Questões de Psicologia da Fundação Universa (FUNIVERSA)

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As possibilidades de mudança nas ações pedagógicas devem ocorrer nas transformações realizadas nas concepções de desenvolvimento e de aprendizagem. Assinale a alternativa que deve ser considerada nessa transformação.

  • A.

    Adequar as situações didáticas às diferentes realidades apresentadas.

  • B.

    Os alunos aprendem da mesma forma.

  • C.

    Somos controlados a partir do que aprendemos.

  • D.

    As pessoas amadurecem na mesma fase da vida.

  • E.

    Só aprendemos quando acertamos.

Nos últimos anos, a prática psicológica tem revisado seus paradigmas. Um modelo que entrou em questão foi o do psicodiagnóstico como simples etapa do processo psicoterápico. Pesquisas recentes apontam para novas formas de psicodiagnóstico; entre elas, o denominado psicodiagnóstico interventivo, que é entendido como

  • A.

    uma bateria de testes, entre os quais, escalas de habilidades sociais, com vistas ao diagnóstico psiquiátrico e à indicação de encaminhamentos a outros profissionais.

  • B.

    uma forma de avaliação psicomotora, de origem pedagógica, que apreende distúrbios do desenvolvimento visando a uma intervenção eficaz.

  • C.

    um conjunto de técnicas psicopedagógicas, originadas na Psicologia da Aprendizagem, que apreendem conflitos e incertezas do sujeito, buscando seu encaminhamento a serviços psiquiátricos.

  • D.

    uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clínico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, dos conflitos e dos desajustamentos, visando a uma intervenção eficaz.

  • E.

    um modo de intervenção de reforço das habilidades sociais do sujeito objetivando a melhoria de seu desempenho escolar e social.

Assinale a alternativa que estimula o desenvolvimento do sujeito no processo ensino aprendizagem.

  • A.

    Exigir um padrão no desempenho da tarefa solicitada.

  • B.

    Disciplinar comportamentos.

  • C.

    Determinar rapidez na explicitação dos trabalhos.

  • D.

    Demonstrar o poder do docente no processo de ensinar e aprender.

  • E.

    Construir coletivamente novas expressões do que é aprendido.

Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.

Considerando o texto IV, é correto concluir que a atuação do psicólogo em unidades básicas de saúde é dificultada por limitações, tais como o(a)

  • A.

    destaque dado ao profissional no contexto de saúde.

  • B.

    grande número de pacientes encaminhados aos serviços de atendimento.

  • C.

    falta de queixas claras, o que deve levar a diagnósticos adequados.

  • D.

    trabalho em equipes que garantam uma intervenção multidisciplinar e complexa.

  • E.

    concepção da psicologia como intervenção inadequada.

A formação continuada para os professores é uma forma de ressignificar a identidade profissional e as atuações exigidas no contexto escolar. Assinale a alternativa que não se relaciona às atribuições do docente na contemporaneidade.

  • A.

    Promover a cidadania.

  • B.

    Participar da elaboração de projetos coletivos.

  • C.

    Agir de forma reflexiva, sem o abuso do poder.

  • D.

    Enfatizar a expressão de valores individualistas.

  • E.

    Valorizar a diversidade em sala de aula.

Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.

Com base nos sintomas relatados no texto IV, o psicólogo aventa como hipótese diagnóstica tratar-se de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para confirmar seu diagnóstico, o psicólogo necessita, além da observação dos sintomas citados,

  • A.

    aplicar testes e encaminhar a criança ao psiquiatra.

  • B.

    acompanhar a criança em sua escola e aplicar testes aos pais dela.

  • C.

    ouvir os pais da criança e diagnosticar o transtorno apenas com base nesses relatos.

  • D.

    verificar os sintomas no DSM-IV para certificar o diagnóstico.

  • E.

    coletar informações com os pais e professores e fazer testagem psicológica com a criança.

No processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, assinale o tipo de relação que não propicia a troca entre as diferenças.

  • A.

    Assimétrica

  • B.

    Interacionista

  • C.

    Simétrica

  • D.

    Meta-interação

  • E.

    Cooperativa

No diagnóstico de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a abordagem terapêutica inclui

  • A.

    a intervenção psicossocial e o acompanhamento psicoterápico da criança em casos de comorbidade.

  • B.

    a psicoterapia de família e a mudança de escola da criança.

  • C.

    o diagnóstico psiquiátrico e o encaminhamento da família à terapia de casal.

  • D.

    o tratamento medicamentoso e a inserção da criança em classes especiais.

  • E.

    a inserção da criança em classes especiais e o acompanhamento psicopedagógico.

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma das prioridades de ensino da rede pública no Brasil. Assinale a alternativa que não descreve o objetivo da EJA.

  • A.

    Criar oportunidades de estudo para pessoas que não têm a idade escolar.

  • B.

    Aumentar as taxas de escolarização.

  • C.

    Descumprir a função de equalizar.

  • D.

    Exercitar a autonomia.

  • E.

    Construir a cidadania.

Na abordagem de Vygotski, a motivação para a aprendizagem contempla

  • A.

    a atividade da criança no processo de desenvolvimento cognitivo.

  • B.

    a punição e o reforço.

  • C.

    apenas os processos inconscientes.

  • D.

    a dinâmica da ação infantil, seu imaginário e suas representações.

  • E.

    o desenvolvimento do meio ecológico.

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