Lista completa de Questões de Relações Públicas da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As peças utilizadas na promoção de um evento devem ter o visual bem elaborado com ilustração e texto relacionados com os objetivos. A redação de um convite para inauguração deve conter, de forma clara e em destaque, o nome da pessoa que presidirá o ato. Para a imprensa cabe a preparação de kits. Em caso de solenidade com lugar marcado, aconselha-se incluir no convite uma data limite para as confirmações. Expirando esse prazo, são consideradas desconvidadas as pessoas que não confirmaram a presença. Nesse caso repassa-se o convite para outra pessoa. Sobre o texto acima pode-se afirmar que:
jamais se inclui data limite para confirmação.
é extremamente indelicado considerar-se desconvidada uma pessoa previamente convidada.
é correto desconvidar-se um convidado, porém torna-se constrangedor convidar outro no seu lugar.
é dispensável a preparação de kits para a imprensa.
reflete com fidelidade normas de preparação de uma programação visual de promoção para eventos.
O evento onde se espera o envolvimento de um grande número de participantes para discussão e debate de idéias e opiniões, normalmente de assuntos sociais, visando a sensibilizar a opinião pública é do tipo
Simpósio.
Mesa-Redonda.
Painel
Seminário.
Fórum.
No gerenciamento de programas de Relações Públicas a capacidade de o gerente operar (codificar/decodificar) internamente a comunicação, ou seja, as suas condições pessoais − físicas − psicológicas, é que determina a eficácia do ato comunicativo. Essa afirmação de Gaudêncio Torquato (Tratado de Comunicação Organizacional e Política. − 2002 − pg. 38) refere-se ao nível de comunicação
coletivo.
intra.
inter.
grupal.
técnico.
Em um evento corporativo, com sessenta pessoas presentes, foram votadas três propostas: a proposta (1) teve 10 votos, a proposta (2) teve 30 votos e a proposta (3) teve 20 votos. A proposta (2) venceu por maioria
absoluta.
composta.
dupla.
formal.
simples.
A precedência entre os Governadores é determinada pela ordem de constituição histórica dos Estados, a saber: Bahia, Rio de Janeiro,
Pará, Pernambuco.
Pernambuco, São Paulo.
São Paulo, Maranhão.
Maranhão, Pará.
Pará, São Paulo.
Um instrumento importante para a comunicação da instituição, que teve a sua finalidade ampliada com a popularização da internet e que contém nomes, endereços e detalhes de determinado público de interesse é chamado de
house organ.
check list.
mailing list.
handcap.
news letter.
O Presidente da Câmara solicitou que incluíssem no evento para a imprensa um press-kit para fazer parte da campanha de um programa de reurbanização de favelas. Press-kit é
o conjunto de fotos e material impresso que possibilitem aos jornalistas fazerem uma matéria como se estivessem presente no local do evento.
um convite para o jornalista participar do evento e material ilustrativo sobre o cardápio e sobre o local do evento.
pasta contendo o histórico da instituição, fotos do evento juntamente com brinde para o jornalista.
uma coleção de fotografia do evento e de favelas para ilustrar uma matéria que poderá ser feita pelo jornalista.
uma relação de pautas e fontes sobre o assunto de interesse nacional, que tem a entidade como fonte especializada.
Segundo Margarida Kunsch (Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2003. p. 130), a responsabilidade social das relações públicas incorporada na cultura da empresa, corresponde a uma ação de compromisso social que é
uma motivação humanitária com participação reativa.
transformada em gratificação para a instituição.
uma opção pessoal do dirigente da instituição.
o envolvimento de todos os colaboradores.
uma motivação humanitária com resultados esperados.
Uma das finalidades da área de Relações Públicas é cuidar da imagem de uma organização e/ou contribuir para a construção de sua identidade corporativa. Imagem de uma organização é
a forma de uma organização se apresentar aos seus públicos.
como a organização é percebida por todos os públicos de seu interesse.
a manifestação tangível da personalidade da organização.
aquilo que uma organização é e como deseja ser percebida.
o perfil técnico e cultural da instituição.
Assinale a opção correta em relação à prática do release.
A difusão em larga escala inspira a confiança do editor.
Evite mandar um funcionário entregar o material em mãos.
As fotos devem ser identificadas com legenda, autor e data.
Telefone para perguntar se vai ser publicado e quando.
As agências de notícia nunca usam release para organizar pautas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...