Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com o Artigo 8º do Código de Ética Profissional do Psicólogo, para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá, observadas as determinações da legislação vigente, obter autorização de
ao menos um de seus responsáveis.
todos os seus responsáveis.
algum familiar, que tenha vínculo consanguíneo com o menor.
uma instituição de ensino frequentada pelo menor.
algum cuidador amigo do menor, pelo menos.
O Código de Ética do psicólogo aponta, no Art. 20, que o psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por quaisquer meios, individual ou coletivamente,
é livre para utilizar o preço do serviço como forma de propaganda.
deve fazer previsão taxativa de resultados.
poderá fazer divulgação sensacionalista das atividades profissionais, desde que tenha competência para cumprir o prometido.
não proporá atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais.
informará seu sobrenome, o número de sua Carteira de Identidade e poderá fazer referência a títulos ou qualificações profissionais que se sinta à vontade para fazê-lo.
O Art. 1, item d, do Código de Ética Profissional do Psicólogo estabelece que é dever fundamental do psicólogo
não encaminhar a profissionais ou entidades habilitados e qualificados demandas que extrapolem seu campo de atuação.
prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar a benefício pessoal.
compartilhar somente informações não-relevantes para qualificar o serviço prestado, resguardando o caráter confidencial das comunicações, assinalando a responsabilidade de quem as receber de preservar o sigilo.
realizar atendimento não-eventual da criança, adolescente ou interdito, mesmo que não seja possível obter autorização de um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente.
considerar que no caso de não se apresentar um responsável legal, realizar o atendimento mesmo que não seja possível comunicar às autoridades competentes.
As mudanças sociais e as transformações das normas legais tem trazido diferentes demandas ao psicólogo que trabalha na área jurídica. Outro fator que contribuiu para o aumento da demanda de avaliações psicológicas na esfera jurídica pode ser atribuído
à grande pressão exercida pelos sindicatos.
ao número crescente de ações envolvendo questões trabalhistas.
à desorganização da área de cuidados sociais dentro das instituições.
à judicialização dos conflitos interpessoais.
à insuficiência de assistentes sociais atuando na esfera pública.
Um meio de resolução de controvérsias, referentes a direitos patrimoniais disponíveis, no qual ocorre a intervenção de um terceiro independente e imparcial, que recebe poderes de uma convenção para decidir por elas, sendo sua decisão equivalente a uma sentença judicial é denominado de
Mediação.
Arbitragem.
Conciliação.
Audiência.
Avaliação.
A mediação é um dos vários métodos chamados de alternativos para a resolução de conflito, por se constituir em opção ao sistema tradicional de justiça, sendo que se desdobra em etapas. A etapa denominada Investigação ocorre após a de
Agenda.
Criação de opções.
Avaliação das opções.
Abertura.
Escolha das opções.
Na psicoterapia breve, tempo e objetivos são
relativos.
humanizados.
limitados.
curtos.
modestos.
A terapia de comportamento utilizada para reduzir as respostas de ansiedade dos clientes por meio do contracondicionamento é denominada de
terapia centrada no cliente.
terapia de aversão.
treinamento em habilidades sociais.
terapia de insight.
dessensibilização sistemática.
Entre as modalidades de Documentos Escritos emitidos pelo psicólogo está o parecer psicológico, que é um documento
Existem diversas modalidades terapêuticas com pacientes borderline. A abordagem cognitivo-comportamental, utilizando métodos específicos que objetivam trabalhar a impulsividade e a instabilidade emocional, tem conseguido gradativamente espaço e sucesso no tratamento de pacientes borderline, principalmente por meio da terapia dialética comportamental. Essa técnica procura
focalizar a construção de relações de intimidade, a clarificação de metas a serem alcançadas e a possibilidade de remediar as relações familiares, principalmente com pais e irmãos, se possível reduzindo os efeitos de traumas físicos e sexuais ocorridos no passado, mudando, dessa forma, o contexto de aceitação da realidade.
tratar a acentuada vulnerabilidade para perceber insultos e desrespeitos, por parte do borderline, devido ao predomínio do ódio em seu mundo mental, que aparece na relação transferencial/contratransferencial de forma objetiva e subjetiva, dificultando o trabalho analítico e podendo levar ao acting out contratransferencial.
integrar várias modalidades de tratamento, a fim de tentar abarcar globalmente diferentes aspectos e níveis da problemática, sendo denominada também de abordagem multimodal.
indicar hospitalizações mais longas para pacientes autodestrutivos, embora também tenha considerado que hospitalizações parciais possam propiciar experiências ocupacionais, recreativas, sociais, além de experiências emocionais corretivas, minimizando os níveis de suicídio.
oferecer uma referência grupal, uma vez que considera que a patologia borderline resulta de um distúrbio na interação social, sendo que mecanismos defensivos específicos levam a severas distorções da percepção da realidade, manifestando a patologia na realidade social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...