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Para atender à postura recomendada no texto III, é necessário que o psicólogo
encaminhe seus pacientes à equipe multidisciplinar, com o intuito de obter várias possibilidades de diagnóstico e de ações efetivas.
considere as necessidades de cada caso, propondo um setting e uma metodologia de trabalho específicos para cada dinâmica e singularidade que se apresente.
tenha formação em Pedagogia, em virtude da especificidade do ambiente escolar, facilitando, assim, sua prática diagnóstica.
possua conhecimento razoável de Psiquiatria e de áreas afins ao diagnóstico, para que ele proporcione um setting multidisciplinar em sua prática.
utilize abordagem teórica consistente, em uma tentativa de generalizar seus casos e obter indicações próprias às patologias que se apresentem.
Para o diagnóstico de distúrbios mentais, é necessária a avaliação de alterações, tais como: da atenção, da percepção do tempo e sensoperceptivas. Um exemplo de alteração da sensopercepção é
o sopor e o estado onírico.
a presença de alucinações.
o estado crepuscular.
a hipoprossexia.
a atomização do tempo.
Há uma tendência a se medicalizar e a se patologizar o fracasso escolar. Para esse tipo de abordagem, as dificuldades de aprendizagem e os problemas de comportamento do aluno decorrem
do sistema escolar público, que não oferece um local ideal para a formação das crianças.
da convivência familiar e de sua influência no sistema educacional brasileiro.
de conflitos vividos internamente pela criança, como consequência, por exemplo, da pobreza, da desestrutura familiar e(ou) da carência afetiva.
de conflitos da criança com seus professores que desvinculam o processo de ensino de seu público-alvo, desconsiderando as potencialidades da criança.
dos poucos investimentos em educação e em políticas públicas de atendimento psicoterápico para escolas e hospitais.
Texto V, para responder às questões 29 e 30.
O tratamento do TDAH requer uma abordagem múltipla, englobando intervenções psicossociais e, também, psicofarmacológicas. A respeito da intervenção psicossocial, o primeiro passo a tomar deve ser dirigido ao âmbito
educacional, por meio de informações claras e precisas à família a respeito do transtorno.
clínico, com aplicação de escalas que diagnostiquem depressão.
psiquiátrico, a fim de se encaminhar tratamento farmacológico adequado.
psicopedagógico, por meio de exercícios de reforço escolar.
psicomotor, com aplicação de técnicas de relaxamento e redução de estresse.
Em casos de queixas escolares, uma abordagem que leve em consideração a natureza escolar da queixa prioriza, além da escuta da criança e de sua família,
o diagnóstico e a medicalização por parte da psiquiatria.
a execução de psicodiagnóstico e psicoterapia com familiares.
o encaminhamento da criança a escolas de reforço.
o contato com professores e coordenadores pedagógicos.
a indicação de terapias alternativas para a criança e sua família.
Texto V, para responder às questões 29 e 30.
O DSM IV classifica o TDAH em três diferentes tipos, entre os quais o
TDAH com predomínio de sintomas de depressão.
TDAH combinado.
TDAH isolado.
TDAH com ausência de sintomas de estresse.
TDAH misto.
O papel do psicólogo escolar na ultima década tem sido revisado. Assinale a alternativa que aponta mudanças para esse papel.
Reforçar o modelo maniqueísta.
Naturalizar o instituído.
Permitir uma relação possível entre professor-aluno.
Legitimar uma posição social de curar e educar.
Regular e normatizar comportamentos.
Entre as principais escolas psicopatológicas, estão a Psicopatologia Descritiva e a Psicopatologia Dinâmica. A Psicopatologia Descritiva interessa-se, fundamentalmente, pelo estudo
do conteúdo das vivências, dos movimentos internos dos afetos, dos desejos e dos temores do indivíduo.
das dificuldades do sujeito perante demandas do cotidiano, bem como das situações de estresse e da solução de conflitos.
dos sintomas e do conteúdo das vivências conflituosas do sujeito com o meio em que vive.
do conteúdo inconsciente e sintomas latentes que caracterizam quadros de patologia classificados por meio do DSM-IV.
das alterações psíquicas e daquilo que caracteriza a vivência patológica como sintoma mais ou menos típico.
As experiências individuais ou as partilhadas pela cultura e por novas descobertas e informações da ciência são exemplos de construção de conceitos cotidianos e científicos, que encontram um espaço comum de articulação na escola. Assinale a alternativa que não remete a essa afirmação.
Sentimentos vivenciados
Desintegração das diversas áreas do conhecimento
Habilidades estimuladas
Relação ação-reflexão
Reações emocionais
A entrevista clínica contempla momentos distintos: inicial, intermediário e final. Um processo característico do momento inicial de entrevista é
o encaminhamento para equipe multiprofissional.
a indicação diagnóstica posterior à aplicação de teste.
a aplicação de testes projetivos.
a devolução diagnóstica.
o estabelecimento do rapport.
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