbal (V); fluência verbal (W); aptidão numérica (N); aptidão espacial (S); memória associativa (M); aptidão perceptiva (P) e raciocínio

  • A.

    corporal (C).

  • B.

    emocional (E).

  • C.

    musical (F).

  • D.

    abstrato (R).

  • E.

    matemático (T).

É exemplo de teste de personalidade projetivo:

  • A.

    G36.

  • B.

    G38.

  • C.

    PMK.

  • D.

    DISC.

  • E.

    QUANTUM.

Para Álvaro Chrispino (2007), se o conflito é inevitável, devemos aprender o ofício da “mediação de conflito”, entendido como o procedimento em que

  • A.

    o mediador, nomeado pela equipe gestora da escola, induz atitudes de tolerância e responsabilidade para uma nova ordem social ao investigar, identificar e punir os causadores do conflito.

  • B.

    os participantes, com a assistência de um mediador, colocam as questões em pauta com o objetivo de desenvolver opções, considerar alternativas e chegar a um acordo que seja mutuamente aceitável.

  • C.

    o mediador escuta e analisa as argumentações dos envolvidos com o objetivo de definir, com base nos dados coletados, as estratégias adequadas para resolver a situação e definir as responsabilidades.

  • D.

    os participantes nomeiam um mediador para uma discussão assistida que tem por objetivo identificar as circunstâncias e causas do conflito para definir as medidas cabíveis em relação aos envolvidos.

  • E.

    os envolvidos no conflito são ouvidos por um mediador, designado pela gestão da escola, visando inibir manifestações conflituosas e promover um ambiente saudável de controle social no contexto escolar.

Diversas barreiras podem dificultar ou distorcer a comunicação eficaz. Uma delas é a filtragem, que se refere à

  • A.

    diferença de significado das palavras para cada indivíduo.

  • B.

    projeção realizada pelo emissor, que passa a manter visão parcial do processo de comunicação.

  • C.

    capacidade das pessoas de processarem informações, evitando sobrecarga.

  • D.

    forma de recepção da mensagem, que depende do estado de espírito do receptor.

  • E.

    manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

A violência sexual contra crianças e adolescentes é, em geral, mantida em segredo por anos, até que as vítimas consigam revelar os abusos ou alguém os denuncie. Nesses casos, é muito importante

  • A.

    entender que a violência sexual determina e reproduz a violência vivida pelo perpetrador do abuso.

  • B.

    precaver-se contra a vítima, pois ela, em função do abuso, não é mais capaz de administrar suas vivências violentas e torna-se, portanto, também violenta.

  • C.

    incentivar a vítima a falar sobre a situação abusiva, indicando-lhe que, a despeito de ter sido nela envolvida, não é responsável pelo abuso.

  • D.

    cuidar do agressor, pois ele comete o ato abusivo por problemas psicológicos, como desajuste social e ausência de sentimento moral.

  • E.

    configurar a violência como uma questão que decorre de conflitos interpessoais entre pais e filhos.

Para atuar de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo (Princípios Fundamentais − item I), o psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam

  • A.

    o Estatuto do Idoso e do Cidadão.

  • B.

    o Código Civil Brasileiro.

  • C.

    o Código Penal Brasileiro Revisado.

  • D.

    o Código de Ética Universal das categorias especializadas.

  • E.

    a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A finalidade da entrevista inicial em Psicanálise é avaliar a analisibilidade e a acessibilidade do pretendente à análise. A acessibilidade corresponde à disponibilidade e capacidade de o paciente permitir

  • A.

    que o analista lhe pergunte sobre seu passado.

  • B.

    o agendamento das entrevistas subsequentes.

  • C.

    um acesso ao seu inconsciente.

  • D.

    que o analista lhe pergunte sobre suas preocupações atuais.

  • E.

    que o analista lhe recomende ações construtivas.

Entrevista semiestruturada, de avaliação, de fundamentação psicodinâmica, proposta por Ryad Simon (1989, 1993). É a Entrevista Diagnóstica

  • A.

    Adaptativa Operacionalizada (EDAO).

  • B.

    Clínica Estruturada para o DSM-IV.

  • C.

    Motivacional.

  • D.

    Estruturada para Diagnóstico de Demência (ENEDAM).

  • E.

    Familiar Estruturada.

A Psicoterapia com objetivos e tempo limitados é a

  • A.

    Pontual.

  • B.

    Inicial.

  • C.

    Breve.

  • D.

    Cognitiva.

  • E.

    Fenomenológica.

Jurema Alcides Cunha aponta a anamnese ou história pessoal como um dos recursos para o psicólogo explorar a perspectiva histórica para entender uma problemática atual dentro de um contexto vital de

  • A.

    retrospectiva.

  • B.

    envelhecimento.

  • C.

    criação.

  • D.

    desenvolvimento.

  • E.

    comunicação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...