Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 18 - Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A respeito da prevenção de acidentes no trabalho com soldagem oxiacetilênica, é correto afirmar que
o cilindro onde será acondicionado o acetileno deve ter seu interior parcialmente preenchido com massa porosa, composta de carvão de lenha, terra infusória, asbesto e um cimento de ligação.
os cilindros de acetileno devem permanecer sempre na vertical, seja no armazenamento, no transporte ou na utilização, pois se o cilindro for inclinado, durante o seu uso, a acetona poderá ser consumida pelo maçarico.
tocar a poça de fusão com a chama primária ou aproximar exageradamente o maçarico da zona de soldagem são procedimentos errados porque mesmo não criando problemas para a segurança, implicam defeitos na junta de solda.
o acetileno é um gás classificado como asfixiante simples, não apresentando efeito tóxico direto sobre organismo humano, que apresenta risco nos possíveis vazamentos em face da sua grande inflamabilidade.
na operação de extinção do fogo, a válvula de oxigênio deve ser fechada antes da válvula de acetileno para impedir o retrocesso da chama, que continuaria a queimar na câmara de mistura, gerando fuligem e entupindo o bico.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A investigação e análise de acidentes do trabalho é atividade que, se executada de maneira adequada, contribui para a melhoria do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho, na organização. Com esse propósito, os profissionais especializados em engenharia de segurança do trabalho da organização podem utilizar a metodologia da árvore de causas, que
apresenta para os iniciantes alguma dificuldade na aplicação devido à necessidade de o analista dominar os princípios da álgebra boleana para bem representar graficamente a rede de causalidade do acidente.
embora permita ao analista com bom domínio do método a reconstrução de cenários pré-acidente que sejam verossímeis, apresenta excessiva dependência da habilidade do profissional que o aplica.
pode ser aplicada em conjunção com a Análise de Árvore de Falhas, possibilitando a atribuição de probabilidades aos fatores potenciais de acidentes presentes no diagrama do acidente.
tem, entre seus princípios, a compreensão de que o acidente de trabalho é um evento não programado que acarreta prejuízos materiais ou humanos pela interrupção indesejada da produção.
tem no princípio da necessidade e da suficiência um critério para o estabelecimento de relações entre os antecedentes, que podem ser classificados em antecedentes- -estado e antecedentes-variações.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 05 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com a Norma Regulamentadora 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes,
a empresa que possua empregados desempenhando suas funções em diferentes estabelecimentos de um mesmo município deverá cuidar para que estejam integrados com a CIPA ou designado no local onde trabalham.
a CIPA terá, entre suas atribuições, a de identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos com a participação do maior número de trabalhadores, com a assessoria do SESMT, onde houver, ou do empregador.
caso não existam suplentes para ocupar cargo vago, o empregador deve realizar eleição extraordinária, cumprindo todas as exigências estabelecidas para o processo eleitoral, exceto quanto aos prazos, que devem ser reduzidos à metade.
sendo constatada, ao final do processo eleitoral, a participação de até 50% (cinquenta por cento) dos empregados aptos a votarem, não haverá a apuração dos votos, e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação.
o treinamento para a CIPA deverá contemplar, entre outros itens, metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho, princípios gerais de Higiene do Trabalho e de medidas de controle de riscos e direção defensiva.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A Ergonomia é uma área do conhecimento de grande relevância para o estudo da relação do homem com o trabalho, sendo certo que
se trata de recurso de engenharia a diminuição do risco de contrair os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho com movimentação de caráter repetitivo, mediante a redução do tempo de exposição dos trabalhadores.
a obtenção de um inventário exaustivo das atividades realizadas pelos trabalhadores e suas possíveis interrelações é condição imprescindível à atuação do ergonomista na proposição de melhorias nas condições de trabalho.
seja usual, entre os leigos, que exista confusão entre seus princípios teóricos e os fundamentos da Administração Científica do Trabalho, conforme aplicada por Henry Ford na otimização das linhas de montagem da indústria automobilística americana.
as disciplinas que mobiliza permitem a seleção, com base em critérios ou atributos biopsicomecânicos, da mão de obra com características adequadas às demandas de um determinado processo de produção.
configura controle de caráter administrativo a realocação de tarefas de trabalho (como a rotação de trabalhadores pelos postos de trabalho), de forma que o trabalhador não gaste todo o tempo do turno em tarefas de alta demanda.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 17 - Ergonomia - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A aplicação de alguns princípios da Ergonomia na utilização de equipamentos com terminais de vídeo no processamento eletrônico de dados importa que
haja condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente.
as condições ambientais sejam tais que o índice relativo ao ruído atenda o disposto na NBR 1052, e o índice de temperatura efetiva não ultrapasse 25 ºC.
o teclado seja acoplado ao monitor, permitindo ao trabalhador promover os ajustes necessários no conjunto para adequá-lo às necessidades das tarefas a serem executadas.
na posição relativa da tela, do teclado e do apoio de documentos, a distância entre eles sejam aproximadamente iguais.
para a medição do nível de iluminamento da tarefa, considerar-se-á um plano imaginário que será equidistante dos principais pontos focais do operador.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em relação às melhores práticas de primeiros socorros, é correto afirmar que
no atendimento de queimaduras de 2.º grau, a área atingida deve ser cuidadosamente coberta por uma camada de hidratante apolar.
uma queimadura de 1.º grau caracteriza-se pela pele avermelhada e dor não muito forte no local queimado e só será grave no caso em que a área queimada for muito extensa.
muito raramente, uma queimadura de 3.º grau provoca estado de choque, sendo recomendável cobrir toda a região atingida com uma camada de azeite.
nas queimaduras por substâncias químicas, deve-se identificar a substância adequada à neutralização dos possíveis efeitos antes do atendimento de emergência.
