Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale com Verdadeiro (V) ou Falso (F) cada uma das afirmações a seguir sobre o planejamento e organização de eventos e cerimônias:

 ( ) O convite deve ser objetivo e preciso constando as principais informações: quem convida, para que convida, data, horário, local e traje. Indica-se que sejam entregues com, no mínimo, dez dias de antecedência.

( ) O check list é uma lista de providências que o profissional de eventos prepara antecipadamente para facilitar o trabalho e evitar o esquecimento.

( ) O mestre de cerimônia deve redigir e narrar o script (pauta da cerimônia) e elaborar cartões com os nomes das autoridades presentes que deverão ser citados pelo presidente da solenidade.

( ) O mestre de cerimônia deve estar envolvido em todas as etapas de uma cerimônia. Deve estar atento ao momento em que deve deixar a tribuna e realizar, ele mesmo, a operação do som.

( ) O mestre de cerimônia também orienta a recepcionista do palco sobre a ordem correta quanto à formação e atendimento à mesa.

De cima para baixo, a sequência correta é:

  • A.

    V, V, V, F, F

  • B.

    V, F, V, F, V

  • C.

    V, V, V, F, V

  • D.

    V, V, V, V, V

  • E.

    V, V, F, V, V

Associe a 1ª coluna com a 2ª para descrever os tipos de serviços de alimentos e bebidas que vão estar relacionados com eventos.

1. Banquete

2. Chá

3. Coquetel

4. Coffee break

5. Café da manhã

( ) Pequeno lanche servido durante o intervalo de reuniões. Os menus mais usuais incluem café, chá, água, leite, petit fours.

( ) Evento festivo com ritual especifico para disposição das mesas, louças, talheres e copos. Semelhante às etapas de uma jantar, pode apresentar número maior de peças e detalhes no serviço.

( ) Serviço normalmente realizado à tarde possui cardápio com charme especial. O Earl grey, darjeeling, irish breakfast normalmente estão presentes no menu.

( ) Podendo ser servido em hotéis, também oferece boa opção de acompanhamento de eventos e reuniões. Buffet matinal farto de iguarias diversas que pode anteceder reuniões de negócios ou ser servido ao término de eventos especiais como carnaval e réveillon.

( ) Serviço volante de comidas e bebidas de média ou curta duração, os convidados, na maioria das vezes, permanecem de pé.

De cima para baixo a sequência correta é:

  • A.

    5, 3, 4, 1, 2.

  • B.

    4, 1, 2, 5, 3.

  • C.

    4, 1, 5, 2, 3.

  • D.

    5, 2, 1, 4, 3.

  • E.

    4, 3, 2, 1, 5.

Associe a 1ª coluna com a 2ª para descrever os tipos de eventos segundo a sua temática.

1. Conferência

2. Congresso

3. Fórum

4. Seminário

 ( ) Congresso científico ou cultural. Grupo de estudos em que cada participante tem sua matéria exposta e debatida.

( ) Reunião periódica de integrantes de determinadas categorias, promovida pela entidade associativa que os agrega. Tem por objetivo estudar e discutir assuntos de interesse das categorias. Também atuam como intercâmbio setorial e de difusão técnico - científica, acelerando o desenvolvimento das categorias profissionais.

 ( ) Conversação, discussão entre duas ou mais pessoas sobre assuntos de interesse comum, preleção pública sobre determinado assunto.

( ) Discussão de um determinado assunto, reunindo representantes de múltiplas entidades, associações ou indivíduos.

De cima para baixo a sequência correta é:

  • A.

    3, 4, 1, 2.

  • B.

    2, 1, 3, 4.

  • C.

    3, 2, 1, 4.

  • D.

    4, 2, 1, 3.

  • E.

    4, 3, 2, 1.

Sobre a arrumação das mesas para eventos analise as afirmações abaixo: 1.

1.A montagem em “U” é usada em reuniões nas quais os participantes devem permanecer de frente uns para os outros , mas onde haja um centro de atenção: uma pessoa ou mesmo equipamentos.

2. A montagem em círculos é usada em pequenas reuniões, para manter as pessoas mais próximas uma das outras. As mesas redondas de vários tamanhos são também usadas em banquetes.

3. A montagem em Auditório - cadeiras com ou sem braço dispostas em fileiras umas atrás das outras – é muito comum em congressos e convenções.

 4. A disposição da mesa em “T” é usada geralmente quando o tema do evento é abordado por um único palestrante para um público muito grande.

