Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas)

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Proteger o trabalhador é o princípio básico de todo e qualquer Sistema de Gestão de Segurança no Trabalho. Este princípio está pautado em ações preventivas para criar um meio ambiente laboral cada vez mais saudável e livre de riscos. A Indústria da Construção Civil apresenta um ambiente de constante exposição do trabalhador a fatores de riscos intensos como ruídos acentuados e poeira. O PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) é um plano que estabelece condições e diretrizes de Segurança do Trabalho para obras e atividades relativas à construção civil. Este documento é obrigatório em obras:

  • A. a partir de 50 empregados (diretos ou terceirizados).
  • B. a partir de 20 empregados (diretos ou terceirizados).
  • C. de demolição com mais de 30 empregados.
  • D. contenciosas com mais de 15 empregados (diretos ou terceirizados).
  • E. de qualquer natureza com empregados terceirizados ou diretos.

Os equipamentos de proteção individual são destinados à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Os equipamentos que podem ser destinados a proteção contra choques elétricos, respingos de produtos químicos e radiação infravermelha correspondem, respectivamente, a

  • A. capuz, luva e óculos.
  • B. capacete, calça e protetor facial.
  • C. capuz, óculos e óculos.
  • D. capacete, calça e capacete.
  • E. capuz, luva e calça.

O tempo de exposição máxima diária permitida aos trabalhadores adequadamente vestidos para exposição ao frio, durante a jornada de trabalho em locais frigorificados, de acordo com a NR-29 – Ministério do Trabalho e Emprego, em temperaturas abaixo de – 73°C, deve ser de

  • A. 5 minutos, sendo o restante da jornada cumprida obrigatoriamente fora do ambiente frio.
  • B. zero minuto, pois não é permitida a exposição ao ambiente frio, seja qual for a vestimenta utilizada.
  • C. 4 horas, alternando-se 1 hora de trabalho com 1 hora para recuperação térmica fora do ambiente frio.
  • D. quatro períodos de 1 hora e 40 minutos alternados com 20 minutos de repouso e recuperação térmica fora do ambiente frio.
  • E. 1 hora, sendo dois períodos de 30 minutos com separação mínima de 4 horas para recuperação térmica fora do ambiente frio.

Uma obrigação legal a todas as empresas, independente do tamanho, segmento ou quantidade de funcionários é a disponibilização de kits de primeiros socorros a todos os funcionários. É importante ministrar um treinamento para que, pelo menos os integrantes da CIPA saibam manusear os equipamentos, fazer curativos e prestar os primeiros atendimentos até a chegada do socorro especializado. O atendimento de primeiros socorros, quando eficiente, aumenta significativamente a chance de uma recuperação satisfatória do paciente. A legislação em vigor determina que o kit de primeiros socorros deve conter:

  • A. Gaze, pinça cirúrgica, algodão, tesoura, curativos aderentes, antisséptico, luvas cirúrgicas.
  • B. Ataduras de 10 e 15 cm, óculos de proteção, tesoura, soro fisiológico, álcool em gel, luvas cirúrgicas, gaze.
  • C. Faixa imobilizadora, colete cervical, tesoura, ataduras, gaze, curativos aderentes, algodão, luvas cirúrgicas, soro fisiológico, antisséptico, pinça cirúrgica, óculos de proteção, álcool em gel ou sabonete líquido antisséptico.
  • D. Caixa acondicionadora, colete cervical, bolsa térmica, pinça cirúrgica, tesoura, álcool em gel, gaze, soro fisiológico, ataduras de tamanhos não especificados.
  • E. Não há especificação na legislação dos itens que devem compor o kit de primeiros socorros.

A proteção à saúde do trabalhador é um direito fundamental previsto na Constituição que tem por objetivo dar dignidade à vida do trabalhador e reduzir o risco de doença, como exemplifica o art. 7º, inciso XXII, e também o art. 200, inciso VIII, que protege o meio ambiente do trabalho, além do art. 193 que determina que a ordem social para o trabalho tem como objetivo o bem-estar e a justiça sociais”. Em Segurança no Trabalho, higiene industrial consiste em:

  • A. Identificar, avaliar e, se for necessário, eliminar os agentes biológicos, físicos e químicos que se encontram dentro de uma empresa ou indústria e que possam provocar doenças aos trabalhadores.
  • B. Identificar, avaliar rótulos de produtos químicos e procedimentos de limpeza e higiene dos meio ambiente laborais para processos de desinfecção e controle nas indústrias.
  • C. Procedimentos estratégicos de controle e avaliação de riscos de contaminação em áreas de zoneamento industrial restrito.
  • D. Estabelecer diretrizes de condutas, tanto para o trabalhador quanto para o empregado da indústria, de manutenção da limpeza e organização de seu local de trabalho.
  • E. Identificar e corrigir procedimentos de limpeza e higienização dos ambientes industriais em todos os setores de produção bem como administrativos.

