Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Norma Regulamentadora 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde,

  • A.

    a reavaliação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais se faz necessária em duas situações distintas: sempre que se produza uma mudança nas condições de trabalho que possa alterar a exposição aos agentes biológicos e quando da reavaliação anual preparatória para a auditoria.

  • B.

    o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais deve considerar na identificação e controle dos riscos biológicos as fontes de exposição, as vias de transmissão e de entrada, persistência do agente, estudos epidemiológicos, localização das áreas de risco, vigilância médica dos trabalhadores potencialmente expostos e o programa de vacinação.

  • C.

    os quartos ou enfermarias destinados ao isolamento de pacientes portadores de doenças infectocontagiosas devem conter lavatório em dependência contígua, sendo que o uso de luvas não substitui o processo de lavagem, que deve ser frequente.

  • D.

    o empregador deve assegurar a capacitação dos trabalhadores sempre que ocorra uma mudança nas condições de exposição dos trabalhadores aos agentes biológicos, devendo ser ministrada durante a jornada de trabalho por profissionais da saúde familiarizados com os riscos inerentes aos agentes biológicos.

  • E.

    o empregador deve comprovar, para a inspeção do trabalho, a realização da capacitação por meio de documentos que informem a data, horário, carga horária, ementa, nome e capacitação do instrutor e registro do treinamento no Livro de Atas da CIPA do estabelecimento.

A cada classe de incêndio corresponde, no mínimo, um tipo de agente de extinção. Assim,

  • A.

    os fogos de classe D, que contêm os metais pirofóricos como magnésio, zircônio e lítio, podem ser combatidos com gás carbônico.

  • B.

    os fogos de classe C, associados aos equipamentos elétricos energizados, devem ser combatidos com espuma química, admitindo-se água na forma de neblina.

  • C.

    os extintores de pó químico seco não devem ser usados no combate aos fogos da classe B, que contêm óleos, gasolina, graxa, tinta, GLP etc.

  • D.

    os fogos em equipamentos elétricos energizados não devem ser combatidos com extintores de dióxido de carbono.

  • E.

    tem-se que em fogos da classe B, o combate com água não pode se dar como jato pleno, porém a água pode ser usada sob a forma de neblina.

Em relação à avaliação e controle da exposição dos trabalhadores a temperaturas extremas, é correto afirmar que

  • A.

    a condução é o mecanismo de troca de calor predominante para o trabalhador que, no desempenho de suas funções, encontra-se em ambiente com fontes de calor radiante que implicam grande gradiente térmico.

  • B.

    o risco e a severidade da sobrecarga fisiológica por calor quase não sofrem variação entre os trabalhadores de uma mesma equipe de trabalho, que se encontram sob as mesmas condições de sobrecarga térmica.

  • C.

    quando a quantidade de calor que o corpo ganha é maior que a quantidade de calor perdida, a primeira defesa do organismo é a vasoconstrição periférica dos vasos sanguíneos, que implica maior velocidade no fluxo sanguíneo e, consequentemente, na troca térmica com o meio.

  • D.

    o Índice de Bulbo Úmido-Termômetro de Globo – IBUTG é um índice secundário útil à determinação da contribuição ambiental à sobrecarga térmica, pois considera a transmissão de calor por irradiação, condução e convecção.

  • E.

    aumentos prolongados na temperatura do núcleo do corpo e exposições crônicas a altos níveis de sobrecarga térmica estão associados com doenças, tais como: infertilidade temporária, frequência cardíaca elevada, distúrbios do sono, fadiga e irritabilidade.

Quanto à segurança no trabalho com caldeiras e vasos sob pressão, é correto afirmar que

  • A.

    entre as razões técnicas que inviabilizam o teste hidrostático, tem-se o efeito prejudicial do fluido de teste a elementos internos do vaso, a impossibilidade técnica de purga e a existência de revestimento interno.

