Lista completa de Questões de Relações Internacionais do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A volatilidade dos capitais tem sido apontada como um dos principais fatores a explicar as crises financeiras que vêm ocorrendo regularmente, em diferentes partes do mundo, desde meados dos anos noventa. Entre as dificuldades de ordem econômica induzidas pelos capitais voláteis estão:
alta dos preços e pressões sobre o câmbio.
depreciação do valor dos títulos oficiais e aumento da dívida externa.
instabilidade cambial e maiores oscilações dos preços de ativos financeiros.
desaceleração econômica e aumento da dívida externa.
retração dos investimentos e aumento do déficit público.
Sobre o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), é correto afirmar que:
foi criado após a Segunda Guerra Mundial para auxiliar os países da Europa Ocidental e Central que foram devastados pela guerra.
foi criado em seguida à Segunda Guerra Mundial e representou, ao lado do Fundo Monetário Internacional e do Acordo Geral sobre Comércio e Tarifas (GATT), um dos pilares fundamentais do Sistema de Bretton Woods.
foi criado para apoiar o desenvolvimento dos países que se tornaram independentes com o desmoronamento da ex-União Soviética e com a divisão da ex-Iuguslávia e da ex- Thecoslováquia.
é instituição européia criada no final dos anos sessenta para apoiar e estimular laços econômicos entre os países da Europa Ocidental e suas ex-colônias na África e na América Latina.
foi criado para auxiliar os países da Europa Central e Oriental em sua transição para economias de mercado no início dos anos noventa.
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma instituição regional que provê recursos para o financiamento de projetos de desenvolvimento na América Latina e no Caribe. São aptos a receber recursos do BID, sob a forma de empréstimos e assistência técnica:
governos nos diferentes níveis, instituições públicas autônomas, organizações da sociedade civil com aval do governo, empresas privadas e outros bancos e organismos regionais latino-americanos de financiamento do desenvolvimento.
somente governos nos diferentes níveis e instituições públicas autônomas.
governos nos diferentes níveis, organizações da sociedade civil, empresas privadas e bancos comerciais e de investimento atuando na América Latina e no Caribe.
somente instituições públicas autônomas, organizações da sociedade civil com aval do governo e outros organismos regionais latinoamericanos de financiamento do desenvolvimento.
governos nos diferentes níveis, organizações da sociedade civil e bancos comerciais e de investimento atuando na América Latina e no Caribe.
A atividade bancária internacional aumentou expressivamente nas últimas décadas, contribuindo para tornar o sistema financeiro cada vez mais complexo e diversificado. Sobre as atividades e a atuação dos bancos no contexto do sistema financeiro privado é correto afirmar-se que:
observa-se crescente segmentação e diferenciação de atividades e do espaço de atuação entre bancos comerciais e bancos de investimento.
observa-se que as atividades dos bancos de investimento tornaram-se mais restritas face ao advento dos bancos múltiplos que passaram a atuar na subscrição de títulos, ações e de instrumentos de dívida.
face à impossibilidade de atuarem internacionalmente no segmento próprio dos bancos de investimentos, os bancos comerciais viram-se forçados a buscar economias de escala mediante um intenso processo de fusões e aquisições para manterem-se competitivos em escala global.
a maior participação dos bancos de investimentos na negociação de divisas, principalmente de euromoedas, foi um desdobramento de sua atuação no financiamento de exportações e de importações e na montagem de empréstimos envolvendo euromoedas.
a corretagem envolvendo euromoedas, a montagem e a participação em empréstimos consorciados e a criação e negociação de novos instrumentos financeiros tornaram-se, por sua especificidade, atividades exclusivas dos bancos comerciais.
