Lista completa de Questões de Raciocínio lógico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Raciocínio lógico - Análise Combinatória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando que, para a fundação de um partido político, sejam necessários pelo menos 101 eleitores com domicílio eleitoral em, no mínimo, 9 das 27 unidades da Federação, e, ainda, que 10 eleitores, sendo 5 da Bahia, se reúnam para discutir a fundação de um partido político, julgue os itens a seguir.
Se, nessa reunião, os eleitores resolverem criar uma comissão, composta de 4 membros com, pelo menos, 2 da Bahia, para formular uma proposta de estatuto do partido, a quantidade de maneiras diferentes de se constituir essa comissão será inferior a 160.
Negar uma proposição inverte logicamente a afirmação. Em geral, a negação é feita colocando-se a partícula não antes do verbo. Por exemplo, a negação de Joca estuda é Joca não estuda. Há casos, porém, em que a negação não pode ser feita assim. É o caso de Todo abacaxi é azedo, cuja negação é
nem todo abacaxi é azedo.
nem todo abacaxi é doce.
nenhum abacaxi é doce.
nenhum abacaxi é azedo.
todo abacaxi é doce.
Raciocínio lógico - Correlacionamento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Durante blitz de rotina, um agente de trânsito notou um veículo que havia parado a distância, no qual o condutor trocou de lugar com um dos passageiros. Diante dessa situação, o agente resolveu parar o veículo para inspeção. Ao observar o interior do veículo e constatar que havia uma lata de cerveja no console, indagou aos quatro ocupantes sobre quem teria bebido a cerveja e obteve as seguintes respostas:
Não fui eu, disse Ricardo, o motorista.
Foi o Lucas, disse Marcelo.
Foi o Rafael, disse Lucas.
Marcelo está mentindo, disse Rafael.
Considerando a situação hipotética acima, bem como o fato de que apenas um dos ocupantes do veículo bebeu a cerveja, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se que apenas um dos ocupantes do carro estivesse mentindo, é correto afirmar que Rafael foi quem bebeu a cerveja.
Negar uma proposição inverte logicamente a afirmação. Em geral, a negação é feita colocando-se a partícula não antes do verbo. Por exemplo, a negação de Joca estuda é Joca não estuda. Há casos, porém, em que a negação não pode ser feita assim. É o caso de Todo abacaxi é azedo, cuja negação é
nem todo abacaxi é azedo.
nem todo abacaxi é doce.
nenhum abacaxi é doce.
nenhum abacaxi é azedo.
todo abacaxi é doce.
Raciocínio lógico - Algebra das Proposições - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando a sentença sempre que um motorista passar em excesso de velocidade por um radar, se o radar não estiver danificado ou desligado, o motorista levará uma multa, julgue os itens subsecutivos.
Se forem falsas as afirmações o radar estava desligado e o motorista levou uma multa, então a sentença se um motorista passou em excesso de velocidade por um radar e este não estava danificado ou desligado, então o motorista levou uma multa será verdadeira, independentemente dos valores lógicos das outras proposições simples que a compõem.
Sejam as afirmações:
– "Todo policial é forte."
– "Existem policiais altos."
Considerando que as duas afirmações são verdadeiras, então, com certeza, é correto afirmar que:
Todo policial alto não é forte.
Todo policial forte é alto.
Existem policiais baixos e fracos.
Algum policial alto não é forte.
Algum policial forte é alto.
De acordo com as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
Se, entre os 22.082 segurados do Amapá, metade tinha cartão com final de 1 a 5, 18.000 segurados ganharam até um salário mínimo e 2.000 segurados receberam acima do mínimo com cartões de final diferente de 1 a 5, então mais de 13.100 beneficiários só puderam sacar sua parcela após o dia 1.º de dezembro.
Qual a negação da proposição Algum funcionário da agência P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos?
Todo funcionário da agência P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos.
Não existe funcionário da agência P do Banco do Brasil com 20 anos.
Algum funcionário da agência P do Banco do Brasil tem mais de 20 anos.
Nenhum funcionário da agência P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos.
Nem todo funcionário da agência P do Banco do Brasil tem menos de 20 anos.
Sabendo-se que a artesã dispõe de contas pequenas brancas, pretas, azuis e laranjas e de contas grandes brancas, vermelhas, verdes, azuis e rosas, de quantos modos distintos ela pode escolher as cores das contas que irão compor um colar?
28
30
32
40
42
De acordo com as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
A negação da proposição "O cartão de Joana tem final par ou Joana não recebe acima do salário mínimo" é "O cartão de Joana tem final ímpar e Joana recebe acima do salário mínimo".
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...