  • B.

    a ausência de instrumento que indique a pressão de vapor acumulado ou de sistema de indicação para controle do nível de água exige que o operador esteja atento à calibração da válvula de segurança da caldeira.

  • C.

    o teste de acumulação deve ser executado com todas as saídas de vapor e válvulas de alívio abertas, para que a pressão interna no vaso não ultrapasse os parâmetros de projeto.

  • D.

    os dispositivos de segurança como os pressostatos, reguladores de pressão e malhas de controle devem avaliar a pressão do vaso, independentemente das causas que provocaram a sobrepressão.

  • E.

    a qualidade da água e suas propriedades físico-químicas têm repercussão na vida útil da caldeira, sendo regra geral que quanto menor a pressão de operação, mais acurados deverão ser os requisitos de tratamento de água.

Em conformidade com a Norma Regulamentadora 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho,

  • A.

    ao dimensionarem seus Serviços Especializados, as empreiteiras ou empresas fornecedoras de mão de obra deverão considerar a soma dos empregados presentes nos vários estabelecimentos com os quais mantêm contrato de prestação de serviços.

  • B.

    a manutenção de SESMT comuns, organizados por associação da categoria econômica correspondente ou empresas interessadas, deverá ser feita pelas empresas usuárias que participarão das despesas em proporção ao número de empregados de cada uma.

  • C.

    as atividades dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados são essencialmente prevencionistas, sendo vedado o atendimento de situações de emergência que não possam ser enquadradas como sendo de sua área de atuação.

  • D.

    as empresas que possuam mais de 30% (trinta por cento) de seus empregados em estabelecimento ou setor com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal, deverão dimensionar o SESMT em função do maior risco.

  • E.

    os Serviços Especializados das empresas que operem em regime sazonal, ou que mostrem grande variação no número de empregados em um mesmo ano, deverão ser dimensionados tomando-se por base a média aritmética do número de empregados nos últimos dois anos.

A eletricidade, preciosa forma de energia da sociedade moderna, exige, para a prevenção de acidentes com sua geração, transmissão e utilização, uma série de medidas. Entre as práticas recomendáveis e os conceitos aplicáveis, tem-se que

  • A.

    à ligação elétrica efetiva do circuito à terra, que tem como principal finalidade garantir a diferença de potencial, chama-se aterramento elétrico provisório, que deve ser mantido enquanto durarem as operações.

  • B.

    a utilização de dispositivos eletromecânicos como as chaves blindadas para o acionamento e desligamento de motores exige a instalação, antes do circuito de seccionamento, de um filtro de linha.

  • C.

    deve-se considerar zona controlada de um sistema elétrico de potência o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível, inclusive acidentalmente, de dimensões proporcionais à tensão.

  • D.

    as medidas de proteção coletiva compreendem, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelecido em Norma Regulamentadora específica e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança.

  • E.

    os serviços em instalações elétricas energizadas em alta tensão, bem como aqueles executados no sistema elétrico de potência, que exigem trabalho individual, devem ser confiados a trabalhadores especializados.

A respeito dos riscos químicos, é correto afirmar que

  • A.

    na Higiene do Trabalho, a classificação dos gases tóxicos se dá em função de sua ação tóxica no organismo e redunda em três grupos: os irritantes, os anestésicos e os inertes.

  • B.

    aerossol é um termo específico para aerodispersoides com determinado comportamento aerodinâmico, constituídos exclusivamente por partículas sólidas dispersas em um meio gasoso, compreendendo as poeiras, os fumos e as fumaças.

  • C.

    na amostragem por absorção, o ar contaminado é forçado a passar, com vazão controlada, através de um tubo contendo um sólido poroso, geralmente carvão ativado ou sílica gel, na superfície do qual os gases e vapores são absorvidos.

