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Secretariado Executivo - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Obter por meio de técnicas científicas e organizacionais a melhor produtividade possível de todos os recursos da organização é função da OSM, que significa:
Orientação, Sistemas e Melhorias.
Organização, Sistematização e Metodologia.
Orientação, Segurança e Métodos.
Organização, Sistemas e Métodos.
Organização, Sistematização e Melhorias.
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A concisão deve ser observada quando da redação de um texto, visando a uma melhor compreensão do leitor. A concisão refere-se à(ao)
formalidade, que possibilita a uniformidade dos textos.
transmissão do máximo de informações com poucas palavras.
impessoalidade, evitando-se a duplicidade de informações.
emprego de palavras que traduzem as ideias com vigor.
ideia central de um texto.
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Cuidado especial deve ser dado à comunicação escrita, uma vez que não é possível explicar ao leitor as ideias que estão por trás do texto. Considerando-se essa afirmativa, assinale a alternativa que desfavorece a comunicação efetiva.
Possuir informações suficientes sobre o assunto.
Planejar a estrutura da comunicação a ser feita.
Tratar o assunto com propriedade.
Escolher expressões precisas.
Usar termos técnicos desconhecidos do receptor.
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A estrutura formal de uma empresa ou de qualquer de suas partes, em determinado momento, é representada graficamente pelo organograma. A análise de um organograma permite observar
hierarquia, definição de cargos, divisão do trabalho e responsabilidades.
autoridade, funções, fluxo de trabalho e competências para o cargo.
processos, relações entre áreas, cronograma e habilidades para o cargo.
desenho dos cargos, formação de grupos, divisão de tarefas e layout.
hierarquia, rotina de trabalho, habilidades e desenho de cargos.
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Entender a importância de se planejar o tempo é essencial para organizar as ações, de forma a alcançar os objetivos propostos. No desenvolvimento das atribuições, uma administração do tempo contribui para
diminuir o controle das atividades.
otimizar o trabalho.
postergar prazos.
gerar dúvidas.
desconsiderar prioridades.
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Marina, assistente do Departamento de Tecnologia, sabe que é de fundamental importância manter-se uma comunicação gestual eficaz no ambiente de trabalho. Assinale a alternativa que sinaliza uma das maneiras que ela utiliza para evitar ruídos na comunicação não verbal.
Apoiar a cabeça nas mãos.
Desviar o olhar do receptor.
Apontar o dedo indicador.
Deixar os braços soltos.
Disfarçar um sorriso.
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Ao se planejar a organização de um arquivo, devem ser observados os elementos constantes de um documento. Quando a data é considerada o elemento principal, o arquivo obedece à ordem
numérica.
alfabética.
cronológica.
por assunto.
geográfica.
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Uma das competências exigidas para os profissionais é a habilidade para interagir com as pessoas de maneira empática, mesmo diante de situações conflitantes, demonstrando atitudes positivas, comportamentos maduros e não combativos. Tal habilidade define o relacionamento
emocional.
atitudinal.
interpessoal.
intrapessoal.
grupal.
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Alguns documentos devem ser de conhecimento restrito e, portanto, requerem medidas especiais de salvaguarda para custódia e divulgação. Esses documentos são denominados
sigilosos.
ostensivos.
particulares.
oficiais.
institucionais.
Julgue o item seguinte, relativo à administração do tempo.
Quando a procrastinação surge com intensidade e frequência nas organizações, há uma perda considerável de energia e tempo para o cumprimento de objetivos e metas.
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