Questões de Relações Públicas do ano 2011

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Assinale com Verdadeiro (V) ou Falso (F) cada uma das afirmações a seguir sobre o planejamento e organização de eventos e cerimônias:

 ( ) O convite deve ser objetivo e preciso constando as principais informações: quem convida, para que convida, data, horário, local e traje. Indica-se que sejam entregues com, no mínimo, dez dias de antecedência.

( ) O check list é uma lista de providências que o profissional de eventos prepara antecipadamente para facilitar o trabalho e evitar o esquecimento.

( ) O mestre de cerimônia deve redigir e narrar o script (pauta da cerimônia) e elaborar cartões com os nomes das autoridades presentes que deverão ser citados pelo presidente da solenidade.

( ) O mestre de cerimônia deve estar envolvido em todas as etapas de uma cerimônia. Deve estar atento ao momento em que deve deixar a tribuna e realizar, ele mesmo, a operação do som.

( ) O mestre de cerimônia também orienta a recepcionista do palco sobre a ordem correta quanto à formação e atendimento à mesa.

De cima para baixo, a sequência correta é:

  • A.

    V, V, V, F, F

  • B.

    V, F, V, F, V

  • C.

    V, V, V, F, V

  • D.

    V, V, V, V, V

  • E.

    V, V, F, V, V

Associe a 1ª coluna com a 2ª para descrever os tipos de serviços de alimentos e bebidas que vão estar relacionados com eventos.

1. Banquete

2. Chá

3. Coquetel

4. Coffee break

5. Café da manhã

( ) Pequeno lanche servido durante o intervalo de reuniões. Os menus mais usuais incluem café, chá, água, leite, petit fours.

( ) Evento festivo com ritual especifico para disposição das mesas, louças, talheres e copos. Semelhante às etapas de uma jantar, pode apresentar número maior de peças e detalhes no serviço.

( ) Serviço normalmente realizado à tarde possui cardápio com charme especial. O Earl grey, darjeeling, irish breakfast normalmente estão presentes no menu.

( ) Podendo ser servido em hotéis, também oferece boa opção de acompanhamento de eventos e reuniões. Buffet matinal farto de iguarias diversas que pode anteceder reuniões de negócios ou ser servido ao término de eventos especiais como carnaval e réveillon.

( ) Serviço volante de comidas e bebidas de média ou curta duração, os convidados, na maioria das vezes, permanecem de pé.

De cima para baixo a sequência correta é:

  • A.

    5, 3, 4, 1, 2.

  • B.

    4, 1, 2, 5, 3.

  • C.

    4, 1, 5, 2, 3.

  • D.

    5, 2, 1, 4, 3.

  • E.

    4, 3, 2, 1, 5.

Associe a 1ª coluna com a 2ª para descrever os tipos de eventos segundo a sua temática.

1. Conferência

2. Congresso

3. Fórum

4. Seminário

 ( ) Congresso científico ou cultural. Grupo de estudos em que cada participante tem sua matéria exposta e debatida.

( ) Reunião periódica de integrantes de determinadas categorias, promovida pela entidade associativa que os agrega. Tem por objetivo estudar e discutir assuntos de interesse das categorias. Também atuam como intercâmbio setorial e de difusão técnico - científica, acelerando o desenvolvimento das categorias profissionais.

 ( ) Conversação, discussão entre duas ou mais pessoas sobre assuntos de interesse comum, preleção pública sobre determinado assunto.

( ) Discussão de um determinado assunto, reunindo representantes de múltiplas entidades, associações ou indivíduos.

De cima para baixo a sequência correta é:

  • A.

    3, 4, 1, 2.

  • B.

    2, 1, 3, 4.

  • C.

    3, 2, 1, 4.

  • D.

    4, 2, 1, 3.

  • E.

    4, 3, 2, 1.

Sobre a arrumação das mesas para eventos analise as afirmações abaixo: 1.

