Questões de Raciocínio lógico

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Numa reunião de ex-alunos de um colégio havia cem pessoas. Cada uma dessas pessoas ou era pós-graduada ou era simplesmente graduada. Além disso, há informações sobre os seguintes fatos: pelo menos uma dessas pessoas era pós-graduada; dadas quaisquer duas dessas pessoas, pelo menos uma das duas era simplesmente graduada. Qual o número de pessoas pós-graduadas na referida reunião?

  • A. 1
  • B. 49
  • C. 50
  • D. 51
  • E. 99

Texto para os itens de 145 a 150

 Teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas em que jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Nas últimas décadas do século XX, a teoria dos jogos despertou a atenção da ciência da computação, que depois propagou esse interesse para outras áreas do conhecimento, tais como ciência política, economia, ética, filosofia, física, química, inteligência artificial e cibernética. Tome-se como exemplo os jogos estáticos de informação completa, tais como o clássico dilema dos prisioneiros, no qual interesses próprios e racionais de determinado indivíduo podem prejudicar outros indivíduos. Nesse jogo, dois criminosos (A e B) capturados pela polícia e mantidos em celas separadas são interrogados isoladamente para que um possa acusar o outro. O inspetor encarregado das investigações tem provas suficientes apenas para condená-los por um crime leve, mas suspeita que ambos tenham cometido delito mais grave. No intuito de levá-los à confissão, o inspetor propõe a cada um deles uma pena mais branda em troca de auxílio à justiça, que consiste na delação do outro comparsa, o qual arca, caso permaneça calado, com a pena máxima. Nesse caso, são estabelecidas as seguintes regras de punição: se nenhum dos dois confessar, não se comprova o crime e ambos ficam presos por dois anos; se um deles confessar, comprova-se o crime e ambos são condenados à pena de dez anos de detenção, embora aquele que tenha confessado receba perdão parcial e tenha de cumprir apenas um ano de prisão; se os dois confessarem, o perdão é menor e ambos ficam presos por cinco anos. Assume-se, nas regras, que a confissão significa denunciar o companheiro e o silêncio, a cooperação entre eles.

Considerando a situação do jogo descrito no texto e que este ocorra apenas em uma iteração, julgue os itens seguintes.

Equilíbrio de Nash representa uma situação em que nenhum jogador pode melhorar a sua situação sem conhecer a estratégia seguida pelo jogador adversário

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto para os itens de 145 a 150

 Teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas em que jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Nas últimas décadas do século XX, a teoria dos jogos despertou a atenção da ciência da computação, que depois propagou esse interesse para outras áreas do conhecimento, tais como ciência política, economia, ética, filosofia, física, química, inteligência artificial e cibernética. Tome-se como exemplo os jogos estáticos de informação completa, tais como o clássico dilema dos prisioneiros, no qual interesses próprios e racionais de determinado indivíduo podem prejudicar outros indivíduos. Nesse jogo, dois criminosos (A e B) capturados pela polícia e mantidos em celas separadas são interrogados isoladamente para que um possa acusar o outro. O inspetor encarregado das investigações tem provas suficientes apenas para condená-los por um crime leve, mas suspeita que ambos tenham cometido delito mais grave. No intuito de levá-los à confissão, o inspetor propõe a cada um deles uma pena mais branda em troca de auxílio à justiça, que consiste na delação do outro comparsa, o qual arca, caso permaneça calado, com a pena máxima. Nesse caso, são estabelecidas as seguintes regras de punição: se nenhum dos dois confessar, não se comprova o crime e ambos ficam presos por dois anos; se um deles confessar, comprova-se o crime e ambos são condenados à pena de dez anos de detenção, embora aquele que tenha confessado receba perdão parcial e tenha de cumprir apenas um ano de prisão; se os dois confessarem, o perdão é menor e ambos ficam presos por cinco anos. Assume-se, nas regras, que a confissão significa denunciar o companheiro e o silêncio, a cooperação entre eles.

Considerando a situação do jogo descrito no texto e que este ocorra apenas em uma iteração, julgue os itens seguintes.

