Questões de Secretariado Executivo

Lista completa de Questões de Secretariado Executivo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Obter por meio de técnicas científicas e organizacionais a melhor produtividade possível de todos os recursos da organização é função da “OSM”, que significa:

  • A.

    Orientação, Sistemas e Melhorias.

  • B.

    Organização, Sistematização e Metodologia.

  • C.

    Orientação, Segurança e Métodos.

  • D.

    Organização, Sistemas e Métodos.

  • E.

    Organização, Sistematização e Melhorias.

A concisão deve ser observada quando da redação de um texto, visando a uma melhor compreensão do leitor. A concisão refere-se à(ao)

  • A.

    formalidade, que possibilita a uniformidade dos textos.

  • B.

    transmissão do máximo de informações com poucas palavras.

  • C.

    impessoalidade, evitando-se a duplicidade de informações.

  • D.

    emprego de palavras que traduzem as ideias com vigor.

  • E.

    ideia central de um texto.

Cuidado especial deve ser dado à comunicação escrita, uma vez que não é possível explicar ao leitor as ideias que estão por trás do texto. Considerando-se essa afirmativa, assinale a alternativa que desfavorece a comunicação efetiva.

  • A.

    Possuir informações suficientes sobre o assunto.

  • B.

    Planejar a estrutura da comunicação a ser feita.

  • C.

    Tratar o assunto com propriedade.

  • D.

    Escolher expressões precisas.

  • E.

    Usar termos técnicos desconhecidos do receptor.

A estrutura formal de uma empresa ou de qualquer de suas partes, em determinado momento, é representada graficamente pelo organograma. A análise de um organograma permite observar

  • A.

    hierarquia, definição de cargos, divisão do trabalho e responsabilidades.

  • B.

    autoridade, funções, fluxo de trabalho e competências para o cargo.

  • C.

    processos, relações entre áreas, cronograma e habilidades para o cargo.

  • D.

    desenho dos cargos, formação de grupos, divisão de tarefas e layout.

  • E.

    hierarquia, rotina de trabalho, habilidades e desenho de cargos.

Entender a importância de se planejar o tempo é essencial para organizar as ações, de forma a alcançar os objetivos propostos. No desenvolvimento das atribuições, uma administração do tempo contribui para

  • A.

    diminuir o controle das atividades.

  • B.

    otimizar o trabalho.

  • C.

    postergar prazos.

  • D.

    gerar dúvidas.

  • E.

    desconsiderar prioridades.

Marina, assistente do Departamento de Tecnologia, sabe que é de fundamental importância manter-se uma comunicação gestual eficaz no ambiente de trabalho. Assinale a alternativa que sinaliza uma das maneiras que ela utiliza para evitar ruídos na comunicação não verbal.

  • A.

    Apoiar a cabeça nas mãos.

  • B.

    Desviar o olhar do receptor.

  • C.

    Apontar o dedo indicador.

  • D.

    Deixar os braços soltos.

  • E.

    Disfarçar um sorriso.

Ao se planejar a organização de um arquivo, devem ser observados os elementos constantes de um documento. Quando a data é considerada o elemento principal, o arquivo obedece à ordem

  • A.

    numérica.

  • B.

    alfabética.

  • C.

    cronológica.

  • D.

    por assunto.

  • E.

    geográfica.

Uma das competências exigidas para os profissionais é a habilidade para interagir com as pessoas de maneira empática, mesmo diante de situações conflitantes, demonstrando atitudes positivas, comportamentos maduros e não combativos. Tal habilidade define o relacionamento

  • A.

    emocional.

  • B.

    atitudinal.

  • C.

    interpessoal.

  • D.

    intrapessoal.

  • E.

    grupal.

Alguns documentos devem ser de conhecimento restrito e, portanto, requerem medidas especiais de salvaguarda para custódia e divulgação. Esses documentos são denominados

  • A.

    sigilosos.

  • B.

    ostensivos.

  • C.

    particulares.

  • D.

    oficiais.

  • E.

    institucionais.

Julgue o item seguinte, relativo à administração do tempo.

Quando a procrastinação surge com intensidade e frequência nas organizações, há uma perda considerável de energia e tempo para o cumprimento de objetivos e metas.

  • C. Certo
  • E. Errado
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