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Disputas de certos tipos como uma discussão entre trabalhadores organizados e patrões, ou um conflito entre grupos comunitários algumas vezes são resolvidos mais facilmente com a intervenção de terceiros, como, por exemplo, mediadores. Com relação a esse tema, é correto afirmar que o mediador de conflitos é
qualquer terceiro com poder de decidir como o conflito deve ser resolvido.
qualquer terceiro que serve como intermediário e que auxilia os grupos em conflito a identificar os problemas e a concordar com uma solução.
um membro neutro em relação às partes conflitantes que tem o objetivo de apenas ouvir as possíveis causas de discordância.
um agente organizacional que tem o papel de chegar a uma média ponderada dos ganhos e perdas que cada parte discordante teve ao final de um conflito.
um membro neutro que oferece suporte psicológico à parte que não teve seus desejos contemplados na decisão final de um conflito.
As fontes são basicamente duas: as emocionais e as substantivas. As emocionais são relacionadas, principalmente, às diferenças (culturais, de formação, de origem social etc.) de uma pessoa para outra, às expectativas que elas têm em relação aos outros e ao mundo circundante e às deficiências de comunicação entre as pessoas. Já as fontes substantivas são aquelas reais, palpáveis, como escassez de recursos, forte discrepância de posses materiais ou algumas características da estrutura organizacional. Essas informações referem-se às fontes de
inflação.
desequilíbrio psicológico.
suporte organizacional.
necessidades de treinamento.
conflito nas organizações.
Segundo o texto acima, as principais preocupações da Psicologia Social, não incluem o(a)
impacto de um indivíduo no comportamento e nas crenças de outro indivíduo.
impacto de um grupo no comportamento e nas crenças de um indivíduo.
influência do comportamento de um indivíduo sobre sua própria saúde mental.
impacto de um integrante nas atividades e na estrutura de um grupo.
influência de um grupo nas atividades e na estrutura de outro grupo.
O estudo de caso tem como um dos objetivos descrever em profundidade o perfil psicológico do indivíduo e seu contexto social, de modo a diagnosticar um problema e fazer os encaminhamentos necessários para sua solução. Para isso, aplica técnicas de entrevista, observações e simulação. Nessa direção, as consequências diretas dessa intervenção para o indivíduo é
a melhoria de suas condições de saúde.
o enriquecimento da sua vida social e cultural.
a melhoria de sua avaliação de desempenho.
a potencialização de sua percepção para provocar mudanças.
a redefinição do seu posto de trabalho.
Leia a seguinte afirmativa: as instituições para jovens em situação de vulnerabilidade social e psicológica enfrentam dificuldades em atender, de modo mais qualificado, seus objetivos e missão, o que repercute no comprometimento do resgate da identidade e cidadania desses jovens. Essa situação poderia ser melhorada se o psicólogo tivesse respaldo normativo e prático para desenvolver ações que minimizem o problema. Entre essas ações, não seria eficiente
a necessidade de treinamento constante para as pessoas recém-contratadas.
o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento baseado na centralização das decisões.
a redefinição dos perfis profissiográficos.
a análise detalhada das funções ocupacionais a serem preenchidas.
a criação de um plano de carreira.
O uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas constitui um dos problemas que pode trazer danos à saúde mental. O diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento e prognóstico. No entanto, esse diagnóstico é difícil, uma vez que é difuso o conceito do alcoolismo e sua existência coabita com outros transtornos psíquicos, tendo, assim, uma etiologia diversificada. Diante desse contexto, o psicólogo deve, inicialmente,
buscar dados junto a uma equipe multiprofissional.
realizar um psicodiagnóstico com base, exclusivamente, em testes de personalidade.
fazer entrevista com os familiares.
apoiar-se nos dados do DMS-III para fazer o diagnóstico, pois é o método mais confiável.
diagnosticar a etapa da doença para avaliar a gravidade do transtorno e seu prognóstico.
À medida que o tempo passa e com um trabalho em rede, o adolescente poderá adquirir uma visão crítica a respeito dos caminhos que tenha escolhido para trilhar sua vida, como bem ilustra o seguinte trecho de um rap:
Pular o muro é só atraso, o que dá lucro é os estudos Vantagem de verdade é liberdade, livre arbítrio. Não sinto nenhum orgulho por ter fama de bandido Montado no dinheiro, drogas, armas, bem vestido. Quando se está por cima, tem mulher e tem amigo Mas dentro do presídio, no domingo, é esquecido Sem visita, sem Cobal, sem notícia, sem sorriso ...
