Questões de Raciocínio lógico

Lista completa de Questões de Raciocínio lógico para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere que, em um órgão de inteligência, o responsável por determinado setor disponha de 20 agentes, sendo 5 especialistas em técnicas de entrevista, 8 especialistas em reconhecimento operacional e 7 especialistas em técnicas de levantamento de informações, todos com bom desempenho na tarefa de acompanhamento de investigado. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Se, para cumprir determinada missão, for necessário fazer, simultaneamente, reconhecimento operacional em 3 locais diferentes, então o responsável pelo setor terá 340 maneiras distintas de compor uma equipe da qual façam parte 3 agentes especialistas para essa missão, sendo um especialista para cada local.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que, em um órgão de inteligência, o responsável por determinado setor disponha de 20 agentes, sendo 5 especialistas em técnicas de entrevista, 8 especialistas em reconhecimento operacional e 7 especialistas em técnicas de levantamento de informações, todos com bom desempenho na tarefa de acompanhamento de investigado. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Há mais de 270 maneiras distintas de o responsável pelo setor organizar uma equipe composta por 1 especialista em entrevista, 1 em reconhecimento operacional e 1 em levantamento de informações, para determinada missão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as seguintes informações:

- hoje é dia 25 de fevereiro;

- este ano é bissexto.

Pergunta: Quantos dias já se passaram este ano?

Considerando as duas informações e a pergunta, afirma-se que

  • A.

    a primeira informação, sozinha, é suficiente para responder corretamente à pergunta e a segunda, insuficiente.

  • B.

    a segunda informação, sozinha, é suficiente para responder corretamente à pergunta e a segunda, insuficiente.

  • C.

    as duas informações, em conjunto, são suficientes para responder corretamente à pergunta e cada uma delas, sozinha, é insuficiente.

  • D.

    cada uma das informações, sozinha, é suficiente para responder corretamente à pergunta.

  • E.

    as duas informações, em conjunto, são insuficientes para responder corretamente à pergunta

Considere que, em um órgão de inteligência, o responsável por determinado setor disponha de 20 agentes, sendo 5 especialistas em técnicas de entrevista, 8 especialistas em reconhecimento operacional e 7 especialistas em técnicas de levantamento de informações, todos com bom desempenho na tarefa de acompanhamento de investigado. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Considere que uma das técnicas de acompanhamento de investigado que se desloque por uma rua retilínea consista em manter um agente no mesmo lado da via que o investigado, alguns metros atrás deste, e dois outros agentes do lado oposto da rua, um caminhando exatamente ao lado do investigado e outro, alguns metros atrás. Nessa situação, há 10 maneiras distintas de 3 agentes previamente escolhidos se organizarem durante uma missão de acompanhamento em que seja utilizada essa técnica.

  • C. Certo
  • E. Errado

É sabido que cinco nonos das pessoas que trabalham em uma repartição são solteiros, dos quais exatamente 40% são homens. Na repartição, trabalham 42 mulheres, exatamente. O número de mulheres na repartição excede em 40% o de homens que ali trabalham. Nessa situação, o percentual dos servidores da repartição que são mulheres casadas é igual a

  • A.

    25,0.

  • B.

    20,0.

  • C.

    18,0.

  • D.

    12,6.

  • E.

    11,0.

A tendência da computação distribuída aumenta a eficácia da implementação de um controle de acesso centralizado.

PORQUE

A Segurança da Informação proporcionada por meios técnicos é limitada.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que

  • A. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
  • B. as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
  • C. a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
  • D. a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
  • E. as duas afirmações são falsas.

  • A. todos os passos da derivação estão corretos.
  • B. o passo 1 da derivação está errado.
  • C. o passo 2 da derivação está errado.
  • D. o passo 3 da derivação está errado.
  • E. o passo 4 da derivação está errado.

Em um debate político, os candidatos A, B e C trocaram acusações entre si. O candidato A afirmou que B mente. O candidato B disse que A ou C mentem. O candidato C afirmou que A mente. Considerando essas informações, os símbolos lógicos anteriormente mencionados e → — que significa "se ..., então" — e  — que significa "se, e somente se" —, e as proposições: P: "Apenas A mente"; Q: "Apenas B mente" e R: "A e C mentem", assinale a opção correspondente à proposição que é valorada como verdadeira.

  • A.

    PQ

  • B.

    QR

  • C.

    ¬[P(¬Q)]

  • D.

    PR→ (PQ)

  • E.

    P (¬P)Q

  • A. nenhuma valoração de P e Q.
  • B. apenas uma valoração de P e Q.
  • C. apenas duas valorações de P e Q.
  • D. apenas três valorações de P e Q.
  • E. quatro valorações de P e Q.

Os 21 vereadores de determinada câmara municipal são filiados aos partidos A, B e C. Sabe-se que a quantidade de vereadores do partido A é igual à metade da quantidade de vereadores do partido B, e igual ao dobro da quantidade de vereadores dos partido C. Tendo como referência a situação apresentada, considerando os conectivos lógicos  — que significa "e" —,  — que significa "ou" — e ¬ — que significa "não" —, assinale a opção correta a respeito de estruturas lógicas.

  • A.

    A proposição "Se o partido A tem menos de 7 vereadores, então o partido C tem mais de 4 vereadores" é uma proposição verdadeira.

  • B.

    Considere que os números a, b e c sejam, respectivamente, as quantidades de vereadores dos partidos A, B e C. Nesse caso, é correto afirmar que a proposição "Se os partidos A B e C congregam os 21 vereadores no município, então existe algum triângulo cujos lados medem a cm, b cm e c cm" é verdadeira.

  • C.

    Considere as seguintes proposições:

    P: "O partido B possui o dobro de vereadores do partido A";Q: "O partido B possui mais do triplo de vereadores do partido C".

    Nesse caso, a proposição PQ é falsa.

  • D.

    Considere as seguintes proposições:

    P: "O partido B possui o dobro de vereadores do partido A"; Q: "O partido B possui metade da quantidade de vereadores do partido C".

    Nesse caso, a proposição ¬(PQ) é verdadeira.

  • E.

    A proposição "Se o partido A tem 8 vereadores, então o partido C tem 4 vereadores" é uma proposição verdadeira.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...