Questões de Relações Públicas do ano 2007

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"Cada vez mais os governos estão se voltando para o turismo como uma indústria em crescimento, capaz de acarretar benefícios econômicos e geração de empregos. Os eventos, por sua vez, são vistos como catalizadores para a atração de visitantes" (ALLEN et al., 2003, p.17). As características listadas abaixo referem-se ao reconhecimento da importância dos eventos, EXCETO

  • A.

    agem como catalizadores para a renovação urbana.

  • B.

    criam ondas de impacto e benefícios na economia mais ampla.

  • C.

    fornecem novidades e mudanças, aumentando o apelo para a adesão de visitantes.

  • D.

    estimulam o desaquecimento das minieconomias que circundam a indústria de eventos.

Em relação à fase de avaliação de um evento, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    permite que se apresente um feedback aos parceiros e serve de ferramenta para análise e aperfeiçoamento.

  • B.

    ocorre após a sua realização e se justifica por levar a mudanças que permitam a completa monitorização do evento.

  • C.

    permite a elaboração do relatório aos parceiros, quantificando e/ou qualificando os resultados.

  • D.

    detalha os impactos tangíveis — custos e benefícios econômicos e os intangíveis — o efeito na vida social e bem-estar de uma comunidade.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à execução do Hino Nacional.

  • A.

    Será sempre instrumental, independentemente do cerimonial previsto.

  • B.

    Ocorrerá por ocasião do hasteamento da Bandeira Nacional nas escolas públicas ou particulares.

  • C.

    Será executado em continência à Bandeira Nacional e ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.

  • D.

    Nas cerimônias em que se tenha que executar um Hino Nacional estrangeiro, este deverá preceder o Hino Nacional brasileiro.

Considerando os critérios sobre etiqueta propostos por Marcelino de Carvalho (In: CESCA, 1997), é INCORRETO afirmar

  • A.

    que se apresenta um homem a uma mulher, uma pessoa mais nova a uma mais velha.

  • B.

    que, no restaurante, basta fazer uma saudação com a cabeça como cumprimento.

  • C.

    que todos permanecem assentados para cumprimentar aquele que chega, quando ocorre um encontro entre homens.

  • D.

    que, se houver no convite as iniciais R.S.V.P., a resposta deve ser dada com até 48 horas de antecedência.

"Quem lida com a comunicação na área governamental tem que tomar consciência de seu papel" (CAMARGOS, 2004, p.150. In: OLIVEIRA, Maria José da Costa. Comunicação pública, 2004). Considerando que a garantia do direito à informação, por si só, não basta, é CORRETO afirmar que

  • A.

    sua ação é voltada para o equilíbrio entre o direito da sociedade à informação e a formação da imagem da instituição.

  • B.

    sua ação é pautada pela definição entre o que a sociedade deve e não deve saber, pois volta-se à instituição e àquele a quem assessora.

  • C.

    seu papel é contribuir para que o discurso se vincule à sobrevivência do assessorado, refletindo-se no aprimoramento das instituições.

  • D.

    seu papel é conduzir a aprovação popular para os atos administrativos de seu assessorado, ajudando-o a conquistar o poder.

Uma das críticas feitas à comunicação dirigida escrita reside no fato de as empresas adotarem uma atitude bastante formalizada em sua elaboração, o que pode torná-la inacessível ao funcionário e também alimentar a burocracia (FORTES, 2003). A partir do enunciado, analise as afirmativas concernentes à comunicação dirigida escrita.

I. Informar o funcionário sobre o que acontece na organização é um dos primeiros passos para fazer do mesmo um defensor.

II. Um programa de relações públicas poderá malograr com um sistema de comunicação interna que não se renda à comunicação de massa.

III. O ofício é uma correspondência exclusiva de órgãos públicos aos seus grupos de interesse, provendo os relacionamentos esperados pelo cliente.

IV. A sinopse analítica do principal condutor da organização, que introduz a demonstração dos resultados obtidos, explicitados em linguagem leiga e por recursos iconográficos é chamada de relatório público.

A partir dessa análise, pode-se concluir que

  • A.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

  • C.

    apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

  • D.

    todas as afirmativas estão corretas.

"Os veículos escritos, como os demais veículos de comunicação dirigida, detêm a vantagem dos custos reduzidos, sem que a criatividade intrínseca ao desempenho do meio seja afetada..." (FORTES, 2003, p.255). Considerando-se os veículos de comunicação dirigida escrita, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    os encartes consistem em uma comunicação curta, de caráter oficial, acompanhados ou não de ilustração.

  • B.

    as correspondências são regidas por normas de redação e de apresentação e recebem o nome de expediente em repartições públicas.

  • C.

    os cartazes são impressos em papéis de tamanhos variados, nos quais coexistem textos e imagens coloridas.

  • D.

    os veículos informativos são elaborados para levar aos públicos uma comunicação exata que se esgota assim que é emitida.

Analise as afirmativas abaixo referentes aos passos para a identificação dos públicos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A seleção inicial dos públicos deve partir de uma listagem ampla, sem levar em conta sua importância.

( ) A determinação de prioridade estratégica é feita segundo a natureza da organização, o setor operacional.

( ) A relação organização-público pode ser de negócio, política, operacional, classista, profissional, social e institucional.

( ) Quando se trata de objetivos, deve-se considerar a capacitação da empresa para gerar benefícios para os públicos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA.

  • A.

    (V) (F) (V) (V)

  • B.

    (V) (V) (V) (F)

  • C.

    (F) (V) (F) (V)

  • D.

    (V) (V) (F) (F)

Para França (2004, p. 105) "[...] são essenciais aqueles públicos juridicamente ligados à organização e dos quais depende para sua constituição, manutenção de sua estrutura, sobrevivência e para a execução de suas atividades-fim". Considerando os públicos essenciais, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Dividem-se em constitutivos da organização e não constitutivos ou de sustentação.

  • B.

    Os públicos constitutivos oferecem os elementos e recursos para a existência da organização, de acordo com suas atividades-fim.

  • C.

    Colaboradores, fornecedores, clientes, consumidores e revendedores são públicos constitutivos da organização.

  • D.

    Os públicos de sustentação interferem na viabilização e manutenção da organização no mercado, mantendo a lucratividade do empreendimento.

Tendo como ponto de partida as cinco abordagens para o gerenciamento dos programas com os públicos, proposto por Broom e Dozier (1990), citados por Kunsch (2003, p. 284-5), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando corretamente cada abordagem à sua característica.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de números CORRETA.

  • A.

    (2) (5) (3) (1) (4)

  • B.

    (5) (2) (1) (4) (3)

  • C.

    (1) (3) (4) (5) (2)

  • D.

    (1) (5) (3) (2) (4)

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