Lista completa de Questões de Psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Psicólogo, como outras profissões, tem seu código de ética, que delineia, dentre outras funções, responsabilidades. Neste contexto, identifique a resposta incorreta.
O psicólogo, embora não haja uma plena neutralidade, deverá evitar qualquer forma de indução de convicção política, religiosa, sexual etc
Em situações de greve ou paralisação, considerando dignidade da categoria e, conseqüentemente, do usuário ou beneficiário do serviço, o psicólogo poderá interromper os serviços, inclusive, o de emergência.
Para o psicólogo a propaganda não pode ser a "alma do negócio", portanto, não utilizará o preço do serviço como forma de divulgação do seu trabalho.
A remuneração do trabalho não é arbitrariamente definida pelo "dono" (Psicólogo) nem pelo "freguês" (Cliente), ou seja, deve ser feita considerando-se a justa retribuição aos serviços prestados e às condições do usuário ou beneficiário.
O respeito ao sigilo profissional, durante o exercício profissional, por meio da confidencialidade, estende-se a proteção da intimidade das pessoas, grupos e instituições.
Considerando o Código de Ética do Psicólogo, assinale a alternativa incorreta.
Atuará com responsabilidade social, portanto, considerando a realidade política, econômica, social e cultural da qual participa.
Prestará serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar ao benefício pessoal.
Deverá conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir o código de ética profissional da categoria.
Manterá cientes os pais de crianças e adolescentes, em atendimento, de todos os acontecimentos, reais ou não, abordados por estes dependentes, ainda que tal comunicação não configure um benefício imediato para estes.
Não se apresentando um responsável legal, o atendimento não-eventual de uma criança ou adolescente deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes.
Observe o seguinte comentário adaptado de Dor (1989): "Trata-se do mecanismo que pode, precisamente, fazer malograr o recalque originário. Esta tese constitui, no essencial, a contribuição que Lacan introduz na trilha das reflexões freudianas sobre a discriminação matapsicológica entre neurose e psicose e, assim, explicar esta última".
Assinale a alternativa que identifica corretamente o mecanismo ao qual o autor se refere.
Recusa.
Recalque.
Foraclusão.
Condensação.
Formação Reativa.
No contexto do processo analítico, vários são os conceitos que orientam a escuta do analista. Observe a seguinte definição de um deles: "Designa o processo pelo qual os desejos inconscientes se atualizam sobre determinados objetos no quadro de um certo tipo de relação estabelecida com eles e, eminentemente, no quadro da relação analítica. Trata-se aqui de uma repetição de protótipos infantis vivida com uma sensação de atualidade acentuada. É, inclusive, uma forma de resistência." (Laplanche & Pontalis, 1986).
Assinale a alternativa que identifica este conceito corretamente.
Deslocamento.
Transferência.
Projeção.
Formação Substutiva.
Condensação
Considere a seguinte afirmação: "O desenvolvimento não é orientado apenas pela redução de tensões, mas, principalmente, pelo pleno crescimento e mudança pessoal. A tendência atualizadora, função a ser exercida pelo organismo em sua totalidade, é a principal força motivadora do ser humano. Essa necessidade deve ser vivenciada em acordo com a percepção que o organismo tem de sua realidade." Nesta afirmação, encontramos uma concepção de homem que fundamenta determinada teoria de personalidade. Assinale a alternativa que identifica corretamente o autor ao qual esta concepção do desenvolvimento da personalidade está associada.
Bandura.
Rogers.
Maslow.
Allport.
Perls.
No âmbito da psicanálise, as psicopatologias são, geralmente, consideradas, segundo três tipos de estrutura psíquica: a neurose, a psicose e a perversão. Neste contexto, observe as afirmações abaixo.
I. Na perversão, a angústia de castração promove uma regressão às atividades, aos gostos e às escolhas característicos do desenvolvimento anterior ao Édipo, sendo esta regressão uma tentativa de recusar a castração, ou seja, de negar a diferença sexual.
II. A psicose se caracteriza pela rejeição da castração, a qual, desde então, é posta como uma representação psiquicamente inaceitável ao ego. Esta rejeição está no cerne da perda da realidade na psicose, especialmente no que se refere à formação dos delírios.
III. Tanto a neurose como a perversão configuram uma solução do Complexo de Édipo, ou seja, são a expressão de processos através dos quais o indivíduo, renunciando ao objeto edipiano, tenta aplacar sua angústia de castração. Todavia, na psicose não está em questão o conflito edipiano, posto que esta estrutura se caracteriza pela subtração desta etapa do desenvolvimento, e a criança não acede ao Édipo.
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) incorreto(s) quanto à caracterização destas estruturas psíquicas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
O tratamento para a infecção pelo HIV, a terapia anti-retroviral, é recomendado quando a contagem dos linfócitos 3 3 CD4+ mostra-se menor que 500 células/mm ou com carga viral acima de 30.000 cópias/mm . Considerando que um paciente se enquadra nessa situação, e que é necessário prepará-lo para aderir ao tratamento, assinale a alternativa incorreta quanto ao procedimento do profissional de saúde.
Identificar as concepções corretas do paciente sobre o tratamento e desconsiderar as errôneas, evitando, assim, o estabelecimento de idéias conflituosas e ansiogênicas.
Oferecer uma atenção contínua e personalizada com retornos programados.
Identificar as dúvidas do paciente sobre a eficácia do tratamento e sua autopercepção para cumpri-lo
Dar informações claras e que evitem os jargões técnicos e, quando necessário, recorrer a auxílios mnemônicos, esquemas, analogias etc.
Considerando o processo de hospitalização e a perspectiva da morte, observe as afirmações abaixo.
I. Promover o cuidado paliativo é contribuir para a qualidade de vida e morte do paciente, mediante ações, como o alívio da dor e outros sintomas, e/ou oferecer um sistema de apoio que o ajude, conforme seu desejo ou necessidade, a adiar ou apressar sua morte.
II. Os pacientes, muitas vezes, vivenciam o medo da dependência, ou seja, o estado emocional decorrente da ameaça de perda gradativa de sua autonomia física, psíquica e social imposta pela doença e morte.
III. O enfermo vivencia uma dor que é multidimensional: física (lesões concretas), psíquica (tristeza, raiva etc.), social (isolamento, rejeição etc.) e espiritual (incerteza diante do pós-morte, culpabilização diante de Deus etc.).
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas
I, apenas.
I, II e III.
Observe a seguinte afirmação feita por um chefe de um serviço de saúde: "Vamos montar um serviço cuja marca seja a diversidade de profissionais, permitindo ao paciente ser assistido por todos. Vamos justapor nossos conhecimentos. Mas também vamos respeitar o domínio de cada um e a relação hierárquica do conhecimento, para assim permite uma abordagem independente, o que, certamente, se refletirá num cuidado mais eficaz e humanizado". Assinale a alternativa que tipifica corretamente a perspectiva adotada pelo referido chefe.
Multiprofissional e Interdisciplinar.
Multiprofissional e Disciplinar.
Multiprofissional e Transdisciplinar.
Multiprofissional e Multidisciplinar.
Multiprofissional
Sobre a reforma psiquiátrica, tal qual instituída na Lei 10216, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais, é incorreto afirmar.
Protege o portador de transtorno mental contra qualquer forma de abuso e exploração.
Permite ao portador de transtorno mental o livre acesso aos meios de comunicação disponíveis.
Circunscreve a internação a duas modalidades, a voluntária e a compulsória, sendo a primeira por iniciativa do portador de transtorno mental, e a segunda, por determinação da justiça.
Estabelece que o portador de transtorno mental deve ser tratado em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis.
Deve receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...