Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A teoria hipodérmica estudou o fenômeno da mídia a partir de premissas behavioristas e seu modelo comunicativo foi baseado no conceito de
estímulo/resposta.
estímulo/pergunta
estimulo/massa trabalhadora.
estímulo e concentração da base de informação.
Em seus primórdios, os estudos em Comunicação Social dedicaram-se principalmente ao papel e efeito social do rádio, uma vez que este veículo fora a primeira mídia a alcançar proporções e popularidade suficientes para
ser caracterizado como meio de comunicação somente a elite.
ser caracterizado como meio de comunicação de massa.
os jornalistas e os governantes.
os jornalistas, comunicadores sociais e governantes.
Os estudos em Comunicação Social começaram com a crescente popularização das tecnologias midiáticas, e seu uso durante as experiências totalitárias foram realizados na
Inglaterra.
Alemanha.
Europa.
América do Norte.
Qual o conceito que representa os estudos acadêmicos que pesquisam os efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos, políticos e cognitivos?
Teoria da comunicação.
Valores éticos.
Crescimento ordenado do mercado.
Estudos da relação capital-trabalho.
Uma das questões atuais nas organizações é sobre como criar um cordão de isolamento de forma a protegê-las em seus quesitos mais valiosos, que são a confiabilidade, a credibilidade e
os valores internos.
os valores segmentados.
os dados das informações.
a reputação.
Dado ao avanço tecnológico, qualquer um pode gerar notícias verdadeiras ou não, sobre qualquer organização ou pessoa. Nemércio Nogueira afirma que na media training de hoje a notícia pode chegar ao público até mesmo
por estudos teóricos ligados a outros assuntos.
pautando veículos, de qualquer local e qualquer hora.
sem dados estatísticos, mas de outros assuntos.
por intermédio de dados estatísticos reais sobre outros assuntos.
O mundo do conhecimento e da informação tem provocado transformações e feito surgir uma nova cultura empresarial. O marketing one to one e a comunicação com base na internet representam assim, a parte visível do iceberg conceitual e logístico que flutua em ambiente totalmente configurado por
novas tecnologias.
valores éticos sociais.
valores do capital-trabalho.
pesquisas empíricas.
É papel da ouvidoria pública representar o cidadão perante a instituição. Nesse sentido, recentemente, foi criado, em Minas Gerais, o projeto denominado Ministério Público Itinerante (MPI), idealizado pela Ouvidoria do Ministério Público daquele estado. O projeto irá percorrer 36 cidades para aproximar os promotores de justiça dos cidadãos, que serão informados de seus direitos e sobre os serviços disponíveis na instituição. Foi montada uma carreta que percorrerá as cidades, permanecendo um dia em cada uma delas, além de serem instaladas quatro salas para atendimento à população durante o dia todo.
Com relação à iniciativa acima descrita e à comunicação social dos órgãos públicos com os cidadãos, assinale a opção correta.
Em face da logística necessária, é correto inferir que a relação custo-benefício do projeto MPI não é satisfatória.
O caráter itinerante da iniciativa em apreço pode ser positivo, mas também pode provocar distorções, uma vez que os cidadãos têm pouca cultura para esse tipo de iniciativa vinda da administração pública.
A realização de uma auditoria de imagem, ou de uma auditoria de opinião, provoca mais efeito positivo que o contato direto com o cidadão realizado fora da instituição.
É papel da ouvidoria pública implementar políticas de comunicação.
Os conceitos defendidos pelo projeto MPI, de dar a conhecer aos cidadãos o que é e o que faz a instituição, são os mesmos conceitos que caracterizam a identidade corporativa.
Evento, pela ótica das relações públicas, é uma atividade planejada, com objetivos bem definidos, voltada a atender as necessidades das instituições e os interesses dos seus clientes. Considerando a organização de eventos, assinale a opção correta.
Os custos referentes a um evento institucional são diretamente proporcionais à quantidade de público esperado.
O follow-up é uma prática substituída por e-mail, porque este é mais eficaz que aquele.
Uma reunião de donas de casa, com o propósito de combinar um boicote a determinado produto, com assinaturas em um documento de protesto a ser encaminhado, está estruturado em ações concretas.
O patrocínio é permitido em todo tipo de evento.
Em um evento, a lista com os nomes dos palestrantes é o último tópico a ser checado em um checklist.
Considerando que gerar consentimento é a meta final da comunicação organizacional, fato que conduz os profissionais de comunicação ao objetivo de produzir aceitação, e que, para a comunicação organizacional ser eficiente e eficaz, é preciso, antes, conhecer a fundo a instituição, de forma a que as ações de comunicação praticadas sejam bem-sucedidas em estabelecer aproximação com os públicos internos, por meio de instrumentos diversos, assinale a opção correta.
O profissional de comunicação das instituições públicas precisa estar fora da esfera de decisões superiores para não influenciar a alta administração em relação a políticas e decisões administrativas.
A remuneração é o instrumento mais importante a ser usado em uma boa aproximação com o público interno.
A comunicação interna de uma instituição não precisa gerar consenso a respeito dos seus valores, mas, sim, fazer uso dos instrumentos necessários a captar a atenção do seu público interno para as decisões da alta administração.
Cabe ao profissional de comunicação das instituições ter controle sobre o público interno.
Em uma instituição, os níveis de tensão são reduzidos quando os indivíduos finalmente se inserem em grupos de trabalho por meio de identificação com valores, metas, expectativas e aspirações, quando, então, se pode dizer que houve comunicação eficaz.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...