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Os artigos 4º e 5º da Lei nº 8.662, de 07/06/1993 que regulamenta a profissão dos Assistentes Sociais dizem respeito a:
Balizas de fiscalização do exercício profissional.
Princípios ético-políticos da profissão.
Procedimentos técnico-operacionais.
Competências e atribuições privativas do Assistente Social.
Yolanda Guerra coloca a questão das racionalidades relacionadas à instrumentalidade da profissão, considerada como mediação privilegiada da articulação teoria e prática no Serviço Social. O sentido que esta autora atribui à categoria instrumentalidade é:
Conjunto de instrumentos constitutivos da metodologia de ação.
Limite corresponde à passagem da empiria a reflexão.
Conversão da perspectiva teoricista.
Instância de passagem do momento da pré-ideação (projeto) para a ação profissional.
O uso da categoria mediação penetra a centralidade do traba-lho dos Assistentes Sociais na perspectiva:
Teórico-metodológica e ético-política marxista .
Ontológica gramsciana .
Dialética hegeliana .
Empirista baconiana.
Em um projeto de pesquisa os elementos que, mais usualmente, fazem parte do quadro de seus procedimentos meto-dológicos são:
Assunto, tema e hipóteses.
Hipóteses, revisão de literatura e marco teórico.
Área geográfica, caracterização dos informantes e processo de coleta dos dados .
Definição dos conceitos, objetivos e marco teórico.
Sabe-se que o Assistente Social não tem como objetivo último de seu fazer profissional a mera produção de conhecimentos, mas um conhecimento que informe a ação e que busque a transformação das representações sociais. Os paradigmas do conhecimento que mais têm influenciado o Serviço Social são:
Doutrinarismo, Positivismo, Ecletismo, Pluralismo.
Racionalismo, Empirismo, Fenomenologia e a Dialéti-ca.
Teoricismo, Historicismo, Racionalismo, Dialética
Tomismo, Positivismo, Tecnicismo, Reducionismo
Importantes reflexões vêem sendo construídas ao longo da história do Serviço Social sobre seu Objeto e Especificidade. Marque o autor do seguinte conceito: "o objeto da intervenção profissional do Assistente Social é o segmento da realidade que lhe é posto como desafio, aspecto determinado de uma realidade total sobre o qual irá formular um conjunto de reflexão e de proposições para intervenção".
Myrian Veras Baptista.
Vicente de Paula Faleiros.
Josefa Batista Lopes.
José Paulo Netto.
Para Vicente Faleiros: "Como produto da sociedade, o Serviço Social consiste na mediação entre a produção material e a reprodução do sujeito para esta produção, e na mediação da re-presentação do sujeito nesta relação. Para este autor, a mediação da reprodução seria:
O conjunto de condições gerais da força de trabalho dos sujeitos sociais.
Estratégias acionadas pelos trabalhadores em função de sua sobrevivência.
O trabalho e o processo de se manter a sobrevivência da força de trabalho no cotidiano
A relação entre força de trabalho e capital em movi-mento.
Enfrentar a questão da metodologia da ação profissional dos Assistentes Sociais significou superar o ecletismo que historicamente marcou a formação destes profissionais. Em um proceder metodológico poderíamos entender por ecletismo:
Embate e debate de diferentes posições sobre um de-terminado aspecto da realidade.
Versatilidade do pensamento sobre uma dada realidade.
Pontos de vista convergente sobre um ponto comum da realidade.
Tentativa de conciliar idéias cujo conteúdo se expressam de forma mutuamente excludente.
No contexto da teoria social de Marx, a teoria não se "aplica" ao real pois, se ela é condição para explicação do real, é igualmente condição para desvender as possibilidades de ação no processo social. Assim, o correto será a idéia de "perspectiva teórico-metodológica" e não simplesmente de uma metodologia do conhecimento e uma metodologia da intervenção. Nesse sentido, pode-se entender por "perspectiva teórico-metodológica" (Iamamoto):
pautas, etapas e procedimento do fazer profissional que precisam ser seguidas uma vez que o Serviço Social si-tua-se no âmbito das ciências sociais aplicadas.
modo de ler, interpretar, relacionar-se com o ser social; relação entre sujeito cognoscente e objeto investigado .
Articulação da teoria e da prática entendendo teoria como o vetor epistemológico que comanda a ação.
exigências metodológicas de ordem técnica e processu-al que não podem ser alteradas independente da dimen-são fenomênica da realidade a ser trabalhada.
Para Marx: "Toda vida social é essencialmente prática. Todos os mistérios que desviam a teoria para o misticismo encontram sua solução racional na praxis humana e na compre-ensão dessa praxis" (Teses sobre Feuerbach). Neste sentido podemos compreender teoria como sendo:
A reconstrução, em nível do pensamento, do movimen-to do real.
Conjunto de enunciados provados empiricamente
Um método de conhecimento, uma epistemologia
Ângulos de visibilidade reflexiva na leitura da realida-de.
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