Questões de Psicologia da Universidade de Pernambuco (UPE / UPENET / IAUPE)

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Sobre o processo de reforma psiquiátrica no Brasil, é incorreto afirmar.

  • A.

    O Hospício Pedro II é um dos marcos do momento histórico no qual a loucura passa a ser considerada como doença mental e, portanto, merecedora de um espaço social próprio, o hospício, que deve servir a sua reclusão e tratamento.

  • B.

    Nos anos 80, surge o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) o qual privilegia a discussão e a adoção de práticas de desinstitucionalização.

  • C.

    A reforma psiquiátrica vincula-se, idologicamente, ao movimento de higiene mental, cristalizado na Liga Brasileira de Higiene Mental, cujo princípio fundamental é o combate a posturas eugenistas, xenofóbicas, antiliberais e racistas.

  • D.

    O Centro de Atenção Psicossocial (Caps), enquanto serviço de assistência que promove a desinstitucionalização da loucura, inclui, dentre suas ações, o atendimento em grupo (psicoterapia, grupo operativo, oficina terapêutica etc.).

  • E.

    Na década de 60, vemos a instituição de um modelo privatizante, o qual se caracteriza pela transformação da doença mental em mercadoria.

As substâncias psicoativas, de origem natural ou de laboratório, sempre existiram em todas as sociedades e hoje, mais do que nunca, configuram um problema de saúde pública. Identifique a alternativa incorreta sobre estas.

  • A.

    Entre os motivos que levam à experimentação das substâncias psicoativas, temos a curiosidade sobre o seu efeito, a necessidade de participação num grupo social, a fuga de sensações/vivências desagradáveis e o favorecimento da sensação de relaxamento.

  • B.

    Observa-se o abuso de substância psicoativa, quando se evidencia um padrão mal-adaptativo que, sem apresentar prejuízo ou sofrimento clinicamente significativo, mostre aspectos, como, por exemplo, problemas legais recorrentes relacionados ao uso da droga ou o uso recorrente da droga em situações que representem perigo físico.

  • C.

    São sintomas associados ao uso da cocaína: alterações comportamentais ou psicológicas mal adaptativas (euforia ou embotamento afetivo, hipervigilância, ansiedade etc), agitação ou retardo psicomotor e taquicardia.

  • D.

    As substâncias podem ser classificadas em Depressoras do Sistema Nervoso Central ou Estimulantes do Sistema Nervoso Central. Para um e outro tipo, temos, respectivamente, os opiáceos e a cocaína.

  • E.

    São sintomas associados ao uso da maconha (cannabis): alterações comportamentais ou psicológicas mal adaptativas (sensação de lentificação do tempo, retraimento social), apetite aumentado e boca seca.

Observe as afirmativas abaixo sobre o processo de reforma psiquiátrica no Brasil e sobre a saúde mental.

I. O movimento pela reforma psiquiatra no Brasil, cujo início está situado entre os anos 1978-1980, tendo à frente o MTSM (Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental), surge em oposição à concepção de que o portador de transtorno mental deve ser removido e excluído do meio social. Neste contexto, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e dos Núcleos de Atenção Psicossocial (Naps) foram instituídos, enquanto unidades de assistência que, em oposição a essa concepção, procuram efetivar uma proposta de desinstitucionalização da loucura.

II. Uma forma de abordagem da saúde mental, numa perspectiva preventiva, é aquela que enfoca o processo de adoecimento como uma resposta às crises evolutivas, de caráter físico, emocional ou social, inerentes ao ciclo vital normal. Os conflitos subjacentes a esses momentos evolutivos têm a capacidade de promover um processo de desadaptação e, conseqüentemente, de adoecimento. Neste contexto, é importante frisar que o conceito de crise não se confunde com o de doença.

III. Para a promoção da saúde mental, considerando o conceito de crise, temos as ações preventivas que podem ser tipificadas como primária, secundária ou terciária. A primária, particularmente, corresponde ao conjunto de ações direcionado para as condições etiológicas, individuais e sociais, que favorecem o aparecimento das doenças mentais, ou seja, os fatores de risco. Intervindo sobre esses fatores, diminui-se a incidência das doenças.