No caso dos jogos estáticos ou de movimentos simultâneos, os agentes escolhem as estratégias individualmente e, a seguir, decidem que ações devem desenvolver simultaneamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na questão de número 20 são-lhe dadas algumas informações e solicitado que responda à pergunta utilizando os fatos conforme lhe foram apresentados. Assinale apenas uma resposta correta.

Considere que numa vila de casas o Sr. José reside depois do Sr.Fernando e antes do Sr. Osvaldo. O Sr. João reside depois do Sr. Osvaldo e antes do Sr. Carlos. Assim sendo, é correto afirmar que:

  • A.

    as casas dos Srs. José e João estão localizadas antes da casa do Sr. Fernando.

  • B.

    as casas dos Srs. José e João estão localizadas entre as casas dos Srs. Fernando e Carlos.

  • C.

    as casas dos Srs. João e Carlos estão localizadas antes da casa do Sr. José.

  • D.

    as casas dos Srs. José e Carlos estão localizadas entre as casas dos Srs. Fernando e João.

Uma dedução é uma seqüência finita de proposições, em que algumas das proposições são assumidas como verdadeiras e, a partir delas, a seqüência é acrescida de novas proposições sempre verdadeiras. A última proposição que se acrescenta é chamada conclusão. A partir das informações acima, julgue os itens a seguir.

Considere que duas gêmeas idênticas - Bella e Linda - tenham sido acusadas de se fazerem passar uma pela outra. Considere ainda que uma delas sempre minta e que a outra seja sempre honesta. Supondo que Bella tenha confessado: "Pelo menos uma de nós mente", então está correto concluir que a gêmea honesta é Linda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma proposição é uma afirmação que pode ser julgada como verdadeira (V) ou falsa (F), mas não como ambas. As proposições são simbolizadas por letras maiúsculas do alfabeto, como A, B, C etc., que podem ser conectadas por símbolos lógicos. A expressão A→B é uma proposição lida como "A implica B", ou "A somente se B", ou "A é condição suficiente para B", ou "B é condição necessária para A", entre outras. A valoração de A→B é F quando A é V e B é F, e nos demais casos é V. A expressão ¬A é uma proposição lida como "não A" e tem valoração V quando A é F, e tem valoração F quando A é V. Uma seqüência de 3 proposições da forma A, A→B, B constitui um argumento válido porque sempre que A e A→B, chamadas premissas, tiverem valorações V, então a valoração de B, chamada conclusão, será obrigatoriamente V. A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir.

Simbolizando-se adequadamente, é correto concluir que a seqüência formada pelas três proposições abaixo constitui um argumento válido. Premissas:

1. A PETROBRAS patrocinar o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) é condição suficiente para que o COB promova maior número de eventos esportivos.

2. O COB promove maior número de eventos esportivos.

Conclusão:

3. A PETROBRAS patrocina o COB.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Se os persas tivessem vencido a batalha de Maratona, a Civilização Helenística teria se antecipado de dois séculos". Uma argumentação como essa é do tipo:

  • A.

    causal;

  • B.

    compreensivo;

  • C.

    contrafactual;

  • D.

    ideal;

  • E.

    endopático.

A probabilidade de que não chova no feriado é de 40% e a de que não ocorra congestionamento é de 30%. A probabilidade de que chova e ocorra congestionamento é de 80%; então, a probabilidade de que chova ou de que ocorra congestionamento é

  • A.

    100%.

  • B.

    90%.

  • C.

    70%.

  • D.

    50%.

  • E.

    30%.

Considere as seguintes estratégias.

 

Nesse caso, o equilíbrio cooperativo conduziria a uma estratégia diferente da dominante e ambos seriam punidos com 10 anos de cadeia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Numa copiadora, há 4 máquinas responsáveis por toda a produção diária. A máquina A produz 20% do total das cópias do dia, a máquina B, 30%, a máquina C, 24% e a máquina D, 26%. A porcentagem de cópias defeituosas produzidas pelas máquinas A, B, C e D são, respectivamente: 1%, 2%, 1,5% e 2%. Ao final de um dia cuja produção foi de 50 000 cópias, uma cópia escolhida ao acaso apresentou defeito. A probabilidade de essa cópia ter sido produzida pela máquina B ou C é

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

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