Questões de Relações Públicas do ano 2011

Lista completa de Questões de Relações Públicas do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O uso da visualidade nos veículos de comunicação impressos cresceu na mesma medida que a tecnologia ampliou o conceito de texto, trazendo para as páginas dos jornais outros códigos: primeiro as ilustrações, depois a fotografia, mais tarde as cores etc. Hoje, a computação gráfica oferece muitas possibilidades que estão sendo incorporadas mais eficazmente aos veículos impressos. A utilização destas novas linguagens proporciona ao jornalismo maior conteúdo informacional.

A nova linguagem comunicacional a que o texto se refere é a

  • A.

    fotografia.

  • B.

    infografia.

  • C.

    textografia.

  • D.

    infogravura.

  • E.

    ilustração livre.

No que diz respeito às técnicas de jornalismo, o enquadramento cumpre a função de selecionar e enfatizar no processo comunicacional, além do receptor, os seguintes aspectos:

  • A.

    comunicador, texto e marco cultural.

  • B.

    comunicador, ruídos e texto.

  • C.

    decodificador, texto e mensagem chave.

  • D.

    decodificador, ruídos e texto.

  • E.

    decodificador, suporte e marco cultural.

O produto radiofônico, caracterizado como tendo a voz de locutores apoiada por trilha musical e efeitos sonoros que devidamente superpostos, criam a interpretação necessária para o entendimento da mensagem, é chamado de

  • A.

    esquete.

  • B.

    nota coberta.

  • C.

    jingle.

  • D.

    spot.

  • E.

    escalada.

Com relação à fotografia de imprensa, ou fotojornalismo, o excerto: A fotografia é um objeto antropologicamente novo e seu idioma comum pertence ao mesmo meio sociocultural explica corretamente que

  • A.

    a fotografia de imprensa representa um instrumento de condução de interesses pessoais e de intervenção na vida social.

  • B.

    a fotografia de imprensa não representa um instrumento de condução de interesses, mas de intervenção na vida social privada.

  • C.

    a linguagem fotográfica não é necessariamente universal.

  • D.

    a linguagem visual é aceita como ela é, sem manipulações ou interferências.

  • E.

    o discurso visual só passa a ser aceito como complemento da linguagem escrita.

O início das transmissões da TV Digital e a convergência desse meio de comunicação com as novas tecnologias possibilitam novas características de linguagem, como o hipertexto/hipermídia, que pode proporcionar melhor

  • A.

    definição de som.

  • B.

    percepção de imagem.

  • C.

    definição de som e de imagem.

  • D.

    interação da imagem em movimento.

  • E.

    interação dos telespectadores e conteúdo televisivo.

O fenômeno que atribui aos meios de comunicação prerrogativa de construção e de imposição da opinião que se deve ter sobre os fatos, ou seja, que os meios não se limitam a impor os temas sobre os quais se devam falar, mas também impõem o que falar sobre esses temas, é chamado de

  • A.

    agenda setting.

  • B.

    espiral do silêncio.

  • C.

    recepção seletiva.

  • D.

    dissonância cognitiva.

  • E.

    exposição defensiva.

As estruturas organizacionais, independentemente de seu porte ou finalidade, devem englobar as relações públicas e ter a comunicação como matéria-prima para o desenvolvimento de suas atividades. A comunicação que é construída a partir de códigos-padrão, perceptíveis e decodificáveis por amplos segmentos da população é a melhor definição para comunicação

  • A.

    convencional.

  • B.

    de multidão.

  • C.

    segmentada.

  • D.

    de massa.

  • E.

    dirigida.

O instrumento de comunicação que estabelece o conjunto de padrões e normas do sistema de identidade visual, além dos modelos para todos os veículos de comunicação que a organização utilize, é chamado de Manual de

  • A.

    Identidade Corporativa.

  • B.

    Imagem Corporativa.

  • C.

    Cultura Corporativa.

  • D.

    Instrução Corporativa.

  • E.

    Regras Corporativas.

O modelo apresentado é chamado de Tripé

  • A.

    Organizacional.

  • B.

    da Modernidade.

  • C.

    do Futuro.

  • D.

    da Ação Social.

  • E.

    da Sustentabilidade.

É VEDADO ao Profissional de Relações Públicas:

I. efetuar atendimento particular próprio, com finalidade

lucrativa ou filantrópica, de clientes que tenha

atendido em virtude de sua função técnica em organizações

diversas.

II. admitir práticas que possam levar a corromper ou a

comprometer a integridade de canais de comunicação

ou exercício da profissão.

III. divulgar informações inverídicas da organização

que representa.

IV. esclarecer ao cliente, no caso de atendimento em

equipe, a definição e qualificação profissional dos

demais membros desta, seus papéis e responsabilidades.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...