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Sob o padrão ouro, o ajuste do balanço de pagamentos procedia-se:
de forma automática, mediante o aumento da oferta monetária quando da diminuição das reservas de ouro ocasionada pelo aumento das exportações.
de forma automática, mediante a contração da base monetária quando do aumento das reservas de ouro ocasionado pelo crescimento das exportações e dos preços.
por meio de correções regulares do valor do câmbio definidas segundo o comportamento da balança comercial.
de forma automática, em decorrência das transferências de ouro e dos impactos destas sobre a oferta monetária, os preços e o poder de concorrência.
por meio de correções regulares do valor da moeda determinadas em função do comportamento dos preços no mercado doméstico e da balança comercial.
No balanço de pagamentos brasileiro, as rendas auferidas com a realização de investimentos e com a remuneração de empréstimos e aplicações financeiras no exterior são registradas:
com sinal positivo na rubrica Serviços da conta de transações correntes.
com sinal negativo na rubrica de operações de longo prazo da conta de capitais.
com sinal positivo na rubrica transferências unilaterais da conta de transacões correntes.
com sinal positivo na rubrica de operações de curto prazo da conta de capitais.
com sinal negativo na rubrica de operações de curto prazo da conta de capitais.
O registro da venda de uma mercadoria ao exterior é registrada no balanço de pagamentos:
com o valor FOB (free on board) como crédito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e o mesmo valor como débito na rubrica Longo Prazo da conta de capitais.
com o valor FOB (free on board) como débito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e como crédito na rubrica Longo Prazo conta de capitais.
com o valor CIF (cost, insurance and freight) como crédito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e o valor FOB (free on board) como débito na rubrica Curto Prazo conta de capitais.
com o valor CIF (cost, insurance and freight) como débito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e o mesmo valor como crédito na rubrica Longo Prazo da conta de capitais.
com valor FOB (free on board) como crédito na rubrica Mercadorias da conta de transações correntes e como débito na rubrica Curto Prazo da conta de capitais.
O Mercado Comum do Sul e a Comunidade Andina (CAN) estão negociando a formação de uma área de livre comércio entre ambos blocos subregionais. Se comparada ao Mercosul, é correto afirmar sobre a Comunidade Andina que:
possui objetivos diferentes, alcançou nível de integração comercial mais profundo e seu arcabouço institucional é mais avançado.
possui objetivos diferentes, alcançou nível de integração comercial menos profundo e seu arcabouço institucional é menos avançado.
seus objetivos, o nível de integração comercial alcançado e seu arcabouço institucional são semelhantes.
possui objetivos semelhantes, alcançou o mesmo nível de integração econômica e possui arcabouço institucional mais avançado.
possui objetivos semelhantes, alcançou nível de integração econômica mais profundo e possui arcabouço institucional mais avançado.
A partir de dezembro de 1994, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) instituiu uma área de livre comércio e uma união aduaneira que ainda carecem de aperfeiçoamento. São medidas necessárias para tal fim:
eliminar barreiras não-tarifárias ainda existentes, promover a liberalização dos fluxos de capital e de serviços e coordenar políticas macroeconômicas.
aplicar integralmente o Programa de Liberalização Comercial, estabelecer regras de origem e incorporar produtos mantidos em listas de exceções à Tarifa Externa Comum.
aperfeiçoar o sistema de salvaguardas intra- Mercosul, implementar um regime de compras governamentais e introduzir mecanismo de salvaguardas comerciais.
liberalizar o comércio de serviços, coordenar políticas macroeconômicas e estabelecer a livre circulação de capital e mão-de-obra.
eliminar barreiras não-tarifárias ainda existentes, promover a liberalização do comércio de serviços e a incorporar à tarifa externa comum produtos mantidos à margem da mesma.
A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi estabelecida em 1980, sucedendo à Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC). Ao longo de pouco mais de duas décadas de funcionamento, a ALADI logrou estabelecer:
uma área de preferências tarifárias alcançando a totalidade dos países-membro.
uma área de livre comércio que alcança apenas o comércio de bens e da qual participam todos os países-membro.
uma união aduaneira da qual participam todos os países-membro, exceto Cuba.
um mercado comum com várias disciplinas ainda por serem aperfeiçoadas, do qual tomam parte apenas os países que integram iniciativas sub-regionais de integração, a exemplo do Mercado Comum do Sul (Mercosul)
uma união econômica que envolve apenas os países de maior desenvolvimento relativo pertencentes à Associação.
Segundo as teorias de integração econômica, a liberalização do comércio entre um número restrito de países produz efeitos comerciais e econômicos que permitem avaliar o desempenho, desde o ponto de vista da eficiência econômica, dos acordos regionais. A esse respeito, é correto afirmar que a integração regional é economicamente benéfica se:
preponderar o desvio de comércio e os efeitos estáticos.
os efeitos estáticos suplantarem os efeitos dinâmicos.
ocorrerem efeitos dinâmicos, independentemente dos efeitos sobre o comércio.
prevalecer a criação sobre o desvio de comércio e ocorrerem efeitos dinâmicos.
houver criação de comércio somente.
Na Organização Mundial do Comércio (OMC), o tratamento de temas relativos à simplificação de trâmites aduaneiros ocorre no âmbito das negociações sobre:
obstáculos técnicos ao comércio.
acesso a mercados.
medidas de facilitação de comércio.
subvenções e direitos compensatórios.
defesa da concorrência.
Sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), é correto afirmar que:
é uma conferência convocada a cada quatro anos pela Assembléia Geral das Nações Unidas, assistida por todos os seus membros, para discutir questões relacionadas ao comércio e aos investimentos sob a perspectiva dos interesses dos países em desenvolvimento.
é um fórum constituído pelos países da Organização Econômica de Cooperação e Desenvolvimento (OECD) no âmbito da Assembléia Geral das Nações Unidas para coordenar políticas relacionadas ao comércio com os países em desenvolvimento.
é um organismo intergovernamental vinculado à Assembléia Geral das Nações Unidas voltada para o tratamento de questões relacionadas à promoção do desenvolvimento econômico e seus vínculos com o comércio, as finanças e os investimentos internacionais.
é uma conferência de caráter permanente integrada pelos países membro da Organização das Nações Unidas com o propósito de discutir questões comerciais e os entraves ao desenvolvimento dos países de menor desenvolvimento relativo.
é um fórum permanente de consulta e de negociações comerciais, constituído por países em desenvolvimento no contexto da Assembléia Geral das Nações Unidas.
O sistema multilateral de comércio, conformado pela Organização Mundial de Comércio (OMC), está amparado em um conjunto de acordos em que se definem normas e compromissos dos países quanto à progressiva liberalização do comércio internacional. Sobre tais acordos, é correto afirmar-se que:
abrangem o comércio de bens e de serviços e compromissos relacionados a investimentos.
abrangem o comércio de bens e de serviços e compromissos em matéria de propriedade intelectual.
são conhecidos como Acordos Plurilaterais, por envolver a totalidade dos membros da OMC e abrangem o comércio de bens e de serviços.
embora conhecidos como Acordos Plurilaterais, não são necessariamente firmados por todos os membros da OMC.
são conhecidos como Acordos Plurilaterais e abrangem o comércio de bens, serviços e compromissos em matéria de propriedade intelectual.
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