Está(ão) incorreta(s) apenas as afirmativas:

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    2 e 3..

  • E.

    4.

Em determinados eventos cívicos, se faz necessário que as bandeiras do país, estados, municípios ou das próprias entidades promotoras e participantes sejam hasteadas. Sobre este procedimento é incorreto afirmar:

  • A.

    Em todo o território nacional, a bandeira nacional sempre ocupará o lugar de honra.

  • B.

    As bandeiras serão dispostas no centro ou do lado direito da mesa principal.

  • C.

    Não é permitido hastear duas bandeiras no mesmo mastro

  • D.

    No caso de um número ímpar de bandeiras, em um conjunto frontal, a bandeira do Estado anfitrião ou prioritário ficará à direita da bandeira nacional.

  • E.

    Quando são hasteadas várias bandeiras simultaneamente, a bandeira nacional será a última a atingir o topo e a primeira a descer.

Em 1994, James Grunig e Todd Hunt sistematizaram as práticas profissionais de relações públicas em quatro grandes modelos que passaram a ser utilizados como base teórica para novos estudos e avaliação das práticas de relações públicas. A respeito desses modelos, julgue os itens subsequentes.

O modelo assimétrico de duas-mãos é considerado a maneira mais efetiva de praticar relações públicas, pois permite um equilíbrio mais efetivo para a viabilização dos interesses da organização e de seus públicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

É papel da ouvidoria pública representar o cidadão perante a instituição. Nesse sentido, recentemente, foi criado, em Minas Gerais, o projeto denominado Ministério Público Itinerante (MPI), idealizado pela Ouvidoria do Ministério Público daquele estado. O projeto irá percorrer 36 cidades para aproximar os promotores de justiça dos cidadãos, que serão informados de seus direitos e sobre os serviços disponíveis na instituição. Foi montada uma carreta que percorrerá as cidades, permanecendo um dia em cada uma delas, além de serem instaladas quatro salas para atendimento à população durante o dia todo.

Com relação à iniciativa acima descrita e à comunicação social dos órgãos públicos com os cidadãos, assinale a opção correta.

  • A.

    Em face da logística necessária, é correto inferir que a relação custo-benefício do projeto MPI não é satisfatória.

  • B.

    O caráter itinerante da iniciativa em apreço pode ser positivo, mas também pode provocar distorções, uma vez que os cidadãos têm pouca cultura para esse tipo de iniciativa vinda da administração pública.

  • C.

    A realização de uma auditoria de imagem, ou de uma auditoria de opinião, provoca mais efeito positivo que o contato direto com o cidadão realizado fora da instituição.

  • D.

    É papel da ouvidoria pública implementar políticas de comunicação.

  • E.

    Os conceitos defendidos pelo projeto MPI, de dar a conhecer aos cidadãos o que é e o que faz a instituição, são os mesmos conceitos que caracterizam a identidade corporativa.

Em 1994, James Grunig e Todd Hunt sistematizaram as práticas profissionais de relações públicas em quatro grandes modelos que passaram a ser utilizados como base teórica para novos estudos e avaliação das práticas de relações públicas. A respeito desses modelos, julgue os itens subsequentes.

O modelo de informação pública, o primeiro a se caracterizar como simétrico, busca disseminar informação objetiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

A abordagem que tem como propósito transferir o pesquisador para o ambiente que não lhe é familiar, fazendo com que ele experimente o mesmo contexto da população é conhecida por

  • A.

    exploratória.

  • B.

    fenomenológica.

  • C.

    clínica.

  • D.

    direcionada.

Evento, pela ótica das relações públicas, é uma atividade planejada, com objetivos bem definidos, voltada a atender as necessidades das instituições e os interesses dos seus clientes. Considerando a organização de eventos, assinale a opção correta.

  • A.

    Os custos referentes a um evento institucional são diretamente proporcionais à quantidade de público esperado.

  • B.

    O follow-up é uma prática substituída por e-mail, porque este é mais eficaz que aquele.

  • C.

    Uma reunião de donas de casa, com o propósito de combinar um boicote a determinado produto, com assinaturas em um documento de protesto a ser encaminhado, está estruturado em ações concretas.

  • D.

    O patrocínio é permitido em todo tipo de evento.

  • E.

    Em um evento, a lista com os nomes dos palestrantes é o último tópico a ser checado em um checklist.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...