O trabalho em rede é uma prerrogativa de destaque nas diretrizes pedagógicas do SINASE. Com base nos aspectos conceituais e metodológicos do trabalho em rede, julgue os itens que se seguem.
I A literatura aponta a prática de redes sociais como uma metodologia que se tem mostrado efetiva no resgate da convivência familiar e comunitária de adolescentes envolvidos com drogas e atos infracionais.
II O trabalho em rede com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e familiar exige intervenção junto à rede primária, dispensando-se a rede secundária pela fragilidade das políticas públicas locais.
III O conceito de redes é polissêmico. A literatura aponta para uma diversidade de concepções diferenciadas, uma vez que o trabalho em rede contempla diferentes contextos da intervenção.
IV No âmbito da gestão governamental, a rede é vista como tópico oriundo da junção de disciplinas de política e administração, ou como um modelo estratégico de gestão de políticas ou, ainda, como um novo modelo de governança centrado no nível local.
V A conceituação de redes integra contribuições de diversas áreas do conhecimento, tais como: a psicologia social, a sociologia, a terapia familiar sistêmica, a administração de empresas, a antropologia.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
A prática de atos infracionais na adolescência e as condutas judiciais em relação a essa prática são, ainda hoje, muito discutidas e polemizadas, tendo sofrido, ao longo da história das políticas de atendimento às crianças e aos adolescentes, graduais modificações nos vários setores da sociedade. Assinale a alternativa que traduz a perspectiva das políticas públicas atuais, contempladas pelo SINASE (2006).
As diretrizes pedagógicas do SINASE consolidam a visão marxista de que os adolescentes vitimizados pela sociedade capitalista precisam ser isolados do convívio social para que possam se recuperar.
Os adolescentes autores de atos infracionais que não apresentam um projeto de vida fora da marginalidade não encontram respaldo no SINASE para a defesa de seus direitos, pois não se colocam como cidadãos e protagonistas de suas histórias.
A ação do governo e da sociedade não deve ser direcionada exclusivamente para o controle à repressão dessa parcela da população, mas para a garantia de condições de vida com dignidade.
Pelas marcas da desigualdade social em sua identidade marginal, o adolescente delinquente não tem recuperação.
Cabe ao psicólogo justificar a delinquência juvenil como problema centrado na psicopatologia do indivíduo, em consonância com essa dimensão do imaginário social, que ainda persiste na sociedade brasileira, como legado da nossa herança histórica, cultural e política.
O Brasil prepara-se para viver, neste ano de 2010, a Conferência Nacional de Saúde Mental, tendo como temática de destaque redes e intersetorialidade. A respeito das características das redes como forma de coordenação política, assinale a alternativa correta.
As redes tendem a criar processos decisórios com maior nível de centralização, operando por meio da votação em maioria absoluta entre os participantes e da centralização da informação como recurso estratégico para as decisões.
Ao contrário das hierarquias em que uma falha de desempenho em uma instância hierárquica pode bloquear a organização, as redes conseguem lidar melhor com possíveis falhas nos centros de gestão porque a diversidade de conexões possibilita a substituição de funções.
Os membros da rede são beneficiados pela diversidade nela presente, a qual é propícia para propostas ou ideias individuais. Por esse motivo, as redes são desfavoráveis a casos de calamidade pública, desastres, epidemias ou outras situações de elevado risco social.
As redes são ambientes pouco favoráveis à manifestação da pluralidade de valores e interesses; portanto, impedem a construção da cidadania plural.
As redes não apresentam versatilidade em termos de aproveitamento de atores e recursos.
Na concepção de Vygotsky, as bases psicológicas da aprendizagem ocorrem
primeiro no nível individual e, depois, no social.
na relação exclusiva entre professor-aluno.
no mundo exterior, sem a interiorização de atividades abstratas.
por meio de dialéticas externas de adaptação entre o organismo psicológico do indivíduo e seu mundo circundante ou contexto.
entre a combinação das curvas do aprendizado com as do desenvolvimento.
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