Questões de Relações Públicas da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As peças utilizadas na promoção de um evento devem ter o visual bem elaborado com ilustração e texto relacionados com os objetivos. A redação de um convite para inauguração deve conter, de forma clara e em destaque, o nome da pessoa que presidirá o ato. Para a imprensa cabe a preparação de kits. Em caso de solenidade com lugar marcado, aconselha-se incluir no convite uma data limite para as confirmações. Expirando esse prazo, são consideradas desconvidadas as pessoas que não confirmaram a presença. Nesse caso repassa-se o convite para outra pessoa. Sobre o texto acima pode-se afirmar que:

  • A.

    jamais se inclui data limite para confirmação.

  • B.

    é extremamente indelicado considerar-se desconvidada uma pessoa previamente convidada.

  • C.

    é correto desconvidar-se um convidado, porém torna-se constrangedor convidar outro no seu lugar.

  • D.

    é dispensável a preparação de kits para a imprensa.

  • E.

    reflete com fidelidade normas de preparação de uma programação visual de promoção para eventos.

O evento onde se espera o envolvimento de um grande número de participantes para discussão e debate de idéias e opiniões, normalmente de assuntos sociais, visando a sensibilizar a opinião pública é do tipo

  • A.

    Simpósio.

  • B.

    Mesa-Redonda.

  • C.

    Painel

  • D.

    Seminário.

  • E.

    Fórum.

“No gerenciamento de programas de Relações Públicas a capacidade de o gerente operar (codificar/decodificar) internamente a comunicação, ou seja, as suas condições pessoais − físicas − psicológicas, é que determina a eficácia do ato comunicativo.” Essa afirmação de Gaudêncio Torquato (Tratado de Comunicação Organizacional e Política. − 2002 − pg. 38) refere-se ao nível de comunicação

  • A.

    coletivo.

  • B.

    intra.

  • C.

    inter.

  • D.

    grupal.

  • E.

    técnico.

Em um evento corporativo, com sessenta pessoas presentes, foram votadas três propostas: a proposta (1) teve 10 votos, a proposta (2) teve 30 votos e a proposta (3) teve 20 votos. A proposta (2) venceu por maioria

  • A.

    absoluta.

  • B.

    composta.

  • C.

    dupla.

  • D.

    formal.

  • E.

    simples.

A precedência entre os Governadores é determinada pela ordem de constituição histórica dos Estados, a saber: Bahia, Rio de Janeiro,

  • A.

    Pará, Pernambuco.

  • B.

    Pernambuco, São Paulo.

  • C.

    São Paulo, Maranhão.

  • D.

    Maranhão, Pará.

  • E.

    Pará, São Paulo.

Um instrumento importante para a comunicação da instituição, que teve a sua finalidade ampliada com a popularização da internet e que contém nomes, endereços e detalhes de determinado público de interesse é chamado de

  • A.

    house organ.

  • B.

    check list.

  • C.

    mailing list.

  • D.

    handcap.

  • E.

    news letter.

O Presidente da Câmara solicitou que incluíssem no evento para a imprensa um press-kit para fazer parte da campanha de um programa de reurbanização de favelas. Press-kit é

  • A.

    o conjunto de fotos e material impresso que possibilitem aos jornalistas fazerem uma matéria como se estivessem presente no local do evento.

  • B.

    um convite para o jornalista participar do evento e material ilustrativo sobre o cardápio e sobre o local do evento.

  • C.

    pasta contendo o histórico da instituição, fotos do evento juntamente com brinde para o jornalista.

  • D.

    uma coleção de fotografia do evento e de favelas para ilustrar uma matéria que poderá ser feita pelo jornalista.

  • E.

    uma relação de pautas e fontes sobre o assunto de interesse nacional, que tem a entidade como fonte especializada.

Segundo Margarida Kunsch (Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 2003. p. 130), a responsabilidade social das relações públicas incorporada na cultura da empresa, corresponde a uma ação de compromisso social que é

  • A.

    uma motivação humanitária com participação reativa.

  • B.

    transformada em gratificação para a instituição.

  • C.

    uma opção pessoal do dirigente da instituição.

  • D.

    o envolvimento de todos os colaboradores.

  • E.

    uma motivação humanitária com resultados esperados.

Uma das finalidades da área de Relações Públicas é cuidar da imagem de uma organização e/ou contribuir para a construção de sua identidade corporativa. Imagem de uma organização é

  • A.

    a forma de uma organização se apresentar aos seus públicos.

  • B.

    como a organização é percebida por todos os públicos de seu interesse.

  • C.

    a manifestação tangível da personalidade da organização.

  • D.

    aquilo que uma organização é e como deseja ser percebida.

  • E.

    o perfil técnico e cultural da instituição.

Assinale a opção correta em relação à prática do release.

  • A.

    A difusão em larga escala inspira a confiança do editor.

  • B.

    Evite mandar um funcionário entregar o material “em mãos”.

  • C.

    As fotos devem ser identificadas com legenda, autor e data.

  • D.

    Telefone para perguntar se vai ser publicado e quando.

  • E.

    As agências de notícia nunca usam release para organizar pautas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...