  • D.

    entre os gases e vapores irritantes de ação sobre as vias respiratórias há aquelas substâncias que têm moderada solubilidade em água e, por isto, quando inaladas, podem penetrar mais profundamente nas vias respiratórias, produzindo sua irritação principalmente nos brônquios.

  • E.

    são considerados asfixiantes químicos aquelas substâncias que, ao ingressarem no organismo, interferem na perfeita oxigenação dos tecidos em face da grande afinidade que possuem com a hemoglobina, como os gases hélio, metano e acetileno.

A absorção de radiações pelo organismo é responsável pelo surgimento de vários agravos à saúde, sendo que

  • A.

    as radiações ultravioleta coerentes com comprimentos de onda entre 280 e 560 nm podem provocar, em face de repetidas exposições em curto espaço de tempo, efeitos agudos como eritemas e fotoqueratites.

  • B.

    a radiação com comprimento de onda inferior a 200 nm não sofre qualquer perda quando é transmitida pelo ar, aproximando-se da radiação ionizante e representando risco grave para o ser humano.

  • C.

    denominam-se efeitos somáticos as alterações que ocorrem no organismo atingido, gerando agravos que se manifestam apenas no indivíduo irradiado, não se transmitindo aos seus descendentes.

  • D.

    a blindagem constitui medida de controle relativa ao ambiente que se fundamenta no uso de barreiras adequadas, confeccionadas em materiais que têm capacidade de refletir a radiação ionizante.

  • E.

    o perigo de ocorrerem exposições desapercebidas a radiações ionizantes inexiste na prática, em face do acurado mecanismo sensorial humano ao efeito Joule da radiação, que leva a vítima a interromper a exposição.

Algumas atividades podem provocar a exposição dos trabalhadores a uma atmosfera contaminada por dois ou mais contaminantes, o que, na avaliação ocupacional, obriga a considerar que

  • A.

    quando duas ou mais substâncias perigosas tiverem efeitos toxicológicos similares sobre o mesmo sistema orgânico ou órgão, deverão ser considerados, em primeiro lugar, seus efeitos combinados.

  • B.

    para que seja ultrapassado o Limite de Exposição Ocupacional da mistura, é necessário que o nível de ação do contaminante de maior toxicidade seja atingido.

  • C.

    a aplicação da fórmula aditiva não se restringe a misturas com dois ou três contaminantes, sendo razoável sua aplicação a misturas complexas, como a gasolina e os produtos da combustão do diesel.

  • D.

    de acordo com os critérios usuais e inexistindo evidência em contrário, substâncias diferentes que atuam sobre os mesmos órgãos e produzem efeitos semelhantes devem ser consideradas como potencializadoras.

  • E.

    o melhor modelo de avaliação da toxicidade resultante considera, além do nível de ação de cada contaminante, as suas respectivas pressões parciais no ambiente.

A Toxicologia é disciplina muito importante no estudo da ação dos contaminantes no organismo do trabalhador, sendo que

  • A.

    o organismo humano sempre reage a seu próprio favor, metabolizando a substância tóxica de maneira que vá, paulatinamente, perdendo sua toxicidade e tornando-se menos agressiva.

  • B.

    a filtração é considerada o principal mecanismo utilizado pelas substâncias químicas para atravessar as membranas celulares, sendo proporcional ao gradiente de concentração através da membrana.

  • C.

    existem dois tipos de processos de transporte de uma molécula através de uma membrana: os processos ativos, que incluem a pinocetose e o transporte ativo, e os processos passivos, que incluem a difusão, a filtração e a difusão facilitada.

  • D.

    ocorre sinergismo quando da inalação de fumos de óxido de nitrogênio e ferro, provenientes de soldas, provocado pela ação do óxido de nitrogênio sobre as partículas de ferro, tornando-as mais reativas.

  • E. entre os mecanismos de desintoxicação, a redução ou conjugação é aquele em que o organismo contribui com alguns constituintes do tecido para transformar o metabólito em um novo produto, que tem sua nocividade reduzida.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...