Questões de Relações Públicas do ano 2007

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Considerando as etapas do planejamento de relações públicas e suas interconexões, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a pesquisa envolve a identificação e análise da situação, o levantamento de dados, o mapeamento de públicos e a construção de diagnósticos.

  • B.

    o planejamento aponta as políticas de comunicação, a definição de objetivos e metas e a proposição de planos, projetos e programas de ação.

  • C.

    a implantação abarca a correção de desvios, o controle e monitoramento, a divulgação para o público envolvido e a previsão orçamentária.

  • D.

    a avaliação trabalha com o relatório conclusivo, a mensuração de resultados e o estabelecimento de critérios de avaliação.

Considerando as fases do planejamento estratégico de comunicação proposto por Kunsch (2003), é CORRETO afirmar que

  • A.

    as políticas representam um conjunto de crenças e valores, enquanto as filosofias são as grandes orientações que servirão de base de sustentação para as decisões.

  • B.

    estabelecer os objetivos da comunicação significa determinar os valores e a missão da organização junto ao seu mercado de atuação.

  • C.

    as estratégias gerais consistem em definir como tornar a comunicação organizacional excelente, isto é, o mais eficiente possível.

  • D.

    o orçamento consiste numa previsão detalhada das atividades a serem desenvolvidas nos projetos e programas a serem implantados.

Os ruídos representam uma perturbação aleatória que culmina por romper com a funcionalidade do sistema de trocas de informações. A partir desse enunciado, enumere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando cada tipo de ruído à sua correta definição. 

 Assinale a alternativa que apresente a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (4) (1) (6) (2) (5) (3)

  • B.

    (6) (2) (1) (4) (3) (5)

  • C.

    (3) (6) (5) (1) (4) (2)

  • D.

    (2) (5) (4) (6) (3) (1)

Ao advogar sobre a proposição de um quinto modelo de relações públicas feito por Patrícia Murphy, em 1991, Kunsch (2003) chama a atenção para a função política da atividade de relações públicas. Analise as afirmativas referentes ao desempenho da função política de relações públicas nas organizações. 

I. É determinado pela compreensão de como se processam as relações de poder no interior das organizações.

II. Pressupõe negociação, estratégias de comunicações e ações corretas para encontrar soluções aos problemas das organizações.

III. Cria condições para que o profissional de relações públicas possa participar de modo permanente e mais significativo do processo decisório das organizações.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    todas as afirmativas estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão incorretas.

"O estudo dos quatro modelos de relações públicas identificados por James Grunig e Todd Hunt revela que, além de diferentes formas de as organizações se relacionarem com os seus públicos ao longo da história, praticar uma comunicação efetiva não é tão simples como se pode pensar" (KUNSCH, 2003, p. 106). A partir da proposição acima, é CORRETO afirmar que

  • A.

    o modelo simétrico de duas mãos é considerado utópico e de difícil aplicação na sua forma pura.

  • B.

    o modelo assimétrico de duas mãos é considerado capaz de propiciar um relacionamento ético.

  • C.

    o modelo simétrico de duas mãos propicia a comunicação bilateral e prescinde de pesquisa.

  • D.

    o modelo assimétrico de duas mãos propicia a reflexão sobre a necessidade de organizar as informações com vistas à difusão para seus públicos.

Analise as afirmativas concernentes aos ruídos - barreiras que interferem na comunicação, dificultando-a - e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A sobrecarga de informação gerou como produto uma maior dificuldade de as 17 pessoas assimilarem todas as mensagens de que são alvos diariamente.

( ) A forma como as organizações atuam e processam suas informações são barreiras mecânicas à comunicação.

( ) A credibilidade da fonte afeta as reações do receptor na medida em que a compreensão dos símbolos usados será determinante.

( ) A barreira psicológica compreende uma percepção equivocada, fruto de determinada experiência e de distintos marcos de referência.

( ) A utilização de códigos e signos que não fazem parte do repertório de determinado ambiente comunicacional se transforma em barreira semântica.

( ) A resposta à mensagem decorre de uma série de fatores, sendo o mais importante deles a personalidade do receptor.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

  • A.

    (F) (V) (V) (F) (F) (V)

  • B.

    (V) (F) (F) (V) (V) (F)

  • C.

    (V) (F) (V) (F) (V) (F)

  • D.

    (F) (V) (F) (V) (F) (V)

Em relação à influência do contexto social e da cultura dos atores na comunicação das pessoas, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente as definições elencadas.

 Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (3) (1) (6) (4) (5) (2)

  • B.

    (3) (4) (1) (6) (5) (2)

  • C.

    (4) (3) (6) (2) (5) (1)

  • D.

    (4) (2) (1) (3) (6) (5)

"A questão aqui é conseguir fazer conviver uma perspectiva ampla sobre o comunicacional (enquanto estudo da 'conversação social') - o que não o restringe ao que se passa na mídia - com a importância evidente dos processos midiáticos nos estudos do campo acadêmico da comunicação" (BRAGA, 2001. p. 21. In: FAUSTO NETO (Org.). A partir da proposição do autor e considerando-se as razões que demarcam a importância da mídia como nucleadora dos estudos da comunicação, analise os enunciados abaixo.

I. Os meios de comunicação audiovisual são o fenômeno sócio-histórico que permitiu perceber e problematizar os processos comunicacionais.

II. Uma importante parte do que se comunica na sociedade contemporânea ocorre via meios de comunicação. 16

III. A presença dos meios de comunicação põe em causa modos habituais de conversação social nos espaços organizados de funcionamento social.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas II e III estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão corretas.

Analise as seguintes afirmativas referentes à evolução das pesquisas sobre a comunicação de massa, compiladas por Mauro Wolf (1999), e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) De acordo com o modelo laswelliano, uma forma adequada de descrever o ato de comunicação é responder às perguntas: Quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?

( ) Segundo a abordagem da persuasão, as mensagens dos meios de comunicação contêm características de estímulo que interagem da mesma maneira com traços específicos da personalidade do público.

( ) A abordagem dos efeitos limitados demarca não apenas a influência exercida pelos mass media, mas a influência geral que perpassa as relações comunitárias.

( ) O fluxo de comunicação a dois níveis é determinado pela mediação que os meios de comunicação exercem entre os líderes de opinião e os outros indivíduos do grupo.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

  • A.

    (V) (F) (V) (F)

  • B.

    (F) (V) (F) (V)

  • C.

    (V) (F) (V) (V)

  • D.

    (F) (F) (F) (V)

"Os valores da tradição não podem mais garantir a inserção do indivíduo no espaço coletivo, pois este aqui ultrapassa o âmbito da simples comunidade" (MARTINO, 2001. p.83. In: FAUSTO NETO (Org.). Campo da Comunicação). A partir da proposição do autor e considerando-se a comunidade e a sociedade como formas distintas de organização coletiva, é INCORRETO afirmar

  • A.

    que, na comunidade, os laços de sangue e os valores da tradição determinam a inserção do indivíduo na coletividade.

  • B.

    que a organização em forma de sociedade pressupõe o convívio de uma multiplicidade de comunidades que têm a divisão do trabalho como uma de suas características.

  • C.

    que, na sociedade, o indivíduo não tem seu vínculo coletivo nem sua identidade assegurados de antemão pela tradição, mas deve construí-los por meio de seu engajamento.

  • D.

    que o processo comunicativo na sociedade passa a ser analisado em sua generalidade, sendo investido como estratégia emocional de inserção do indivíduo na coletividade.

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