Questões de Serviço Social

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A primeira grande instituição nacional de assistência social no Brasil é a Legião Brasileira de Assistência - LBA. Organizada como seqüência ao engajamento do país na Segunda Guerra Mundial, seu objetivo declarado será:

  • A.

    prestar assistência às mulheres que se alistaram na Força Expedicionária Brasileira;

  • B.

    diagnosticar as carências da população residente nas periferias das grandes cidades, já em colapso social flagrante;

  • C.

    identificar os melhores assistentes sociais da época para convocá-los a uma ação de assistência às crianças carentes;

  • D.

    empregar os profissionais formados pelas escolas católicas, em razão do desprestígio a que estavam relegados;

  • E.

    prover as necessidades das famílias cujos chefes haviam sido mobilizados para o esforço de guerra.

A constituição de 1988 amplia o conceito de família. Segundo Roberto Maurício Genofre, um dos elementos que justifica essa afirmação é:

  • A.

    o direito da mulher em administrar os bem do casal;

  • B.

    a reafirmação da chefia conjugal, na qual se ressalta o papel do esposo;

  • C.

    o reconhecimento da união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar;

  • D.

    a afirmação do direito paterno ao pátrio poder;

  • E.

    a possibilidade de a mulher poder registrar o(s) filho(s) sem a presença do marido.

Segundo Maria Célia T. Mioto, a intervenção profissional junto às famílias deve incluir, necessariamente:

  • A.

    um estudo preliminar das necessidades apresentadas pelas famílias nos anos 90;

  • B.

    a opção preferencial pelas famílias desestruturadas pelo desemprego e crises conjugais;

  • C.

    as ações preventivas contra a dependência química;

  • D.

    as políticas de desenvolvimento econômico e que objetivem o bem estar social;

  • E.

    as ações direcionadas à formulação e à implementação de políticas sociais que dêem condições para a sobrevivência do grupo familiar.

Segundo a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social - Lei 8662/93, somente estudantes de Serviço Social poderão realizar estágio, desde de que:

  • A.

    haja a supervisão direta de assistente social no gozo dos seus direitos profissionais;

  • B.

    obtenha licença direta do órgão de fiscalização do exercício profissional;

  • C.

    tenha sido apresentado à instituição de ensino o plano de estágio;

  • D.

    o assistente social participe das atividades de supervisão na unidade de ensino;

  • E.

    seja apresentada a necessidade da instituição e que justifique a necessidade de estagiários nessa área.

A partir da Revolução de 30, a cidadania passa a ser defina por alguns parâmetros fundamentais. Entre eles, podemos destacar:

  • A.

    a regulamentação das profissões, o sindicato público e a carteira de trabalho;

  • B.

    a regulação do mercado, o processo de industrialização e os direitos previdenciários;

  • C.

    as caixas de aposentadorias e pensões, os direitos trabalhistas e os direitos ocupacionais;

  • D.

    o estatuto do trabalhador rural, o sistema eleitoral e a carteira de identidade;

  • E.

    registro civil, sindicatos patronais e o voto das mulheres.

A relação entre o Serviço Social e a revolução informacional aponta diferentes possibilidades para a profissão. No sentido de fortalecer o projeto éticopolítico hegemônico no Serviço Social, a tendência que se coloca é:

  • A.

    constituir redes de cooperação política numa perspectiva classista, a partir das redes de telecomunicação, pensando no redimensionamento da esfera política.

  • B.

    privilegiar uma compreensão instrumental da informática, contribuindo para escrever melhor, mais rápido e com melhor qualidade estética.

  • C.

    intermediar os serviços de consumo em rede para colocar os usuários do Serviço Social em contato com os processos mais atualizados.

  • D.

    estimular a conexão de serviços para facilitar o encaminhamento das demandas dos usuários dos serviços sociais.

  • E.

    estimular a constituição de projetos de lazer através do uso de recursos de informática, dirigidos especialmente a crianças e adolescentes das camadas mais pobres.

Segundo Wanderley Guilherme dos Santos, o conceito chave que permite entender a relação Estado x Classe Trabalhadora pós-30 é:

  • A.

    cidadania previdenciária;

  • B.

    previdência privada;

  • C.

    cidadania regulada;

  • D.

    direitos trabalhistas;

  • E.

    direitos ocupacionais

O planejamento é um processo de racionalidade que exige do profissional antecipar-se aos acontecimentos, propondo um conjunto de ações a serem realizadas de forma a se alcançarem objetivos delimitados, considerando os recursos humanos, financeiros e materiais necessários, e as formas de avaliação necessárias. No processo de planejamento:

  • A.

    as condições orçamentárias devem presidir às decisões a serem tomadas.

  • B.

    é fundamental estabelecer a missão institucional a cumprir e os objetivos a alcançar.

  • C.

    é prescindível um diagnóstico conjuntural e das necessidades a serem preenchidas.

  • D.

    o sistema de gerenciamento de responsabilidades antecede qualquer etapa.

  • E.

    a avaliação ex-post é necessária para a adequada escolha dos caminhos a serem seguidos.

Interessado nas mudanças que marcaram o Brasil a partir dos anos 80, um pesquisador se interroga sobre a evolução do discurso sindical. Ao empreender a análise de conteúdo dos documentos coletados em função de sua questão, o pesquisador:

  • A.

    quantifica as unidades de análise selecionadas.

  • B.

    seleciona as unidades de análise.

  • C.

    realiza o tratamento estatístico dos dados qualitativos.

  • D.

    codifica os dados de acordo com a classificação.

  • E.

    reconstrói o sentido e reestrutura os conteúdos para elaborar o quadro de análise.

O estudo de caso constitui uma das estratégias de pesquisa mais usadas nas Ciências Sociais. O pesquisador seleciona o caso na medida em que este seja:

  • A.

    suficiente para a construção de novas teorias.

  • B.

    típico e representativo do problema investigado.

  • C.

    conveniente em relação a suas expectativas e opiniões.

  • D.

    típico e representativo de um conjunto mais amplo.

  • E.

    apropriado à verificação de teorias.

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