Em um canteiro de obras, as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho determinam que as áreas de vivência devem ser mantidas em perfeito estado de conservação e limpeza. Contêiner é uma instalação móvel que será aceita nas áreas de vivência do canteiro de obra, desde que possua

  • A. área de ventilação natural de, no mínimo, 12% da área do piso.
  • B. pé direito mínimo de 2,10 m.
  • C. área de ventilação natural de, no mínimo, 8% da área do piso.
  • D. pé direito mínimo de 2,40 m.
  • E. pé direito máximo de 2,40 m.

São algumas tarefas do Serviço de Higiene e Segurança do Trabalho: I. Identificar e fazer o controle periódico dos riscos ocupacionais. II. Fixar objetivos de proteção do trabalhador e controlar resultados. III. Promover e adaptar os trabalhadores às diferentes tarefas e o trabalho às características anatômicas e fisiológicas do trabalhador. IV. Facilitar o uso de recursos identificando áreas em que podem ser mudados os recursos financeiros e de materiais. V. Facilitar a organização e a atribuição de trabalho. Está correto o que consta APENAS em

  • A. I, IV e V.
  • B. II, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II e III.
  • E. I e V.

O mandato da Comissão de Prevenção de Acidentes no Trabalho Portuário (CPATP) deve ser de

  • A. 2 anos, permitida uma reeleição.
  • B. 4 anos, permitida uma reeleição.
  • C. 1 ano, permitida duas reeleições.
  • D. 2 anos, não permitida reeleições.
  • E. 4 anos, não permitida reeleições.

Um operário, ao verificar que faltava energia no canteiro de obras para iniciar o funcionamento da betoneira, encontrou uma pedra no meio do helicoidal que misturava o cimento à areia, brita e água, e resolveu retirá-la. No momento em que entrou na máquina, a energia foi religada e o botão da máquina não havia sido desligado, ocasionando uma grave lesão em sua perna. A lesão não foi maior porque outro funcionário, operador da máquina, logo percebeu e impediu um acidente ainda mais grave. De acordo com a tabela 1 da NR 9, neste caso, a classe de risco a qual o empregado se expôs em seu ambiente de trabalho é:

  • A. Grupo 2 – Vermelho – Risco Químico.
  • B. Grupo 3 – Marrom – Risco Biológico.
  • C. Grupo 1 – Verde – Risco Físico.
  • D. Grupo 5 – Azul – Risco de Acidentes.
  • E. Grupo 4 – Amarelo – Risco Ergonômico.

Em agosto de 2000, a IEA (Associação Internacional de Ergonomia) adotou a seguinte definição oficial de ERGONOMIA:

 A Ergonomia é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.

Neste sentido, a NR 17 aborda, em detalhes, algumas medidas de prevenção de doenças ocupacionais relacionadas à má postura no trabalho e sobrecargas nos sistemas físico, cognitivo e organizacional do trabalhador. Exemplo disso é o que deve ser observado nas atividades de processamento eletrônico de dados onde, de acordo com a NR 17 a pausa mínima de 10 (dez) minutos deve ocorrer a cada:

  • A. 40 minutos trabalhados, não deduzidos da jornada de trabalho.
  • B. 60 minutos trabalhados ou 8.000 (oito mil) toques (pressão sobre teclado), o que ocorrer primeiro.
  • C. 50 minutos trabalhados, não deduzidos da jornada de trabalho.
  • D. 40 minutos trabalhados ou 8.000 (oito mil toques (pressão sobre teclado), o que ocorrer primeiro.
  • E. 30 minutos trabalhados, obrigatoriamente devendo constar em Convenção Coletiva de Trabalho.
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