Questões de Psicologia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para atender à postura recomendada no texto III, é necessário que o psicólogo

  • A.

    encaminhe seus pacientes à equipe multidisciplinar, com o intuito de obter várias possibilidades de diagnóstico e de ações efetivas.

  • B.

    considere as necessidades de cada caso, propondo um setting e uma metodologia de trabalho específicos para cada dinâmica e singularidade que se apresente.

  • C.

    tenha formação em Pedagogia, em virtude da especificidade do ambiente escolar, facilitando, assim, sua prática diagnóstica.

  • D.

    possua conhecimento razoável de Psiquiatria e de áreas afins ao diagnóstico, para que ele proporcione um setting multidisciplinar em sua prática.

  • E.

    utilize abordagem teórica consistente, em uma tentativa de generalizar seus casos e obter indicações próprias às patologias que se apresentem.

Para o diagnóstico de distúrbios mentais, é necessária a avaliação de alterações, tais como: da atenção, da percepção do tempo e sensoperceptivas. Um exemplo de alteração da sensopercepção é

  • A.

    o sopor e o estado onírico.

  • B.

    a presença de alucinações.

  • C.

    o estado crepuscular.

  • D.

    a hipoprossexia.

  • E.

    a atomização do tempo.

Há uma tendência a se medicalizar e a se patologizar o fracasso escolar. Para esse tipo de abordagem, as dificuldades de aprendizagem e os problemas de comportamento do aluno decorrem

  • A.

    do sistema escolar público, que não oferece um local ideal para a formação das crianças.

  • B.

    da convivência familiar e de sua influência no sistema educacional brasileiro.

  • C.

    de conflitos vividos internamente pela criança, como consequência, por exemplo, da pobreza, da desestrutura familiar e(ou) da carência afetiva.

  • D.

    de conflitos da criança com seus professores que desvinculam o processo de ensino de seu público-alvo, desconsiderando as potencialidades da criança.

  • E.

    dos poucos investimentos em educação e em políticas públicas de atendimento psicoterápico para escolas e hospitais.

Texto V, para responder às questões 29 e 30.

O tratamento do TDAH requer uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e, também, psicofarmacológicas. A respeito da intervenção psicossocial, o primeiro passo a tomar deve ser dirigido ao âmbito

  • A.

    educacional, por meio de informações claras e precisas à família a respeito do transtorno.

  • B.

    clínico, com aplicação de escalas que diagnostiquem depressão.

  • C.

    psiquiátrico, a fim de se encaminhar tratamento farmacológico adequado.

  • D.

    psicopedagógico, por meio de exercícios de reforço escolar.

  • E.

    psicomotor, com aplicação de técnicas de relaxamento e redução de estresse.

Em casos de queixas escolares, uma abordagem que leve em consideração a natureza escolar da queixa prioriza, além da escuta da criança e de sua família,

  • A.

    o diagnóstico e a medicalização por parte da psiquiatria.

  • B.

    a execução de psicodiagnóstico e psicoterapia com familiares.

  • C.

    o encaminhamento da criança a escolas de reforço.

  • D.

    o contato com professores e coordenadores pedagógicos.

  • E.

    a indicação de terapias alternativas para a criança e sua família.

Texto V, para responder às questões 29 e 30.

O DSM IV classifica o TDAH em três diferentes tipos, entre os quais o

  • A.

    TDAH com predomínio de sintomas de depressão.

  • B.

    TDAH combinado.

  • C.

    TDAH isolado.

  • D.

    TDAH com ausência de sintomas de estresse.

  • E.

    TDAH misto.

O papel do psicólogo escolar na ultima década tem sido revisado. Assinale a alternativa que aponta mudanças para esse papel.

  • A.

    Reforçar o modelo maniqueísta.

  • B.

    Naturalizar o instituído.

  • C.

    Permitir uma relação possível entre professor-aluno.

  • D.

    Legitimar uma posição social de curar e educar.

  • E.

    Regular e normatizar comportamentos.

Entre as principais escolas psicopatológicas, estão a Psicopatologia Descritiva e a Psicopatologia Dinâmica. A Psicopatologia Descritiva interessa-se, fundamentalmente, pelo estudo

  • A.

    do conteúdo das vivências, dos movimentos internos dos afetos, dos desejos e dos temores do indivíduo.

  • B.

    das dificuldades do sujeito perante demandas do cotidiano, bem como das situações de estresse e da solução de conflitos.

  • C.

    dos sintomas e do conteúdo das vivências conflituosas do sujeito com o meio em que vive.

  • D.

    do conteúdo inconsciente e sintomas latentes que caracterizam quadros de patologia classificados por meio do DSM-IV.

  • E.

    das alterações psíquicas e daquilo que caracteriza a vivência patológica como sintoma mais ou menos típico.

As experiências individuais ou as partilhadas pela cultura e por novas descobertas e informações da ciência são exemplos de construção de conceitos cotidianos e científicos, que encontram um espaço comum de articulação na escola. Assinale a alternativa que não remete a essa afirmação.

  • A.

    Sentimentos vivenciados

  • B.

    Desintegração das diversas áreas do conhecimento

  • C.

    Habilidades estimuladas

  • D.

    Relação ação-reflexão

  • E.

    Reações emocionais

A entrevista clínica contempla momentos distintos: inicial, intermediário e final. Um processo característico do momento inicial de entrevista é

  • A.

    o encaminhamento para equipe multiprofissional.

  • B.

    a indicação diagnóstica posterior à aplicação de teste.

  • C.

    a aplicação de testes projetivos.

  • D.

    a devolução diagnóstica.

  • E.

    o estabelecimento do rapport.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...