Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No caso de atendimento a crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta.
O psicólogo deve comunicar aos responsáveis o estritamente essencial para promoverem medidas em benefício da criança ou do adolescente.
Não é tarefa do psicólogo responsabilizar-se pelos encaminhamentos necessários.
Os arquivos de atendimento deverão estar disponíveis para professores e gestores da escola.
Nas reuniões com a equipe multiprofissional, o psicólogo deverá relatar o atendimento com o aluno/adolescente em dificuldade.
O atendimento não necessita de um representante legal nesses casos.
Allport propôs-se estudar a personalidade com enfoque nos traços que a compõe. Para esse autor, um traço pode ser definido como
formas distintas e duradouras de se reagir ao meio.
expressões diferentes ao mesmo estímulo ambiental.
formas constantes e duradouras de se reagir ao ambiente.
expressões alternadas diante de situações complexas do meio.
formas aleatórias de reação a estímulos do meio ambiente.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, é internado após tentar suicídio. Dizia que estava conectado telepaticamente com um sistema superior de comunicação e que sua morte salvaria o emprego de todos os seus colegas de trabalho. O paciente encontra-se nesta situação há cerca de 8 meses.
Segundo os critérios do DSM-IV, o diagnóstico possível para o caso apresentado seria o de
transtorno de personalidade histriônica.
transtorno bipolar do humor do tipo I.
parafilia.
esquizofrenia paranoide.
transtorno de personalidade antissocial.
A definição do conceito de personalidade é ampla e complexa. Entre as diferentes maneiras de se explicar e abordar esse conceito, existem as teorias psicodinâmicas, que valorizam os componentes motivacionais da personalidade, e também as teorias dos traços, que definem a personalidade como construção gradativa com base na aprendizagem. Entre os autores que adotaram a teoria dos traços, destaca-se
Freud.
Szondi.
Bolwby.
Dorsh.
Cattel.
Wallon, ao abordar o desenvolvimento infantil, divide-o em diferentes estágios. A transição entre esses estágios dá-se por mecanismos de alternância e preponderância funcional dos aspectos
emocionais e cognitivos.
psicomotores e estressores.
sociais e psíquicos.
psicossociais e sexuais.
psicossexuais e cognitivos.
Assinale a alternativa que caracteriza o processo de educação segundo Paulo Freire.
Ocorre de uma forma passiva e acrítica.
É estabelecido com conteúdos prontos e imutáveis.
Aponta para uma educação problematizadora, libertadora em uma relação dialógica mediatizada pelo mundo.
Pauta-se no saber teórico desconectado da realidade concreta em que os alunos vivem.
Dissocia os contextos da escola, com relação à vida e à sociedade.
Texto VI, para responder às questões 39 e 40.
Uma criança com 4 anos de idade está brincando, e sua mãe observa a seguinte cena: a criança tenta encaixar peças em um jogo de montar. Em uma primeira tentativa, ela não consegue encaixar todas as peças em seus devidos lugares. Após algumas tentativas, a criança finalmente consegue fazer todos os encaixes e sorri satisfeita para a mãe.
Se a mãe tivesse ajudado a criança a realizar os encaixes, ensinando-lhe os lugares corretos, estaria caracterizado, nessa situação prática, outro conceito importante sobre o desenvolvimento infantil. Esse conceito é o de
Inatismo, de acordo com a teoria de Wallon.
Esquema, de acordo com a teoria de Vygotsky.
Inatismo, de acordo com a teoria de Piaget.
Zona de desenvolvimento proximal, de acordo com a teoria de Vygotsky.
Zona de desenvolvimento real, de acordo com a teoria de Wallon.
Assinale a alternativa que apresenta apenas característica(s) adequada(s) às práticas de formação continuada.
Foco nas teorias, com exclusão das experiências empíricas.
Descarte das pesquisas, pois são demoradas, e cabe ao professor cumprir tarefas.
Rejeição de mudanças, adaptações, atualização e aperfeiçoamento, já que confundem e dificultam o processo de aprendizagem.
Adesão à teoria de que a formação termina na universidade, que fornece conceitos e ideias, a matéria-prima para o desempenho da atividade profissional.
Combate à fragmentação do conhecimento, na busca da interdisciplinaridade, no domínio, na valorização e no uso dos novos recursos tecnológicos de acesso ao conhecimento.
Texto VI, para responder às questões 39 e 40.
Uma criança com 4 anos de idade está brincando, e sua mãe observa a seguinte cena: a criança tenta encaixar peças em um jogo de montar. Em uma primeira tentativa, ela não consegue encaixar todas as peças em seus devidos lugares. Após algumas tentativas, a criança finalmente consegue fazer todos os encaixes e sorri satisfeita para a mãe.
Segundo Piaget, a criança, ao aprender a fazer todos os encaixes corretamente, realizou um processo de
acomodação.
assimilação.
sincretismo
aperfeiçoamento.
composição.
Assinale a alternativa que descreve corretamente a função dos psicólogos escolares.
Focar a sua ação apenas nas necessidades da criança e da escola.
Desenvolver o seu trabalho em conjunto com os educadores, de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando.
Centrar exclusivamente o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e nas necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem.
Atuar em questões que foquem a saúde do aluno, deixando as questões educacionais para os docentes.
Descartar a participação de professores, técnicos e equipes de apoio, para garantir o sigilo de sua ação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...