Questões de Psicologia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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A psicometria tradicional, baseada na Teoria Clássica dos Testes, define a qualidade de um teste psicológico em termos de um critério. Esse critério é representado por

  • A.

    narrativas acerca de situações estressantes.

  • B.

    comportamentos presentes ou futuros.

  • C.

    depoimentos coletados antes do teste.

  • D.

    aptidões que avaliam a qualidade do teste.

  • E.

    concepção dualista do ser humano.

Assinale a alternativa que apresenta apenas características de um planejamento de ensino adequado.

  • A.

    Considerar estritamente questões objetivas em que o processo de ensino ocorrerá; avaliar métodos e técnicas globais, sem individualidades.

  • B.

    Planejar, descartar atitudes científicas do fazer didático-pedagógico; considerar apenas questões objetivas relacionadas ao processo de ensino.

  • C.

    Decidir, prever, selecionar, escolher, redimensionar, refletir sobre o processo, antes, durante e depois da ação concluída.

  • D.

    Avaliar métodos e técnicas de forma global, desconsiderando as individualidades; redimensionar o processo após a conclusão das ações.

  • E.

    Não arriscar a trabalhar de diferentes formas, percorrendo trajetos já conhecidos em sala de aula; prever as ações.

Existem vários testes que podem ser utilizados para orientação profissional; entre eles, o Inventário de Interesses Angelini, que

  • A.

    arrola 128 itens acerca de atividades profissionais em oito áreas do conhecimento.

  • B.

    consiste em uma medida de um fator geral de inteligência.

  • C.

    avalia os interesses profissionais em nove áreas de conhecimento.

  • D.

    avalia aptidões cognitivas por meio de cinco provas diferentes.

  • E.

    avalia aptidões cognitivas em seis áreas de conhecimento.

As equipes multiprofissionais apresentam diversas dificuldades em atingir seus objetivos, quando as questões institucionais se sobrepõem às dimensões técnicas. Por isso, uma intervenção psicossocial nessa equipe deve ser guiada prioritariamente por princípios que valorizam

  • A.

    a competição e os conflitos entre as equipes de trabalho.

  • B.

    a inovação organizacional.

  • C.

    o fortalecimento do coletivo e da cooperação.

  • D.

    os índices de satisfação no trabalho.

  • E.

    as estratégias de gestão de pessoas.

A metodologia de projetos envolve união entre teoria e prática, adaptada à realidade social. Para que isso ocorra, é necessária uma capacitação profissional continuada, que deve se pautar

  • A.

    na obediência do regimento escolar, tolhendo-se a autonomia das pessoas envolvidas.

  • B.

    no cumprimento exclusivo de metas e objetivos definidos pelos gestores.

  • C.

    na prática exclusiva da atividade profissional, sem a articulação com a gestão pedagógica, a área de saúde, o corpo técnico, os pais, os alunos e a comunidade.

  • D.

    no ensino do conteúdo pragmático, desconsiderando-se a realidade dos alunos.

  • E.

    na formação acadêmica, na qualidade das instituições de ensino e nos recursos para a execução dos projetos

Os testes, tanto de inteligência quanto de personalidade, são importantes instrumentos para a prática clínica e diagnóstica do psicólogo. No processo de psicodiagnóstico, os testes devem

  • A.

    ser compilados e retomados como decisivos ao processo de diagnóstico.

  • B.

    traduzir os sintomas do sujeito, a fim de facilitar o encaminhamento.

  • C.

    ser entendidos como instrumentos auxiliares na coleta de dados.

  • D.

    compor o material de base para a intervenção psiquiátrica, se necessário.

  • E.

    traduzir os processos de subjetivação oriundos da patologia apresentada.

Nos últimos tempos, no Brasil e no exterior, tornou-se frequente a veiculação na mídia de matérias referentes a casos de agressões sofridas por professores e alunos dentro de sala. Com relação à prevenção desse tipo de atitude na escola, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O psicólogo deve punir com suspensão/expulsão professores e alunos que atuam dessa forma.

  • B.

    A atitude do professor, em alguns casos, é justificada, pois ele precisa ser respeitado e reconhecido como a figura de autoridade em sala de aula.

  • C.

    O psicólogo atuará analisando o contexto histórico na relação professor-aluno.

  • D.

    O psicólogo deve utilizar práticas psicológicas como instrumentos de castigo.

  • E.

    A conivência do psicólogo com esse tipo de prática justifica-se, uma vez que a palavra muitas vezes é ineficiente no exercício da profissão.

Para Piaget, o desenvolvimento infantil compreende vários estágios. O estágio no qual há a aquisição das primeiras noções — de eu, de permanência dos objetos, de espaço, de causalidade e primeiras séries temporais — é denominado de

  • A.

    pré-operacional.

  • B.

    operacional concreto.

  • C.

    impulsivo-emocional.

  • D.

    operacional formal.

  • E.

    sensório motor ou prático.

No texto III, não é especificado um procedimento a ser adotado pelo psicólogo. Porém, em qualquer atendimento, o profissional deve levar em consideração o seguinte objetivo:

  • A.

    dar escuta aos diversos envolvidos no caso e também à criança.

  • B.

    focar seu atendimento nos pais e nos professores, deixando a criança para outro momento.

  • C.

    encaminhar a criança para diversos profissionais, em busca de distintos diagnósticos.

  • D.

    deixar a escola de lado e centrar-se na escuta da criança.

  • E.

    orientar a mudança de escola como tentativa de cura para a queixa apresentada.

Para Freud, a infância é um período de esquecimento e, ao mesmo tempo, é determinante para a estruturação psíquica do sujeito. No livro Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, publicado em 1905, Freud traz suas ideias acerca do(a)

  • A.

    desenvolvimento psicossexual da criança.

  • B.

    teoria das pulsões de vida e de morte.

  • C.

    introdução à segunda tópica: pré-consciente, inconsciente e consciência.

  • D.

    postulado de que o eu é fruto da interação do sujeito com seu inconsciente.

  • E.

    teoria sobre o desenvolvimento do pensamento sincrético.

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