O exame da evolução e das tendências da economia mundial, das políticas relacionadas aos acordos regionais e do funcionamento das economias nacionais constitui atividade que o Fundo Monetário Internacional (FMI) desenvolve fundamentalmente com o objetivo de:
definir critérios e condições para a concessão de empréstimos aos países-membro e estabelecer diretrizes de política econômica que os mesmos devam seguir para corrigir desequilíbrios do balanço de pagamentos.
prestar assistência financeira e técnica aos países-membro na implementação de reformas econômicas e no fortalecimento do sistema financeiro.
supervisionar o funcionamento da economia mundial e prestar assessoria aos paísesmembro em matéria de políticas econômicas.
propor aos governos dos países-membro medidas de ajuste interno que facilitem a correção de desequilíbrios da balança comercial.
coordenar ações com os governos dos países- membro para o enfrentamento conjunto de crises no sistema financeiro internacional e dos ciclos recessivos de alcance global, regional e nacional.
Na Argentina, o abandono do regime cambial praticado ao longo dos anos noventa e as medidas no campo financeiro que se seguiram produziram graves problemas econômicos, entre os quais:
déficits comerciais, evasão de divisas e a falência do sistema financeiro.
retração da demanda por dólares norteamericanos, apreciação cambial e aumento da inflação.
déficits comerciais, falta de liquidez no sistema financeiro e aumento dos preços.
aumento da demanda por dólares norteamericanos, acentuada depreciação do câmbio e forte aumento da inflação.
acentuada queda da receita das exportações, aumento da inflação e aprofundamento da recessão econômica.
Sobre variações das taxas de câmbio no contexto do sistema de Bretton Woods é correto afirmar-se que:
resultavam de alterações do valor do dólar norte-americano associadas aos níveis das reservas de ouro do Tesouro dos Estados Unidos.
eram permitidas em margens muito estreitas e associavam-se aos pontos do ouro, tal como praticadas anteriormente sob o padrãoouro, e à eventual necessidade de correção de graves desequilíbrios nas contas externas.
ocorriam automaticamente quando se alterava a paridade do poder de compra entre quaisquer pares de moedas.
não eram permitidas, uma vez que o valor das moedas estava definido em termos de uma quantidade de dólar norte-americano e o valor deste correspondia a uma quantia fixa de ouro, o que propiciou estabilidade cambial até a ruptura do sistema no início dos anos setenta.
ocorriam em razão da relação entre taxas de juros e preços internos, de um lado, e as taxas de juros internacionais e a inflação mundial, de outro, permitindo o ajuste automático entre os setores interno e externo das economias.
Em um regime de câmbio flutuante, a formação da taxa de câmbio responde a diferentes fatores relacionados ao funcionamento das economias nacionais e da economia internacional. Entre esses fatores, incidem de forma direta na formação da taxa de câmbio:
a relação entre os preços domésticos e as taxas de juros internacionais.
a relação entre a demanda monetária agregada e o nível de reservas internacionais do país.
a oferta monetária do país, a relação entre a oferta e a demanda por moeda estrangeira e a relação entre taxas de juros domésticas e taxas de juros internacionais.
o produto interno, a oferta monetária doméstica e a demanda externa pela moeda nacional.
os desequilíbrios da conta de transações correntes e o comportamento da produção e das taxas de juros no mercado doméstico.
A operação cambial que possibilita aos investidores protegerem-se, por tempo determinado, de eventuais perdas ocasionadas por variações do câmbio, e também empregada para obter recursos em moeda estrangeira a serem usados para financiar exportações, realizar aplicações ou investimentos, envolvendo a compra ou venda de câmbio pronto contra a compra ou venda simultânea de câmbio futuro denomina-se:
swap
dual pricing
arbitragem de dois pontos
especulação cambial
arbitragem de três pontos
A moeda cumpre funções essenciais ao funcionamento das economias. Entre essas, destacam-se:
evitar riscos financeiros, intermediar transações comerciais e financeiras e nominar preços de bens, serviços e de outros ativos financeiros.
servir como meio de pagamento, servir como unidade de conta e como reserva de valor.
prover lastro a outros ativos, nominar preços de bens e serviços e intermediar transações comerciais e financeiras.
servir como reserva de valor, prover poder de compra e lastrear outros ativos monetários e financeiros.
assegurar a liquidez de outros ativos financeiros, servir como meio de pagamento e fornecer parâmetro para a determinação do valor de bens, serviços e de outros ativos monetários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...