Lista completa de Questões de Relações Internacionais do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A política cambial está, fundamentalmente, baseada na administração da taxa (ou taxas de câmbio e no controle das operações cambiais; embora indiretamente ligada à política monetária, destaca-se desta por atuar mais diretamente sobre todas as variáveis relacionadas às transações econômicas do País com o exterior.
Acerca do conceito e/ou política cambial, assinale, nas opções abaixo, a afirmativa incorreta.A demanda de divisas é constituída por importadores que necessitam de moedas estrangeiras para efetuar suas compras.
A taxa de câmbio é o preço de uma moeda em termos de outra.
Os ofertantes de divisas são exatamente os exportadores que receberam, em troca de suas vendas, moedas estrangeiras que não poderão ser usadas no país.
A curva de demanda de exportações é crescente em relação ao preço ou à taxa de câmbio.
Quanto maior a taxa de câmbio, maior o volume que as empresas desejam exportar.
A Teoria da Concorrência Monopolítica não tem o seguinte pressuposto:
Se há comércio intra-indústria, um país pode produzir todos os bens.
Existência de diferenciação de produtos.
Existência de economias de escala.
Existência de importante comércio intra-indústria.
Existência de um grande número de firmas produzindo bens diferenciados.
1958. O Brasil vive o auge da euforia desenvolvimentista. Amplia a infra-estrutura econômica, industrializa-se rapidamente, urbaniza-se, constrói nova capital, cresce aceleradamente. Estados Unidos e União Soviética disputam poder e espaço no mundo. Acirradamente. É a Guerra Fria. Capitalismo versus socialismo. Disputa de áreas de influência, política americana de contenção do expansionismo soviético. Em Cuba, a guerra de guerrilhas de Fidel Castro desestabiliza a desgastada ditadura de Fulgencio Batista, que cai no início de 1959. As questões político-ideológicas fervilham nos empobrecidos América Latina e Caribe. Em Washington, a região é vista como uma área de chasse gardée dos americanos. Na prática, o pan-americanismo está hibernado. Projetos como o da criação do banco regional não encontram espaço.
Os Estados Unidos consideram suficiente o seguinte tripé:GATT, FMI, Banco Mundial
BID, BIRD e CFI
CFI, OEA, GATT
FMI, Banco Mundial e Eximbank
UNCTAD, GATT e FMI
Relações de Intercâmbio são uma relação entre os preços pelos quais um país vende suas exportações e os preços que tem de pagar pelas suas importações. São Tipos de Relações de Intercâmbio (de Troca) todas as abaixo, exceto:
Relações Líquidas
Relações-Utilidade
Relações de Produção
Relações Fatoriais Simples
Relações de Custo Real
Não constitui prática considerada restritiva por Empresas (privadas ou públicas):
fixar preço e condições de compra, venda ou leasing de qualquer produto
impor limites de produção
excluir empresas ou dividir mercados ou alocar clientes
discriminar contra empresas
permitir o desenvolvimento de tecnologias patenteadas em outro país
Leia com atenção as frases abaixo:
"Vendas no estrangeiro de bens e serviços produzidos em um país". "Entrada de mercadorias e serviços estrangeiros em um país". "Retorno a um país de mercadorias de sua produção, anteriormente remetidas a um segundo país, após maior ou menor grau de transformação realizada por este último". "Entrada de mercadorias em um determinado país, produzidas em outro, com a finalidade de serem posteriormente vendidas ao exterior, com ou sem transformação". "Remessa de bens de uma região para outra dentro do mesmo país." Os conceitos acima mencionados referem-se respectivamente a :reexportação, exportação interna, exportação, importação, reimportação
exportação, importação, reimportação, reexportação, exportação interna
reimportação, reexportação, exportação interna, exportação e importação
Importação, reimportação, reexportação, exportação interna e exportação
exportação interna, exportação, importação, reimportação, reexportação
Acerca do Dumping não é correto afirmar:
Caso não haja a venda de produto similar no mercado doméstico, deve-se comparar com vendas de produtos similares em outros mercados.
Para uma medida anti-dumping ser adotada é preciso que haja uma investigação de acordo com o Acordo Anti-Dumping.
O GATT e a OMC não proíbem práticas de dumping se elas forem voltadas para o mercado interno.
Um produto é exportado com preço de dumping se é introduzido no comércio exterior de outro país por um valor inferior ao vendido no mercado doméstico.
Os custos devem ser calculados com base no registro do país importador do bem.
A transnacionalização é um fenômeno distinto que, sutilmente, relega a internacionalização comercial quase a um segundo plano. Este fenômeno começou a ser percebido a meados dos anos sessenta, quando o valor da produção das subsidiárias dos grandes conglomerados industriais no estrangeiro começou a superar o valor do comércio internacional. O auge da inversão estrangeira direta, que alentou a instalação destas sucursais, deveu-se a múltiplos fatores: a reconstrução e recuperação de um mundo destruído pela guerra, o descobrimento da possibilidade de dividir o ciclo produtivo de maneira muito mais fina do que no passado e a compreensão de que era possível ter acesso às vantagens comparativas (relativas) peculiares que ofereciam os diversos países e regiões do mundo.
O grande mérito de um economista foi mostrar que o comércio também seria proveitoso para dois países, mesmo que um deles tivesse vantagem absoluta sobre o outro na produção de todas as mercadorias; mas sua vantagem seria maior em alguns produtos do que em outros. O economista em questão foi:Adam Smith
Stephen Kanitz
Keneth Galbraith
Karl Max
David Ricardo
A internacionalização sempre existiu, ou pelo menos existe desde o início da idade moderna quando surgiram os estados nacionais. Um dos atributos essenciais dos estados é manter relações com outros estados. Fatores de ordem natural fazem com que alguns países tenham possibilidade de produzir determinados artigos, enquanto outros não o podem. Em conseqüência, tornar-se-á mais vantajoso para os países ou regiões aplicar o princípio da divisão do trabalho, especializando-se nas atividades produtivas para as quais se encontrarem mais aptos e permutar os produtos entre si. Baseando-se nos critérios adotados por Killough (1960:3-10), podemos afirmar que as diferenças entre o comércio interno e o comércio internacional são devidas principalmente a:
mobilidade dos fatores de produção, especialmente com relação ao fator trabalho, longas distâncias, variações de ordem jurídica e política, movimentos migratórios, volatilidade de capitais, existência de barreiras aduaneiras a outras restrições.
relações do valor do trabalho, idioma, não- existência de barreiras aduaneiras, longas distâncias, variações de ordem monetária e variações de ordem legal.
variações de ordem jurídica, amizade entre as partes diplomáticas, variações no grau de mobilidade dos fatores de produção, natureza do mercado, existência de barreiras aduaneiras a outras restrições, variações de ordem monetária e longas distâncias.
variações no grau de mobilidade dos fatores de produção, natureza do mercado, existência de barreiras aduaneiras a outras restrições, longas distâncias, variações de ordem monetária e variações de ordem legal.
especialização profissional, associações, costumes e legislação imigratória, existência de barreiras aduaneiras a outras restrições, variações de ordem monetária, variações de ordem legal e longas distâncias.
A Teoria de Vantagens Absolutas afirma em quais condições determinado produto ou serviço poderia ser oferecido com:
preços de custo inferiores aos do concorrente.
preços de aquisição inferiores aos do concorrente.
preço final (CIF) inferiores aos do concorrente.
custo de oportunidade maior que as do concorrente.
menor eficiência que os do concorrente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...