é usual que uma insolação apresente, entre os sintomas, tontura, dor de cabeça, rosto avermelhado, febre alta, pele seca e quente e, ainda, pulso lento demais.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A respeito do uso do gás óxido de etileno como agente esterilizante de materiais médico-hospitalares, é correto afirmar que
por conta da possibilidade de reação química com materiais plásticos ou cerâmicos, o óxido de etileno deve ser envasado exclusivamente em ampolas de vidro.
as gestantes ou mulheres em idade fértil não devem exercer atividades nas salas de esterilização, quarentena e depósitos de recipientes de óxido de etileno.
trata-se de gás que, do ponto de vista da higiene do trabalho, é classificado como asfixiante simples, com baixa toxicidade, que exige cuidados por possuir limites inferior e superior de explosividade distantes entre si.
em face da elevada toxicidade, larga faixa de inflamabilidade, comprovada carcinogenicidade, teratogenicidade, além da ação neurotóxica, o óxido de etileno foi proibido por meio de Portaria Interministerial da Saúde e do Trabalho.
o óxido de etileno utilizado na esterilização de instrumentos cirúrgicos não deve ser tratado por meio de processo catalítico ou borbulhamento em solução ácida por causa do risco de formar peróxidos.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
As assertivas seguintes versam sobre a prática de primeiros socorros. Assinale a correta.
No estado de choque, a vítima apresenta pulsações fortes e espaçadas, com a pele fria e pálida, exigindo em seu atendimento que a vítima seja deitada com a cabeça em posição mais elevada que o resto do corpo.
Na ameaça de desmaio, com a presença de tontura, frio e pulsação acelerada, o desmaio pode ser evitado mantendo- -se a pessoa na posição ereta e estimulando-a a dar pequenos pulos no mesmo lugar, flexionando as pernas.
Em caso de hemorragia nasal, coloque um pano molhado em água gelada sobre o rosto da vítima; faça-a sentar-se com as pernas afastadas e coloque a cabeça entre as pernas, tapando uma narina para facilitar a coagulação do sangue.
As convulsões podem ser causadas por febre alta ou por uma queda abrupta da pressão arterial e demanda, no atendimento de emergência, que a vítima seja sentada em um banco sem espaldar para não machucá-la.
O risco de uma queimadura ser fatal não reside propriamente no seu grau e sim na extensão da superfície atingida, devido ao estado de choque e à maior possibilidade de contaminação da vítima.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em conformidade com as melhores práticas para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho em serviços de saúde, é correto afirmar que
os colchões, colchonetes e demais almofadados utilizados na acomodação dos pacientes devem ser dotados de capa permeável, confeccionada em material lavável que permita a adequada higienização e desinfecção.
os cilindros contendo gases inflamáveis como acetileno e óxido nitroso devem ser armazenados juntos com aqueles de sua classe e distantes ou fortemente separados de gases oxidantes, como o oxigênio e o hidrogênio.
os equipamentos de fluoroscopia devem possuir cortina ou saiote plumbífero inferior e lateral para proteção do operador contra radiação espalhada e sistema de alarme indicador de um determinado nível de dose ou exposição.
a higienização das vestimentas utilizadas nos centros cirúrgicos, em serviços de primeiro atendimento ou unidades de pacientes com doenças infectocontagiosas deve ser realizada pelo próprio usuário, mediante orientação do empregador.
na radiologia intraoral, o trabalhador que irá segurar o filme durante a exposição deverá estar adequadamente protegido, e os demais trabalhadores devem manter-se afastados do cabeçote e do paciente a uma distância mínima de um metro.
Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 23 - Proteção Contra Incêndios - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
No desenvolvimento de um Plano de Emergência para incêndios, pode-se observar, entre outras, as seguintes fases:
simulação periódica dos procedimentos de evacuação da edificação e verificação da estanqueidade das rotas de fuga.
formação de equipe para atendimento de primeiros socorros e estabelecimento de rotina de inspeção das unidades portáteis e estacionárias de extinção.
instalação de equipamentos de combate a incêndios e formação de equipe de abandono de áreas.
aparelhamento de nichos de sobrevivência com materiais de primeiros socorros e instalação de dispositivos de alarme.
contratação de seguro contra incêndio e realização periódica de reciclagem dos brigadistas e primeiros socorristas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...