Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A assessoria de imprensa é um instrumento dentro do composto de comunicação desenvolvida para as organizações, fazendo parte das atividades da área de comunicação. Ao contrário do pensamento de alguns, o termo inglês publicity não está ligado à publicidade, mas com a assessoria de imprensa. Sua principal tarefa é tratar da gestão do relacionamento entre uma
empresa ou órgão público e a imprensa.
empresa, especialmente com os seus colaboradores.
com o mercado formal e informal de pessoas.
empresa e o público externo.
O conceito "Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada", foi proposto
pela Associação Brasileira de Jornalistas em 1970.
pela Associação Brasileira de Relações Públicas, em 1955.
pela Academia de Relações Públicas, em 1968.
pela Associação Brasileira de Relações Públicas, em 1968.
Os estudos sobre os gatekeepers ("guardiões do portão") analisam o comportamento dos profissionais da comunicação, de forma a investigar que critérios são utilizados para
se divulgar ou não uma notícia.
analisarem os dados estatísticos da informação.
os valores pessoais de quem irá receber a informação.
os valores organizacionais junto ao mercado.
A Teoria Culturológica parte de uma análise à Teoria Crítica e desenvolve assim um pressuposto diferente das demais teorias, pois no lugar de pesquisar os efeitos ou as funções da mídia, procura
definir a natureza da cultura das sociedades contemporâneas.
analisar os procedimentos da informação.
analisar critérios unificados da informação.
definir padrões de desempenhos éticos.
A Teoria Crítica parte do pressuposto das teorias marxistas e investigam a produção midiática como típico produto da era capitalista. Esta Teoria foi inaugurada pela
Escola de Frankfurt.
Escola Americana de Relações Públicas.
Academia de Profissionais em Relações Públicas.
Associação de Jornalistas Franceses.
A Teoria Funcionalista estuda as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não os seus efeitos, pois em lugar de pesquisar o mero comportamento do indivíduo, estuda(m)-se
os modelos transmitidos na informação.
os modelos estudados nos Estados Unidos.
a ação social enquanto consumidor de valores e modelos.
o poder da informação.
Da forma citada na questão 30, a abordagem empírica de campo abandona a relação direta de causa e efeito entre a mensagem e
o comportamento do indivíduo.
os valores dos grupos intelectualizados.
as informações dadas pela televisão.
os boatos.
A Teoria Empírica de Campo baseia suas pesquisas na sociologia, concluindo que a mídia cumpre papel limitado no jogo de influência das relações comunitárias. Assim, o que se considera apenas mais um instrumento de persuasão na vida social, é conhecido por
padrão social.
padrão ético.
mídia.
socialização limitada da informação.
Diferente da abordagem hipodérmica, a Teoria da Persuasão afirma que a mensagem da mídia não é prontamente assimilada pelo indivíduo, sendo submetida a vários filtros chamados de
psicológicos individuais.
estudos antagônicos.
teorias cognitivas.
estudos da comunicação em massa.
O conceito de massa é fundamental para se compreender a abordagem da teoria hipodérmica. Segundo os estudiosos desta corrente, a massa seria um conjunto de indivíduos isolados de suas
formações na área de comunicação social.
formações na área de relações públicas.
referências cognitivas.
referências sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...