Questões de Raciocínio lógico da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Raciocínio lógico da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:

  • 100 podem lecionar Matemática; 
  •  90 podem lecionar Física;
  • 100 podem lecionar Informática;
  • 35 podem lecionar apenas Informática;
  • 25 podem lecionar apenas Matemática e Física; 
  •  25 podem lecionar apenas Física e Informática;
  • 10 podem lecionar Matemática, Física e Informática.

Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar

uma disciplina que não seja Matemática, Informática ou Física é igual a 0,62.

  • C. Certo
  • E. Errado

Roberta, Rejane e Renata são servidoras de um mesmo órgão público do Poder Executivo Federal. Em um treinamento, ao lidar com certa situação, observou-se que cada uma delas tomou uma das seguintes atitudes:

A1: deixou de utilizar avanços técnicos e científicos que estavam ao seu alcance;

A2: alterou texto de documento oficial que deveria apenas ser encaminhado para providências;

 A3: buscou evitar situações procrastinatórias.

 Cada uma dessas atitudes, que pode ou não estar de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (CEP), foi tomada por exatamente uma das servidoras. Além disso, sabe-se que a servidora Renata tomou a atitude A3 e que a servidora Roberta não tomou a atitude A1. Essas informações estão contempladas na tabela a seguir, em que cada célula, correspondente ao cruzamento de uma linha com uma coluna, foi preenchida com V (verdadeiro) no caso de a servidora listada na linha ter tomado a atitude representada na coluna, ou com F (falso), caso contrário.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

A atitude adotada por Roberta ao lidar com documento oficial fere o CEP.

  • C. Certo
  • E. Errado

A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:

  • 100 podem lecionar Matemática; 
  •  90 podem lecionar Física;
  • 100 podem lecionar Informática;
  • 35 podem lecionar apenas Informática;
  • 25 podem lecionar apenas Matemática e Física; 
  •  25 podem lecionar apenas Física e Informática;
  • 10 podem lecionar Matemática, Física e Informática.

Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar

somente Física é igual a 0,1.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um quadrado é denominado quadrado mágico quando a soma dos números que aparecem nas suas linhas, ou nas suas colunas, ou também nas suas diagonais, resulta sempre o mesmo valor. Acerca dessa definição, julgue o item que se segue.

É correto afirmar que se pode completar o quadrado abaixo de modo a obter um quadrado mágico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentro da estrutura organizacional do TCU, o colegiado mais importante é o Plenário, que é composto por 9 ministros, 2 auditores e 7 procuradores. A ele, seguem-se as 1.ª e 2.ª Câmaras, compostas, respectivamente, por 3 ministros, 1 auditor e 1 procurador, escolhidos entre os membros que compõe o Plenário do TCU, sendo que as duas câmaras não têm membros em comum. Considerando que, para a composição das duas câmaras, todos os ministros, auditores e procuradores que compõem o Plenário possam ser escolhidos, e que a escolha seja feita de maneira aleatória, julgue os itens seguintes.

Considere que as duas Câmaras tenham sido formadas. Nessa situação, a probabilidade de um ministro, membro do Plenário, selecionado ao acaso, fazer parte de uma das duas câmaras é superior a 0,7.

  • C. Certo
  • E. Errado

A secretaria de educação de um município tem 500 professores de ensino médio cadastrados. A respeito desses professores, sabe-se que:

  • 100 podem lecionar Matemática; 
  •  90 podem lecionar Física;
  • 100 podem lecionar Informática;
  • 35 podem lecionar apenas Informática;
  • 25 podem lecionar apenas Matemática e Física; 
  •  25 podem lecionar apenas Física e Informática;
  • 10 podem lecionar Matemática, Física e Informática.

Nessa situação, escolhendo-se um desses professores ao acaso, a probabilidade de ele lecionar

somente Matemática é igual a 0,07.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A partir das definições apresentadas no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Considere que Sara, Mara e Lara pratiquem ou alpinismo, ou judô ou ciclismo, não necessariamente nessa ordem. Uma delas é brasileira, outra é espanhola e a outra é portuguesa. Sabe-se que Mara é a alpinista, Lara não é a ciclista, que a ciclista é portuguesa e que a judoca não é brasileira. Nessa situação, conclui-se que Lara é espanhola, Mara é brasileira e Sara é portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentro da estrutura organizacional do TCU, o colegiado mais importante é o Plenário, que é composto por 9 ministros, 2 auditores e 7 procuradores. A ele, seguem-se as 1.ª e 2.ª Câmaras, compostas, respectivamente, por 3 ministros, 1 auditor e 1 procurador, escolhidos entre os membros que compõe o Plenário do TCU, sendo que as duas câmaras não têm membros em comum. Considerando que, para a composição das duas câmaras, todos os ministros, auditores e procuradores que compõem o Plenário possam ser escolhidos, e que a escolha seja feita de maneira aleatória, julgue os itens seguintes.

Considere que as duas Câmaras tenham sido formadas. Nesse caso, a probabilidade de um procurador, membro do Plenário, selecionado ao acaso, fazer parte da 2.ª Câmara, sabendo-se que ele não faz parte da 1.ª Câmara, é superior a 0,15.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que A e B sejam dois subconjuntos não vazios de um conjunto X. Com relação a operações com conjuntos, julgue os itens seguintes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere que tenham sido recolhidas para análise amostras de óleo de quatro campos petrolíferos da bacia de Campos, na seguinte proporção: 5 amostras do campo de Albacora, 10 do campo de Marlim, 7 do campo de Espadarte e 8 amostras do campo de Barracuda. Considere, também, que, durante o procedimento de análise, as amostras tenham sido selecionadas de maneira aleatória, entre as 30 amostras anteriormente mencionadas. Com base nessas informações, julgue os itens subseqüentes.

A probabilidade de uma amostra selecionada ao acaso não ser proveniente do campo de Barracuda é superior a  3/4.

  • C. Certo
  • E. Errado
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