Questões de Relações Públicas da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Relações Públicas da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em publicidade brainstorm consiste em:

  • A.

    identificar uma informação junto ao target após seus integrantes terem lido/visto alguma peça ou campanha publicitária.

  • B.

    ampliar e detalhar uma fotografia, destacando-a.

  • C.

    pensar um layout de maneira coordenada.

  • D.

    escolher a mídia correta para determinado segmento de mercado.

  • E.

    propor e relacionar todo tipo de idéia que vier à cabeça sem nenhuma análise sobre sua pertinência

Ele expressa a estrutura da peça publicitária, mostrando como ela ficará depois de impressa. É essencial que o leitor comece a leitura do anúncio pelo princípio e siga uma seqüência lógica, que lhe permita apanhar o sentido da mensagem. Atrair a vista e dirigi-la de forma adequada à função principal desta etapa da produção publicitária. O texto faz referência a:

  • A.

    Slogan.

  • B.

    Merchandising.

  • C.

    Layout.

  • D.

    Portfólio.

  • E.

    Pesquisa de mídia.

O principal emprego da propaganda em Relações Públicas é falar ao público sobre uma organização comercial ou não lucrativa, seus recursos, política pessoal e programas, de modo que as pessoas adquiram confiança na entidade. Entre as funções da publicidade nas Relações Públicas pode-se destacar a de criar uma atitude favorável por parte dos legisladores e funcionários do governo, estimular o interesse dos acionistas e informar os distribuidores sobre as políticas e programas da empresa.

Sobre o texto pode-se afirmar que:

  • A.

    expressa com clareza as funções da publicidade nas Relações Públicas.

  • B.

    é falso na medida em que quem tem que falar ao público numa organização não lucrativa é somente sua direção e não a publicidade.

  • C.

    a criação de uma atitude favorável entre os legisladores só pode caracterizar a prática de suborno.

  • D.

    o texto é correto, porém só faz sentido em se tratando de empresas lucrativas do primeiro mundo.

  • E.

    os acionistas não precisam ter seus interesses estimulados pela publicidade.

Uma campanha publicitária é dirigida a um público de poder aquisitivo situado entre as classes A e B. Para tanto o anunciante precisa de uma mídia seletiva capaz de atingir interesses especializados. O veículo ideal para este caso é:

  • A.

    Jornal mural.

  • B.

    Outdoor.

  • C.

    Televisão aberta.

  • D.

    Revista semanal.

  • E.

    Ônibus.

Para que o direito de resposta num veículo de comunicação possa ser exercido por alguém é preciso que

  • A.

    o veículo impresso onde aconteceu a acusação tenha mais de 50.000 exemplares.

  • B.

    aconteça a simples menção do nome de determinada pessoa.

  • C.

    o acusado tenha sofrido a injúria pela segunda vez.

  • D.

    a publicação cite o nome completo do reclamante.

  • E.

    a pessoa tenha sido acusada ou ofendida, ou que tenha sido objeto de publicação inverídica.

Sobre o press release pode-se dizer: contém tudo o que a empresa gostaria que se dissesse dela e muito pouco, ou nada, daquilo que o repórter realmente gostaria de saber, pelo menos no caso brasileiro. Há exceções, evidentemente; no caso de assuntos festivos (inaugurações, lançamentos, homenagens, discursos), de fato, os press releases, acabam fornecendo substancial material, mesmo para os repórteres mais exigentes. Mas, nos assuntos críticos (e, repito, a crítica é elemento central no Jornalismo), escondem muito mais do que revelam, se é que revelam algo.

Sobre o texto pode-se afirmar que:

  • A.

    reflete a posição do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, expresso em seu jornal Voz da Unidade.

  • B.

    é um texto do jornalista Samuel Wainer datado de 1986 narrando o papel obscuro que os releases tinham há algumas décadas.

  • C.

    se trata de um artigo datado de 1982 do jornalista Paulo Francis na Folha de S.Paulo.

  • D.

    se trata de uma análise do jornalista Clóvis Rossi criticando a utilização atual do release em nossa imprensa.

  • E.

    foi escrito pela professora Cremilda Medina em seu livro Notícia Pronta para a Venda.

Dos softwares citados abaixo o menos indicado para a confecção de um anúncio é:

  • A.

    Adobe Reader.

  • B.

    Page Maker.

  • C.

    Corel Draw.

  • D.

    InDesign.

  • E.

    Ventura Publisher.

Procurando servir bem a toda comunidade e colaborando com a economia popular, temos o prazer e a satisfação de informar a distinta clientela que nossa rede de lojas será mais uma vez aumentada com a inauguração da filial Recife. Dotada de amplas e modernas instalações que permitirão uma melhor circulação da clientela, a nova loja SS. Santos e Cia. oferecerá uma enorme variedade de serviços e produtos para melhor servi-lo.

O release acima apresenta vários problemas de construção. Entre eles, NÃO se pode citar:

  • A.

    não responde às questões básicas do lead jornalístico.

  • B.

    verbo iniciando o parágrafo.

  • C.

    presença de aliterações.

  • D.

    má colocação do nome da empresa.

  • E.

    má utilização de crases.

O redator de um press release quer ver publicado o nome da empresa da qual ele é funcionário num determinado veículo de comunicação. Para conseguir este objetivo ele deve

  • A.

    procurar chamar a atenção do jornalista com formulações textuais exóticas.

  • B.

    usar o lead "nariz de cera".

  • C.

    mandar à redação vários releases diferentes.

  • D.

    colocar afirmações em nome de porta-voz da empresa.

  • E.

    não usar lead na matéria.

Sobre a estrutura física de um press release NÃO se pode afirmar que:

  • A.

    deve procurar fugir do lead tradicional da grande imprensa.

  • B.

    o texto deverá ultrapassar 30 linhas, somente em casos excepcionais.

  • C.

    os parágrafos devem ter entre 4 e 7 linhas.

  • D.

    a redação deve ser simples e clara.

  • E.

    é importante que o release tenha pelo menos um intertítulo.

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