Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando as etapas do planejamento de relações públicas e suas interconexões, é INCORRETO afirmar que
a pesquisa envolve a identificação e análise da situação, o levantamento de dados, o mapeamento de públicos e a construção de diagnósticos.
o planejamento aponta as políticas de comunicação, a definição de objetivos e metas e a proposição de planos, projetos e programas de ação.
a implantação abarca a correção de desvios, o controle e monitoramento, a divulgação para o público envolvido e a previsão orçamentária.
a avaliação trabalha com o relatório conclusivo, a mensuração de resultados e o estabelecimento de critérios de avaliação.
Considerando as fases do planejamento estratégico de comunicação proposto por Kunsch (2003), é CORRETO afirmar que
as políticas representam um conjunto de crenças e valores, enquanto as filosofias são as grandes orientações que servirão de base de sustentação para as decisões.
estabelecer os objetivos da comunicação significa determinar os valores e a missão da organização junto ao seu mercado de atuação.
as estratégias gerais consistem em definir como tornar a comunicação organizacional excelente, isto é, o mais eficiente possível.
o orçamento consiste numa previsão detalhada das atividades a serem desenvolvidas nos projetos e programas a serem implantados.
Os ruídos representam uma perturbação aleatória que culmina por romper com a funcionalidade do sistema de trocas de informações. A partir desse enunciado, enumere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando cada tipo de ruído à sua correta definição.
Assinale a alternativa que apresente a seqüência de números CORRETA.
(4) (1) (6) (2) (5) (3)
(6) (2) (1) (4) (3) (5)
(3) (6) (5) (1) (4) (2)
(2) (5) (4) (6) (3) (1)
Ao advogar sobre a proposição de um quinto modelo de relações públicas feito por Patrícia Murphy, em 1991, Kunsch (2003) chama a atenção para a função política da atividade de relações públicas. Analise as afirmativas referentes ao desempenho da função política de relações públicas nas organizações.
I. É determinado pela compreensão de como se processam as relações de poder no interior das organizações.
II. Pressupõe negociação, estratégias de comunicações e ações corretas para encontrar soluções aos problemas das organizações.
III. Cria condições para que o profissional de relações públicas possa participar de modo permanente e mais significativo do processo decisório das organizações.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas I e III estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
todas as afirmativas estão incorretas.
"O estudo dos quatro modelos de relações públicas identificados por James Grunig e Todd Hunt revela que, além de diferentes formas de as organizações se relacionarem com os seus públicos ao longo da história, praticar uma comunicação efetiva não é tão simples como se pode pensar" (KUNSCH, 2003, p. 106). A partir da proposição acima, é CORRETO afirmar que
o modelo simétrico de duas mãos é considerado utópico e de difícil aplicação na sua forma pura.
o modelo assimétrico de duas mãos é considerado capaz de propiciar um relacionamento ético.
o modelo simétrico de duas mãos propicia a comunicação bilateral e prescinde de pesquisa.
o modelo assimétrico de duas mãos propicia a reflexão sobre a necessidade de organizar as informações com vistas à difusão para seus públicos.
Analise as afirmativas concernentes aos ruídos - barreiras que interferem na comunicação, dificultando-a - e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A sobrecarga de informação gerou como produto uma maior dificuldade de as 17 pessoas assimilarem todas as mensagens de que são alvos diariamente.
( ) A forma como as organizações atuam e processam suas informações são barreiras mecânicas à comunicação.
( ) A credibilidade da fonte afeta as reações do receptor na medida em que a compreensão dos símbolos usados será determinante.
( ) A barreira psicológica compreende uma percepção equivocada, fruto de determinada experiência e de distintos marcos de referência.
( ) A utilização de códigos e signos que não fazem parte do repertório de determinado ambiente comunicacional se transforma em barreira semântica.
( ) A resposta à mensagem decorre de uma série de fatores, sendo o mais importante deles a personalidade do receptor.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
(F) (V) (V) (F) (F) (V)
(V) (F) (F) (V) (V) (F)
(V) (F) (V) (F) (V) (F)
(F) (V) (F) (V) (F) (V)
Em relação à influência do contexto social e da cultura dos atores na comunicação das pessoas, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente as definições elencadas.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.
(3) (1) (6) (4) (5) (2)
(3) (4) (1) (6) (5) (2)
(4) (3) (6) (2) (5) (1)
(4) (2) (1) (3) (6) (5)
"A questão aqui é conseguir fazer conviver uma perspectiva ampla sobre o comunicacional (enquanto estudo da 'conversação social') - o que não o restringe ao que se passa na mídia - com a importância evidente dos processos midiáticos nos estudos do campo acadêmico da comunicação" (BRAGA, 2001. p. 21. In: FAUSTO NETO (Org.). A partir da proposição do autor e considerando-se as razões que demarcam a importância da mídia como nucleadora dos estudos da comunicação, analise os enunciados abaixo.
I. Os meios de comunicação audiovisual são o fenômeno sócio-histórico que permitiu perceber e problematizar os processos comunicacionais.
II. Uma importante parte do que se comunica na sociedade contemporânea ocorre via meios de comunicação. 16
III. A presença dos meios de comunicação põe em causa modos habituais de conversação social nos espaços organizados de funcionamento social.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas I e III estão corretas.
apenas as afirmativas II e III estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
Analise as seguintes afirmativas referentes à evolução das pesquisas sobre a comunicação de massa, compiladas por Mauro Wolf (1999), e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) De acordo com o modelo laswelliano, uma forma adequada de descrever o ato de comunicação é responder às perguntas: Quem? Diz o quê? Através de que canal? Com que efeito?
( ) Segundo a abordagem da persuasão, as mensagens dos meios de comunicação contêm características de estímulo que interagem da mesma maneira com traços específicos da personalidade do público.
( ) A abordagem dos efeitos limitados demarca não apenas a influência exercida pelos mass media, mas a influência geral que perpassa as relações comunitárias.
( ) O fluxo de comunicação a dois níveis é determinado pela mediação que os meios de comunicação exercem entre os líderes de opinião e os outros indivíduos do grupo.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
(V) (F) (V) (F)
(F) (V) (F) (V)
(V) (F) (V) (V)
(F) (F) (F) (V)
"Os valores da tradição não podem mais garantir a inserção do indivíduo no espaço coletivo, pois este aqui ultrapassa o âmbito da simples comunidade" (MARTINO, 2001. p.83. In: FAUSTO NETO (Org.). Campo da Comunicação). A partir da proposição do autor e considerando-se a comunidade e a sociedade como formas distintas de organização coletiva, é INCORRETO afirmar
que, na comunidade, os laços de sangue e os valores da tradição determinam a inserção do indivíduo na coletividade.
que a organização em forma de sociedade pressupõe o convívio de uma multiplicidade de comunidades que têm a divisão do trabalho como uma de suas características.
que, na sociedade, o indivíduo não tem seu vínculo coletivo nem sua identidade assegurados de antemão pela tradição, mas deve construí-los por meio de seu engajamento.
que o processo comunicativo na sociedade passa a ser analisado em sua generalidade, sendo investido como estratégia emocional de inserção do indivíduo na coletividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...