Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Cada vez mais os governos estão se voltando para o turismo como uma indústria em crescimento, capaz de acarretar benefícios econômicos e geração de empregos. Os eventos, por sua vez, são vistos como catalizadores para a atração de visitantes" (ALLEN et al., 2003, p.17). As características listadas abaixo referem-se ao reconhecimento da importância dos eventos, EXCETO
agem como catalizadores para a renovação urbana.
criam ondas de impacto e benefícios na economia mais ampla.
fornecem novidades e mudanças, aumentando o apelo para a adesão de visitantes.
estimulam o desaquecimento das minieconomias que circundam a indústria de eventos.
Em relação à fase de avaliação de um evento, é INCORRETO afirmar que
permite que se apresente um feedback aos parceiros e serve de ferramenta para análise e aperfeiçoamento.
ocorre após a sua realização e se justifica por levar a mudanças que permitam a completa monitorização do evento.
permite a elaboração do relatório aos parceiros, quantificando e/ou qualificando os resultados.
detalha os impactos tangíveis — custos e benefícios econômicos e os intangíveis — o efeito na vida social e bem-estar de uma comunidade.
Assinale a alternativa INCORRETA em relação à execução do Hino Nacional.
Será sempre instrumental, independentemente do cerimonial previsto.
Ocorrerá por ocasião do hasteamento da Bandeira Nacional nas escolas públicas ou particulares.
Será executado em continência à Bandeira Nacional e ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.
Nas cerimônias em que se tenha que executar um Hino Nacional estrangeiro, este deverá preceder o Hino Nacional brasileiro.
Considerando os critérios sobre etiqueta propostos por Marcelino de Carvalho (In: CESCA, 1997), é INCORRETO afirmar
que se apresenta um homem a uma mulher, uma pessoa mais nova a uma mais velha.
que, no restaurante, basta fazer uma saudação com a cabeça como cumprimento.
que todos permanecem assentados para cumprimentar aquele que chega, quando ocorre um encontro entre homens.
que, se houver no convite as iniciais R.S.V.P., a resposta deve ser dada com até 48 horas de antecedência.
"Quem lida com a comunicação na área governamental tem que tomar consciência de seu papel" (CAMARGOS, 2004, p.150. In: OLIVEIRA, Maria José da Costa. Comunicação pública, 2004). Considerando que a garantia do direito à informação, por si só, não basta, é CORRETO afirmar que
sua ação é voltada para o equilíbrio entre o direito da sociedade à informação e a formação da imagem da instituição.
sua ação é pautada pela definição entre o que a sociedade deve e não deve saber, pois volta-se à instituição e àquele a quem assessora.
seu papel é contribuir para que o discurso se vincule à sobrevivência do assessorado, refletindo-se no aprimoramento das instituições.
seu papel é conduzir a aprovação popular para os atos administrativos de seu assessorado, ajudando-o a conquistar o poder.
Uma das críticas feitas à comunicação dirigida escrita reside no fato de as empresas adotarem uma atitude bastante formalizada em sua elaboração, o que pode torná-la inacessível ao funcionário e também alimentar a burocracia (FORTES, 2003). A partir do enunciado, analise as afirmativas concernentes à comunicação dirigida escrita.
I. Informar o funcionário sobre o que acontece na organização é um dos primeiros passos para fazer do mesmo um defensor.
II. Um programa de relações públicas poderá malograr com um sistema de comunicação interna que não se renda à comunicação de massa.
III. O ofício é uma correspondência exclusiva de órgãos públicos aos seus grupos de interesse, provendo os relacionamentos esperados pelo cliente.
IV. A sinopse analítica do principal condutor da organização, que introduz a demonstração dos resultados obtidos, explicitados em linguagem leiga e por recursos iconográficos é chamada de relatório público.
A partir dessa análise, pode-se concluir que
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
todas as afirmativas estão corretas.
"Os veículos escritos, como os demais veículos de comunicação dirigida, detêm a vantagem dos custos reduzidos, sem que a criatividade intrínseca ao desempenho do meio seja afetada..." (FORTES, 2003, p.255). Considerando-se os veículos de comunicação dirigida escrita, é INCORRETO afirmar que
os encartes consistem em uma comunicação curta, de caráter oficial, acompanhados ou não de ilustração.
as correspondências são regidas por normas de redação e de apresentação e recebem o nome de expediente em repartições públicas.
os cartazes são impressos em papéis de tamanhos variados, nos quais coexistem textos e imagens coloridas.
os veículos informativos são elaborados para levar aos públicos uma comunicação exata que se esgota assim que é emitida.
Analise as afirmativas abaixo referentes aos passos para a identificação dos públicos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A seleção inicial dos públicos deve partir de uma listagem ampla, sem levar em conta sua importância.
( ) A determinação de prioridade estratégica é feita segundo a natureza da organização, o setor operacional.
( ) A relação organização-público pode ser de negócio, política, operacional, classista, profissional, social e institucional.
( ) Quando se trata de objetivos, deve-se considerar a capacitação da empresa para gerar benefícios para os públicos.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.
(V) (F) (V) (V)
(V) (V) (V) (F)
(F) (V) (F) (V)
(V) (V) (F) (F)
Para França (2004, p. 105) "[...] são essenciais aqueles públicos juridicamente ligados à organização e dos quais depende para sua constituição, manutenção de sua estrutura, sobrevivência e para a execução de suas atividades-fim". Considerando os públicos essenciais, assinale a alternativa INCORRETA.
Dividem-se em constitutivos da organização e não constitutivos ou de sustentação.
Os públicos constitutivos oferecem os elementos e recursos para a existência da organização, de acordo com suas atividades-fim.
Colaboradores, fornecedores, clientes, consumidores e revendedores são públicos constitutivos da organização.
Os públicos de sustentação interferem na viabilização e manutenção da organização no mercado, mantendo a lucratividade do empreendimento.
Tendo como ponto de partida as cinco abordagens para o gerenciamento dos programas com os públicos, proposto por Broom e Dozier (1990), citados por Kunsch (2003, p. 284-5), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente cada abordagem à sua característica.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.
(2) (5) (3) (1) (4)
(5) (2) (1) (4) (3)
(1) (3) (4) (5) (2)
(1) (5) (3) (2) (4)
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