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Considere as seguintes afirmações sobre a violência intrafamiliar e assinale a incorreta.

  • A.

    Evidencia um abuso do poder disciplinador e coercitivo dos pais ou responsáveis e, muitas vezes, pode se prolongar por meses e até anos.

  • B.

    A violência física caracteriza-se pelo o uso da força física a partir de atos como queimaduras, sufocação, mutilações etc., sendo excluídos aqueles atos que ocorrem num grau mínimo como, por exemplo, beliscões e tapas.

  • C.

    A violência psicológica, caracterizada como toda forma de rejeição, depreciação, discriminação, punições humilhantes etc, por falta de materialidade, é de difícil identificação.

  • D.

    A criança vítima de violência tem o direito de atendimento e proteção, enquanto o profissional que a atende, inclusive o psicólogo, tem o dever de promover a sua assistência e a notificação do seu caso.

  • E.

    Quando os pais levam a criança ao atendimento médico, alegando sintomas que são inventados ou provocados por eles e, em decorrência do atendimento médico, infligem-lhe sofrimento físico, temos a violência denominada de Síndrome de "Munchausen por procuração".

Recentemente, o treinador da seleção brasileira de futebol, o Sr. Parreira, fez a seguinte declaração sobre a participação de homossexuais na seleção:

"Não tiraria, mas acho que ele nem seria convocado. Um jogador assumido causaria um impacto muito forte. Como foi nas forças armadas norte-americanas. O ambiente do futebol reagiria muito, é muito conservador".

Numa escola, um diretor, após ler tal entrevista, comentou sobre a mesma com o professor de Educação Física. Em seguida, solicitou a exclusão de um atleta assumidamente homossexual do time de voleibol. O diretor disse:

 "Tenho ódio desse tipo de gente. Um homossexual estimula a promiscuidade. Tire-o do time". O professor recusou-se a tomar tal atitude e disse ao diretor: "Ele foi convocado e eu não vou tirá-lo do time. Não é o homossexual quem tem de mudar, mas o ambiente que tem de deixar de ser conservador. Sua atitude é preconceituosa".

Neste contexto e considerando-se o preconceito enquanto um fenômeno de grupo, escolha a alternativa correta.

  • A.

    O professor está certo, o comportamento do diretor foi preconceituoso, sendo suficiente caracterizá-lo pela carga afetiva negativa presente em sua atitude, ou seja, o ódio.

  • B.

    O professor está errado, o comportamento do diretor não foi preconceituoso, pois a carga afetiva negativa de sua atitude, o ódio, baseia-se num componente cognitivo empiricamente verdadeiro: a promiscuidade homossexual.

  • C.

    O professor está errado, o comportamento do diretor é discriminatório, mas não é preconceituoso. Nem toda atitude negativa é, necessariamente, preconceituosa.

  • D.

    O professor está errado, o comportamento do diretor não foi preconceituoso, embora sua atitude tenha uma carga afetiva negativa (ódio) baseada num conhecimento estereotipado, ou seja, a promiscuidade homossexual.

  • E.

    O professor está certo, o comportamento do diretor, sendo discriminatório, é preconceituoso, e, como tal, mostra uma atitude baseada num conhecimento estereotipado, a promiscuidade homossexual, dotada de uma carga afetiva negativa, o ódio.

Sobre o processo grupal e os fenômenos associados a este, considere as definições abaixo.

I. Quantidade de pressão exercida sobre os membros de um grupo, a fim de que esses membros permaneçam no grupo. Essa pressão depende do nível de satisfação experimentada pelos membros no grupo e da intensidade de comunicação existente entre eles.

II. Organização duradoura de cognições, em geral dotada de uma carga afetiva pró ou contra determinado objeto social e que predispõe uma ação coerente com tais cognições e afetos, dirigida a esse objeto.

