Questões de Psicologia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No caso de atendimento a crianças e adolescentes, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O psicólogo deve comunicar aos responsáveis o estritamente essencial para promoverem medidas em benefício da criança ou do adolescente.

  • B.

    Não é tarefa do psicólogo responsabilizar-se pelos encaminhamentos necessários.

  • C.

    Os arquivos de atendimento deverão estar disponíveis para professores e gestores da escola.

  • D.

    Nas reuniões com a equipe multiprofissional, o psicólogo deverá relatar o atendimento com o aluno/adolescente em dificuldade.

  • E.

    O atendimento não necessita de um representante legal nesses casos.

Allport propôs-se estudar a personalidade com enfoque nos traços que a compõe. Para esse autor, um traço pode ser definido como

  • A.

    formas distintas e duradouras de se reagir ao meio.

  • B.

    expressões diferentes ao mesmo estímulo ambiental.

  • C.

    formas constantes e duradouras de se reagir ao ambiente.

  • D.

    expressões alternadas diante de situações complexas do meio.

  • E.

    formas aleatórias de reação a estímulos do meio ambiente.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um paciente do sexo masculino, com 45 anos de idade, é internado após tentar suicídio. Dizia que estava conectado telepaticamente com um sistema superior de comunicação e que sua morte salvaria o emprego de todos os seus colegas de trabalho. O paciente encontra-se nesta situação há cerca de 8 meses.

Segundo os critérios do DSM-IV, o diagnóstico possível para o caso apresentado seria o de

  • A.

    transtorno de personalidade histriônica.

  • B.

    transtorno bipolar do humor do tipo I.

  • C.

    parafilia.

  • D.

    esquizofrenia paranoide.

  • E.

    transtorno de personalidade antissocial.

A definição do conceito de personalidade é ampla e complexa. Entre as diferentes maneiras de se explicar e abordar esse conceito, existem as teorias psicodinâmicas, que valorizam os componentes motivacionais da personalidade, e também as teorias dos traços, que definem a personalidade como construção gradativa com base na aprendizagem. Entre os autores que adotaram a teoria dos traços, destaca-se

  • A.

    Freud.

  • B.

    Szondi.

  • C.

    Bolwby.

  • D.

    Dorsh.

  • E.

    Cattel.

Wallon, ao abordar o desenvolvimento infantil, divide-o em diferentes estágios. A transição entre esses estágios dá-se por mecanismos de alternância e preponderância funcional dos aspectos

  • A.

    emocionais e cognitivos.

  • B.

    psicomotores e estressores.

  • C.

    sociais e psíquicos.

  • D.

    psicossociais e sexuais.

  • E.

    psicossexuais e cognitivos.

Assinale a alternativa que caracteriza o processo de educação segundo Paulo Freire.

  • A.

    Ocorre de uma forma passiva e acrítica.

  • B.

    É estabelecido com conteúdos prontos e imutáveis.

  • C.

    Aponta para uma educação problematizadora, libertadora em uma relação dialógica mediatizada pelo mundo.

  • D.

    Pauta-se no saber teórico desconectado da realidade concreta em que os alunos vivem.

  • E.

    Dissocia os contextos da escola, com relação à vida e à sociedade.

Texto VI, para responder às questões 39 e 40.

Uma criança com 4 anos de idade está brincando, e sua mãe observa a seguinte cena: a criança tenta encaixar peças em um jogo de montar. Em uma primeira tentativa, ela não consegue encaixar todas as peças em seus devidos lugares. Após algumas tentativas, a criança finalmente consegue fazer todos os encaixes e sorri satisfeita para a mãe.

Se a mãe tivesse ajudado a criança a realizar os encaixes, ensinando-lhe os lugares corretos, estaria caracterizado, nessa situação prática, outro conceito importante sobre o desenvolvimento infantil. Esse conceito é o de

  • A.

    Inatismo, de acordo com a teoria de Wallon.

  • B.

    Esquema, de acordo com a teoria de Vygotsky.

  • C.

    Inatismo, de acordo com a teoria de Piaget.

  • D.

    Zona de desenvolvimento proximal, de acordo com a teoria de Vygotsky.

  • E.

    Zona de desenvolvimento real, de acordo com a teoria de Wallon.

Assinale a alternativa que apresenta apenas característica(s) adequada(s) às práticas de formação continuada.

  • A.

    Foco nas teorias, com exclusão das experiências empíricas.

  • B.

    Descarte das pesquisas, pois são demoradas, e cabe ao professor cumprir tarefas.

  • C.

    Rejeição de mudanças, adaptações, atualização e aperfeiçoamento, já que confundem e dificultam o processo de aprendizagem.

  • D.

    Adesão à teoria de que a formação termina na universidade, que fornece conceitos e ideias, a matéria-prima para o desempenho da atividade profissional.

  • E.

    Combate à fragmentação do conhecimento, na busca da interdisciplinaridade, no domínio, na valorização e no uso dos novos recursos tecnológicos de acesso ao conhecimento.

Texto VI, para responder às questões 39 e 40.

Uma criança com 4 anos de idade está brincando, e sua mãe observa a seguinte cena: a criança tenta encaixar peças em um jogo de montar. Em uma primeira tentativa, ela não consegue encaixar todas as peças em seus devidos lugares. Após algumas tentativas, a criança finalmente consegue fazer todos os encaixes e sorri satisfeita para a mãe.

Segundo Piaget, a criança, ao aprender a fazer todos os encaixes corretamente, realizou um processo de

  • A.

    acomodação.

  • B.

    assimilação.

  • C.

    sincretismo

  • D.

    aperfeiçoamento.

  • E.

    composição.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a função dos psicólogos escolares.

  • A.

    Focar a sua ação apenas nas necessidades da criança e da escola.

  • B.

    Desenvolver o seu trabalho em conjunto com os educadores, de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando.

  • C.

    Centrar exclusivamente o seu trabalho no desenvolvimento das capacidades e nas necessidades das crianças com dificuldades de aprendizagem.

  • D.

    Atuar em questões que foquem a saúde do aluno, deixando as questões educacionais para os docentes.

  • E.

    Descartar a participação de professores, técnicos e equipes de apoio, para garantir o sigilo de sua ação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...