Questões sobre Geral

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O programa de visita é uma ação planejada, executada, controlada e avaliada para obtenção de objetivos antecipados estrategicamente para que, em sua aplicação tática e operacional nos eventos sucessivos, possam, através da experiência adquirida em cada visita, refletir o conceito interno e externo da organização. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas: 1. Aspectos específicos dessa ação incluem as formas e os meios de comunicação pré-evento com os públicos envolvidos no programa de visitas, o que garante a identificação de diferentes perfis de públicos de interesse e a necessidade de flexibilizar o roteiro, o tempo e o local a ser visitado. 2. Para os profissionais responsáveis pelo programa de visitas, o cerimonial é uma ação dispensável, uma vez que já conhecem antecipadamente os perfis dos visitantes. 3. A equipe dos profissionais envolvidos no programa de visitas deve detalhar os trajes adequados aos visitantes e funcionários, bem como vestes especiais, além de prover materiais de identificação e nomear os profissionais responsáveis pelas exposições verbais orais (com intérpretes para outros idiomas). 4. A hospedagem, caso envolva pernoites dos integrantes do grupo de visitantes, é de total responsabilidade dos visitantes. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens de 76 a 82.

Instituições públicas e privadas necessitam de profissionais de comunicação com experiência em lidar com situações de crise, porque estas são imprevisíveis e demandam resposta imediata.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Giacaglia (2004), “eventos são atividades complexas que exigem grande investimento em pessoal, tempo e dinheiro e que possuem objetivos gerais e específicos que, somente quando atingidos, justificam esses investimentos”. A verificação do cumprimento desses objetivos requer a aplicação de técnicas que permitem análises quantitativas e qualitativas, propiciando às organizações envolvidas avaliarem os resultados de um evento. Nesse sentido, quais das afirmativas abaixo apresentam proposições verdadeiras sobre as avaliações e análises quantitativas e qualitativas que poderão ser realizadas para se ter um retorno sobre os eventos? 1. A organização poderá analisar a quantidade de agendamentos e vendas geradas pelo evento, caso ele seja de natureza comercial. Além disso, cabe analisar a receita e o lucro gerados no período do evento e pós-evento e subtrair, desse total, o investimento empregado, para mensurar o lucro do evento. 2. Os serviços prestados por terceiros, bem como as atrações e promoções organizadas pela própria organização requerem análise quantitativa, pois a análise qualitativa não dá conta dessa avaliação. 3. A análise do serviço de assessoria de imprensa prestado antes, durante e após o período do evento, conhecido como clipping, avalia a eficiência dos press releases enviados à mídia, além dos novos contatos propiciados durante o período do evento e que poderão gerar novas matérias publicadas sobre a organização. 4. Devem ser entregues questionários aos participantes para que avaliem os diversos aspectos do evento, tais como o local, o material promocional e de divulgação, a programação e a organização, além de sugestões e críticas. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens de 76 a 82.

Todo exercício de comunicação pública deve ser acompanhado de monitoramento da mídia, com o propósito de avaliar se as informações transmitidas pelos veículos ao público atendem aos objetivos da corporação. Tal monitoramento pode indicar, como resultado, a necessidade de ações complementares.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito aos materiais promocionais dos eventos, há uma variedade a ser combinada, atendendo o padrão visual de acordo com o tema do evento. Em relação aos mecanismos de divulgação do evento, deve-se conhecer a dimensão do público de interesse, o local e a temática, para escolha das ações comunicacionais. Com base nesses mecanismos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) A sinalização interna do local envolve a entrada, salas de atividades, corredores com setas indicativas, banners, cartazes e faixa de boas vindas com utilização da identificação visual do evento. ( ) No que se relaciona à divulgação do evento, entende-se que os organizadores devam limitar-se ao uso das mídias televisivas, de rádios e de jornais locais. ( ) A mídia dirigida impressa e eletrônica possibilita atingir o target do público de interesse, mas não evita que também compareçam convidados interessados apenas em coquetel, jantar, almoço ou show. ( ) Merece especial atenção a cobertura jornalística (possibilitada pelo envio de press releases e convites), pois entende-se que ela deve estar focada no evento. A comissão organizadora, por outro lado, deve disponibilizar porta-vozes que atendam nos horários adequados à imprensa, pois a cobertura deve finalizar suas pautas em seus respectivos veículos. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V – F – V – V.
  • B. V – V – F – V.
  • C. F – V – F – F.
  • D. V – F – F – V.
  • E. F – V – V – F.

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens de 76 a 82.

As ações de convocação de consumidores para o reparo de defeitos em veículos, denominadas recall, promovidas pelas montadoras de automóveis por meio de seu departamento de relações públicas, contribuem para a preservação da imagem da corporação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito ao planejamento e organização de eventos, os profissionais devem considerar fatores estruturais comuns e específicos e fatores conjunturais dos respectivos eventos. A respeito desse assunto, considere as seguintes afirmativas: 1. Os fatores estruturais comuns de um evento envolvem tema, público, local, data e clima, os quais podem, de alguma maneira, ser determinados pelo organizador. 2. O produto (ideológico ou material), o programa, a identificação e análise dos participantes, as estratégias de comunicação e os recursos materiais, financeiros e humanos são fatores estruturais comuns aos eventos. 3. Os fatores conjunturais ponderáveis que podem ocorrer nos eventos necessitam do instinto e rapidez dos profissionais envolvidos no seu planejamento e organização. 4. Os fatores conjunturais imponderáveis fogem do domínio e previsão dos organizadores, mas eventos passados servem de experiência, pois permitem ao organizador que passe tais fatores para a categoria de ponderáveis no próximo evento, compondo a lista “se”. Assinale a alternativa correta.

  • A. Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
  • B. Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • C. Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • D. Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
  • E. As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens de 76 a 82.

Não há riscos para a imagem de uma corporação que seja preservada por estratégias de relações públicas que visem compensar eventuais danos causados ao público.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A. 2 – 3 – 4 – 1 – 5.
  • B. 5 – 4 – 2 – 1 – 3.
  • C. 3 – 4 – 1 – 5 – 2.
  • D. 3 – 5 – 1 – 4 – 2.
  • E. 5 – 2 – 3 – 4 – 1.

A respeito de reputação corporativa e de comunicação em situações de crise, julgue os itens de 76 a 82.

As corporações podem adotar conduta ética de caráter particular, uma vez que o seu compromisso é com a obtenção de lucro e com o atendimento dos interesses de investidores e acionistas, devendo as suas ações de comunicação pública refletir isso.

  • C. Certo
  • E. Errado
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