III. Padrões ou expectativas de comportamentos partilhados pelos membros de um grupo e que obedecem à seguinte estruturação: especificação das atitudes e comportamentos desejados, fiscalização pelo grupo e aplicação de sanções aos não-conformistas.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente cada item com o conceito descrito.

  • A.

    I - Coesão, II - Atitude e III – Norma.

  • B.

    I - Norma, II - Preconceito e III – Coesão.

  • C.

    I - Atitude, II - Preconceito e III – Altruísmo.

  • D.

    I - Norma, II - Coesão e III – Atitude.

  • E.

    I - Coesão, II - Atitude III – Status

No cotidiano, muitas vezes, escutamos a seguinte afirmação: "Querer é poder". Quando olhamos esse mesmo cotidiano, observamos enormes camadas da população que não podem comer, estudar, ter lazer, ter acesso à saúde etc, portanto, segundo a afirmação, diríamos que tais pessoas não têm esses bens, porque não quiseram suficientemente. Será que realmente é assim ou tal enunciado/crença esconde uma estratégia psicossocial de perpetuação da exclusão? Admitindo esta outra possibilidade, assinale a alternativa que identifica corretamente essa estratégia.

  • A.

    Culpabilização.

  • B.

    Competitividade.

  • C.

    Esteriotipia.

  • D.

    Preconceito.

  • E.

    Marginalização.

Sobre o tema da exclusão social, observe as afirmações abaixo.

I. É um conceito que demarca e distingue um país rico de um pobre: os excluídos constituem o conjunto da população dos países pobres que, pelas restrições oriundas das mudanças do mundo do trabalho ou pelos modelos e estruturas econômicas, são vítimas das desigualdades absurdas de qualidade de vida.

II. O processo de exclusão não é só físico, geográfico ou material, não apenas do mercado e de suas trocas, mas de todas as riquezas espirituais, inclusive do desconhecimento dos valores, costumes e crenças dos excluídos, portanto, a exclusão também é cultural.

III. No que pese a multidimensionalidade da exclusão, a instabilidade do vínculo de trabalho, dada sua relação direta com a pobreza, é um dos mecanismos que mais contribui para a exclusão social, levando, inclusive, à fragilização dos vínculos sociais (familiares, comunitários etc.).

Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas

  • D. III, apenas
  • E.

    I, II e III.

Considerando o processo de intervenção da Psicologia Comunitária, assinale a alternativa conceitualmente incorreta.

  • A.

    O grupo-alvo da intervenção deve ser um grupo de pessoas com determinado grau de interação social.

  • B.

    O grupo-alvo da intervenção pode ou não partilhar de interesses, sentimentos, crenças e atitudes comuns.

  • C.

    O grupo-alvo da intervenção deve compartilhar de um território específico, ou seja, de um mesmo espaço físico (geográfico) e psicológico

  • D.

    O grupo-alvo da intervenção deve apresentar determinado grau de organização.

  • E.

    O grupo-alvo da intervenção deve ser considerado, segundo sua vivência cotidiana, ou seja, no espaço onde as histórias pessoais, grupais ou coletivas ocorrem.

O abrigo é uma forma imediata de proteção à criança que, por motivos diversos, tenha suas necessidades, interesses e direitos ameaçados pela família biológica. Todavia, o abrigamento deve ser temporário, para que se evite a institucionalização da criança. Neste contexto, observe as seguintes características de uma das modalidades de amparo à criança abrigada: i) a pessoa mantém um auxílio e vínculo informal com a criança, ii) a pessoa contribui financeiramente para o custeamento dos estudos ou tratamento especializado da criança, iii) a pessoa visita a criança no abrigo e/ou leva-a para usufruir férias ou comemorar aniversários e datas festivas. Assinale a alternativa que identifica corretamente essa modalidade de amparo.

  • A.

    Tutela.

  • B.

    Adoção.

  • C.

    Guarda.

  • D.

    Apadrinhamento.

  • E.

    Estágio de Convivência

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