1.A montagem em “U” é usada em reuniões nas quais os participantes devem permanecer de frente uns para os outros , mas onde haja um centro de atenção: uma pessoa ou mesmo equipamentos.

2. A montagem em círculos é usada em pequenas reuniões, para manter as pessoas mais próximas uma das outras. As mesas redondas de vários tamanhos são também usadas em banquetes.

3. A montagem em Auditório - cadeiras com ou sem braço dispostas em fileiras umas atrás das outras – é muito comum em congressos e convenções.

 4. A disposição da mesa em “T” é usada geralmente quando o tema do evento é abordado por um único palestrante para um público muito grande.

Está(ão) incorreta(s) apenas as afirmativas:

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3 e 4.

  • D.

    2 e 3..

  • E.

    4.

Em determinados eventos cívicos, se faz necessário que as bandeiras do país, estados, municípios ou das próprias entidades promotoras e participantes sejam hasteadas. Sobre este procedimento é incorreto afirmar:

  • A.

    Em todo o território nacional, a bandeira nacional sempre ocupará o lugar de honra.

  • B.

    As bandeiras serão dispostas no centro ou do lado direito da mesa principal.

  • C.

    Não é permitido hastear duas bandeiras no mesmo mastro

  • D.

    No caso de um número ímpar de bandeiras, em um conjunto frontal, a bandeira do Estado anfitrião ou prioritário ficará à direita da bandeira nacional.

  • E.

    Quando são hasteadas várias bandeiras simultaneamente, a bandeira nacional será a última a atingir o topo e a primeira a descer.

No que diz respeito a cerimonial público, a precedência entre os Ministros de Estado, ainda que interinos, salvo exceções, tem como critério

  • A.

    a idade dos Ministros, do mais velho para o mais novo.

  • B.

    o tempo de experiência política dos Ministros.

  • C.

    o histórico de criação do respectivo Ministério.

  • D.

    o poder econômico do respectivo Ministério.

  • E.

    a opção do cerimonialista, conforme a solenidade.

As etapas do processo de planejamento de relações públicas deve ocorrer na seguinte ordem:

  • A.

    pesquisa, planejamento, implantação e avaliação.

  • B.

    planejamento, pesquisa, avaliação e implantação.

  • C.

    planejamento, pesquisa, implantação e avaliação.

  • D.

    pesquisa, planejamento, avaliação e implantação.

  • E.

    planejamento, implantação, pesquisa e avaliação.

O principal palestrante de um evento, podendo palestrar no início do evento, a fim de garantir a presença do público, ou ao final do evento, para assegurar a permanência do público até o final, é chamado de

  • A.

    key professional.

  • B.

    professional speaker.

  • C.

    sênior speaker.

  • D.

    man speaker.

  • E.

    keynote speaker.

Ações de relações públicas, como campanhas e elaboração de eventos, pressupõem, dentre as etapas do planejamento, a avaliação de resultados. O método de avaliação de resultados conhecido como Régua da Efetividade em Relações Públicas avalia as estratégias de comunicação em três níveis, a partir dos seguintes critérios:

I. Recepção, percepção/impressão, compreensão e retenção.

II. Colocação na mídia, produção e público alvo.

III. Mudança de opinião, de atitude e de comportamento.

Os critérios apresentados em I, II e III referem-se, respectivamente, aos níveis

  • A.

    básico, intermediário e avançado.

  • B.

    intermediário, avançado e básico.

  • C.

    avançado, básico e intermediário.

  • D.

    intermediário, básico e avançado.

  • E.

    avançado, intermediário e básico.

A análise da qualidade de um press release está relacionada ao interesse que possa gerar no público do veículo, ou seja, o interesse público. A determinação, por parte dos jornalistas, para a escolha do que será veiculado representa

  • A.

    as chaves notícia.

  • B.

    as questões editoriais.

  • C.

    os motivos editoriais.

  • D.

    o interesse notícia.

  • E.

    os valores notícia.

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