Questões sobre Reações, Soluções e Transformações Químicas

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A pressão final de uma determinada massa de um gás ideal, se triplicado seu volume e reduzida sua temperatura a 1/4 da original, torna-se

  • A. 3/4 da pressão original.
  • B. 4/3 da pressão original.
  • C. doze vezes maior que a original.
  • D. doze vezes menor que a original.
  • E. (E) sete vezes menor que a original.

A ureia, (NH2)2CO, pertence à função química

  • A.

    aldeído.

  • B.

    amida.

  • C.

    amina.

  • D.

    álcool.

  • E.

    cetona.

  • A. à medida que se aumenta a temperatura, as forças atrativas são intensificadas.
  • B. a 200 K, o gás se comporta como ideal numa faixa maior de pressões do que em qualquer outra temperatura.
  • C. a 624 K, o gás se comporta como ideal numa faixa maior de pressões do que a 500K.
  • D. a 1000 K, o gás se comporta como ideal para todas as pressões acima de 600 atm.
  • E. a 600 atm, o gás se afasta mais da idealidade a 1000 K do que a 500 K.

Um técnico recebeu a incumbência de neutralizar uma solução de ácido sulfúrico com solução de hidróxido de sódio. Como não dispunha da solução de hidróxido de sódio, substituiu-a por outra da mesma função química. A solução utilizada pelo técnico foi

  • A.

    CO2

  • B.

    HCl

  • C.

    NH4Cl

  • D.

    HC2H3O2

  • E.

    Ca(OH)2

os cloretos atuam como ácido, enquanto as aminas atuam como base no composto conhecido como cisplatina, [Pt(NH3)2Cl2].

  • A. Sim, sendo que o ácido nítrico atua como uma base recebendo um próton.
  • B. Sim, sendo que o equilíbrio estará deslocado no sentido do ácido mais forte.
  • C. Sim, sendo que o ácido sulfúrico atua como uma base recebendo um próton.
  • D. Não, pois ambos os compostos são classificados como ácidos.
  • E. Não, pois ambos os compostos são substâncias oxidantes.

Ao iniciar o ensino das transformações químicas, o professor deve considerar que

  • A.

    todas as transformações químicas são perceptíveis.

  • B.

    a utilização de experimentos dificulta o entendimento do conceito, pois o aluno não domina os modelos atômicos.

  • C.

    a representação das equações químicas deve ser o ponto de partida.

  • D.

    as transformações químicas só podem ser entendidas após o estudo dos modelos atômicos.

  • E.

    interações entre materiais e energia devem ser consideradas, além da formação de novas substâncias.

Em química, o termo complexo se refere a um sistema formado por um átomo metálico (ou íon) central circundado por ligantes. A formação de um complexo é considerada uma reação entre um ácido e uma base. Com fundamento nesses conceitos, tem-se que

  • A. o átomo central atua como base de Lewis, fornecendo pares de elétrons aos ligantes.
  • B. o íon central Cr6+ é um ácido mais forte que o Cr3+.
  • C. a amônia atua como ácido de Lewis, recebendo um par de elétrons do cobre II no complexo [Cu(NH3)4]2+.
  • D. a água atua como um ácido de Bronsted-Löwry, fornecendo prótons no complexo [Co(H2O)6]2+.
  • E. os cloretos atuam como ácido, enquanto as aminas atuam como base no composto conhecido como cisplatina, [Pt(NH3)2Cl2].

O pH de uma água mineral em uma fonte é 5,6. Essa água

  • A.

    é levemente alcalina.

  • B.

    contém mais íons H+ do que moléculas H2O.

  • C.

    contém mais íons H+ em uma concentração entre 10−5 mol/l e 10−6 mol/l.

  • D.

    contém íons H+ e OH- em uma concentração igual a 1,0 ×10−7 mol/l.

  • E.

    contém mais íons OHdo que H+.

  • A.

    aumento do valor de Ka

  • B.

    aumento da concentração de H3O+

  • C.

    aumento da concentração de C2H3O2

  • D.

    aumento da concentração de HC2H3O2

  • E.

    diminuição do valor de pH

O soro fisiológico é uma solução de cloreto de sódio a 0,9% (m/v). Um paciente em UTI recebeu 2,0 l de soro fisiológico, o que corresponde a uma quantidade de íons sódio, em mol, de, aproximadamente,

  • A.

    18,0.

  • B.

    1,8.

  • C.

    0,6.

  • D.

    0,4.

  • E.

    0,3.

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