Lista completa de Questões de Psicologia da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As possibilidades de mudança nas ações pedagógicas devem ocorrer nas transformações realizadas nas concepções de desenvolvimento e de aprendizagem. Assinale a alternativa que deve ser considerada nessa transformação.
Adequar as situações didáticas às diferentes realidades apresentadas.
Os alunos aprendem da mesma forma.
Somos controlados a partir do que aprendemos.
As pessoas amadurecem na mesma fase da vida.
Só aprendemos quando acertamos.
Nos últimos anos, a prática psicológica tem revisado seus paradigmas. Um modelo que entrou em questão foi o do psicodiagnóstico como simples etapa do processo psicoterápico. Pesquisas recentes apontam para novas formas de psicodiagnóstico; entre elas, o denominado psicodiagnóstico interventivo, que é entendido como
uma bateria de testes, entre os quais, escalas de habilidades sociais, com vistas ao diagnóstico psiquiátrico e à indicação de encaminhamentos a outros profissionais.
uma forma de avaliação psicomotora, de origem pedagógica, que apreende distúrbios do desenvolvimento visando a uma intervenção eficaz.
um conjunto de técnicas psicopedagógicas, originadas na Psicologia da Aprendizagem, que apreendem conflitos e incertezas do sujeito, buscando seu encaminhamento a serviços psiquiátricos.
uma forma de avaliação psicológica, subordinada ao pensamento clínico, para apreensão da dinâmica intrapsíquica, dos conflitos e dos desajustamentos, visando a uma intervenção eficaz.
um modo de intervenção de reforço das habilidades sociais do sujeito objetivando a melhoria de seu desempenho escolar e social.
Assinale a alternativa que estimula o desenvolvimento do sujeito no processo ensino aprendizagem.
Exigir um padrão no desempenho da tarefa solicitada.
Disciplinar comportamentos.
Determinar rapidez na explicitação dos trabalhos.
Demonstrar o poder do docente no processo de ensinar e aprender.
Construir coletivamente novas expressões do que é aprendido.
Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.
Considerando o texto IV, é correto concluir que a atuação do psicólogo em unidades básicas de saúde é dificultada por limitações, tais como o(a)
destaque dado ao profissional no contexto de saúde.
grande número de pacientes encaminhados aos serviços de atendimento.
falta de queixas claras, o que deve levar a diagnósticos adequados.
trabalho em equipes que garantam uma intervenção multidisciplinar e complexa.
concepção da psicologia como intervenção inadequada.
A formação continuada para os professores é uma forma de ressignificar a identidade profissional e as atuações exigidas no contexto escolar. Assinale a alternativa que não se relaciona às atribuições do docente na contemporaneidade.
Promover a cidadania.
Participar da elaboração de projetos coletivos.
Agir de forma reflexiva, sem o abuso do poder.
Enfatizar a expressão de valores individualistas.
Valorizar a diversidade em sala de aula.
Uma criança de seis anos de idade é encaminhada para a unidade básica de saúde, com as seguintes queixas: os professores reclamam que, no último ano, a criança não tem conseguido ficar sentada em sua cadeira e não consegue se concentrar nas atividades em sala de aula. A mãe relata que o filho não tem concentração, é desatento e desorganizado, que sua mochila sempre está desarranjada e que os cadernos são todos rabiscados e com folhas rasgadas. Enquanto aguardava atendimento, a criança ficou correndo pelos corredores. Sua mãe queixou-se ao psicólogo, dizendo que estava esperando atendimento durante quatro horas e que seria normal uma criança ficar impaciente.
Com base nos sintomas relatados no texto IV, o psicólogo aventa como hipótese diagnóstica tratar-se de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para confirmar seu diagnóstico, o psicólogo necessita, além da observação dos sintomas citados,
aplicar testes e encaminhar a criança ao psiquiatra.
acompanhar a criança em sua escola e aplicar testes aos pais dela.
ouvir os pais da criança e diagnosticar o transtorno apenas com base nesses relatos.
verificar os sintomas no DSM-IV para certificar o diagnóstico.
coletar informações com os pais e professores e fazer testagem psicológica com a criança.
No processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, assinale o tipo de relação que não propicia a troca entre as diferenças.
Assimétrica
Interacionista
Simétrica
Meta-interação
Cooperativa
No diagnóstico de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH), a abordagem terapêutica inclui
a intervenção psicossocial e o acompanhamento psicoterápico da criança em casos de comorbidade.
a psicoterapia de família e a mudança de escola da criança.
o diagnóstico psiquiátrico e o encaminhamento da família à terapia de casal.
o tratamento medicamentoso e a inserção da criança em classes especiais.
a inserção da criança em classes especiais e o acompanhamento psicopedagógico.
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma das prioridades de ensino da rede pública no Brasil. Assinale a alternativa que não descreve o objetivo da EJA.
Criar oportunidades de estudo para pessoas que não têm a idade escolar.
Aumentar as taxas de escolarização.
Descumprir a função de equalizar.
Exercitar a autonomia.
Construir a cidadania.
Na abordagem de Vygotski, a motivação para a aprendizagem contempla
a atividade da criança no processo de desenvolvimento cognitivo.
a punição e o reforço.
apenas os processos inconscientes.
a dinâmica da ação infantil, seu imaginário e suas representações.
o desenvolvimento do meio ecológico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...