Questões de Relações Públicas do ano 2010

Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A assessoria de imprensa é um instrumento dentro do composto de comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do pensamento de alguns, o termo inglês publicity não está ligado à publicidade, mas com a assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma

  • A.

    empresa ou órgão público e a imprensa.

  • B.

    empresa, especialmente com os seus colaboradores.

  • C.

    com o mercado formal e informal de pessoas.

  • D.

    empresa e o público externo.

O conceito "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada", foi proposto

  • A.

    pela Associação Brasileira de Jornalistas em 1970.

  • B.

    pela Associação Brasileira de Relações Públicas, em 1955.

  • C.

    pela Academia de Relações Públicas, em 1968.

  • D.

    pela Associação Brasileira de Relações Públicas, em 1968.

Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para

  • A.

    se divulgar ou não uma notícia.

  • B.

    analisarem os dados estatísticos da informação.

  • C.

    os valores pessoais de quem irá receber a informação.

  • D.

    os valores organizacionais junto ao mercado.

A Teoria Culturológica parte de uma análise à Teoria Crítica e desenvolve assim um pressuposto diferente das demais teorias, pois no lugar de pesquisar os efeitos ou as funções da mídia, procura

  • A.

    definir a natureza da cultura das sociedades contemporâneas.

  • B.

    analisar os procedimentos da informação.

  • C.

    analisar critérios unificados da informação.

  • D.

    definir padrões de desempenhos éticos.

A Teoria Crítica parte do pressuposto das teorias marxistas e investigam a produção midiática como típico produto da era capitalista. Esta Teoria foi inaugurada pela

  • A.

    Escola de Frankfurt.

  • B.

    Escola Americana de Relações Públicas.

  • C.

    Academia de Profissionais em Relações Públicas.

  • D.

    Associação de Jornalistas Franceses.

A Teoria Funcionalista estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos, pois em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda(m)-se

  • A.

    os modelos transmitidos na informação.

  • B.

    os modelos estudados nos Estados Unidos.

  • C.

    a ação social enquanto consumidor de valores e modelos.

  • D.

    o poder da informação.

Da forma citada na questão 30, a abordagem empírica de campo abandona a relação direta de causa e efeito entre a mensagem e

  • A.

    o comportamento do indivíduo.

  • B.

    os valores dos grupos intelectualizados.

  • C.

    as informações dadas pela televisão.

  • D.

    os boatos.

A Teoria Empírica de Campo baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias. Assim, o que se considera apenas mais um instrumento de persuasão na vida social, é conhecido por

  • A.

    padrão social.

  • B.

    padrão ético.

  • C.

    mídia.

  • D.

    socialização limitada da informação.

Diferente da abordagem hipodérmica, a Teoria da Persuasão afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros chamados de

  • A.

    psicológicos individuais.

  • B.

    estudos antagônicos.

  • C.

    teorias cognitivas.

  • D.

    estudos da comunicação em massa.

O conceito de massa é fundamental para se compreender a abordagem da teoria hipodérmica. Segundo os estudiosos desta corrente, a massa seria um conjunto de indivíduos isolados de suas

  • A.

    formações na área de comunicação social.

  • B.

    formações na área de relações públicas.

  • C.

    referências cognitivas.

  • D.

    referências sociais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...