Questões de Serviço Social do ano 0000

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Os artigos 4º e 5º da Lei nº 8.662, de 07/06/1993 que regulamenta a profissão dos Assistentes Sociais dizem respeito a:

  • A.

    Balizas de fiscalização do exercício profissional.

  • B.

    Princípios ético-políticos da profissão.

  • C.

    Procedimentos técnico-operacionais.

  • D.

    Competências e atribuições privativas do Assistente Social.

Yolanda Guerra coloca a questão das racionalidades relacionadas à instrumentalidade da profissão, considerada como mediação privilegiada da articulação teoria e prática no Serviço Social. O sentido que esta autora atribui à categoria instrumentalidade é:

  • A.

    Conjunto de instrumentos constitutivos da metodologia de ação.

  • B.

    Limite corresponde à passagem da empiria a reflexão.

  • C.

    Conversão da perspectiva teoricista.

  • D.

    Instância de passagem do momento da pré-ideação (projeto) para a ação profissional.

O uso da categoria mediação penetra a centralidade do traba-lho dos Assistentes Sociais na perspectiva:

  • A.

    Teórico-metodológica e ético-política marxista .

  • B.

    Ontológica gramsciana .

  • C.

    Dialética hegeliana .

  • D.

    Empirista baconiana.

Em um projeto de pesquisa os elementos que, mais usualmente, fazem parte do quadro de seus procedimentos meto-dológicos são:

  • A.

    Assunto, tema e hipóteses.

  • B.

    Hipóteses, revisão de literatura e marco teórico.

  • C.

    Área geográfica, caracterização dos informantes e processo de coleta dos dados .

  • D.

    Definição dos conceitos, objetivos e marco teórico.

Sabe-se que o Assistente Social não tem como objetivo último de seu fazer profissional a mera produção de conhecimentos, mas um conhecimento que informe a ação e que busque a transformação das representações sociais. Os paradigmas do conhecimento que mais têm influenciado o Serviço Social são:

  • A.

    Doutrinarismo, Positivismo, Ecletismo, Pluralismo.

  • B.

    Racionalismo, Empirismo, Fenomenologia e a Dialéti-ca.

  • C.

    Teoricismo, Historicismo, Racionalismo, Dialética

  • D.

    Tomismo, Positivismo, Tecnicismo, Reducionismo

Importantes reflexões vêem sendo construídas ao longo da história do Serviço Social sobre seu Objeto e Especificidade. Marque o autor do seguinte conceito: "o objeto da intervenção profissional do Assistente Social é o segmento da realidade que lhe é posto como desafio, aspecto determinado de uma realidade total sobre o qual irá formular um conjunto de reflexão e de proposições para intervenção".

  • A.

    Myrian Veras Baptista.

  • B.

    Vicente de Paula Faleiros.

  • C.

    Josefa Batista Lopes.

  • D.

    José Paulo Netto.

Para Vicente Faleiros: "Como produto da sociedade, o Serviço Social consiste na mediação entre a produção material e a reprodução do sujeito para esta produção, e na mediação da re-presentação do sujeito nesta relação. Para este autor, a mediação da reprodução seria:

  • A.

    O conjunto de condições gerais da força de trabalho dos sujeitos sociais.

  • B.

    Estratégias acionadas pelos trabalhadores em função de sua sobrevivência.

  • C.

    O trabalho e o processo de se manter a sobrevivência da força de trabalho no cotidiano

  • D.

    A relação entre força de trabalho e capital em movi-mento.

Enfrentar a questão da metodologia da ação profissional dos Assistentes Sociais significou superar o ecletismo que historicamente marcou a formação destes profissionais. Em um proceder metodológico poderíamos entender por ecletismo:

  • A.

    Embate e debate de diferentes posições sobre um de-terminado aspecto da realidade.

  • B.

    Versatilidade do pensamento sobre uma dada realidade.

  • C.

    Pontos de vista convergente sobre um ponto comum da realidade.

  • D.

    Tentativa de conciliar idéias cujo conteúdo se expressam de forma mutuamente excludente.

No contexto da teoria social de Marx, a teoria não se "aplica" ao real pois, se ela é condição para explicação do real, é igualmente condição para desvender as possibilidades de ação no processo social. Assim, o correto será a idéia de "perspectiva teórico-metodológica" e não simplesmente de uma metodologia do conhecimento e uma metodologia da intervenção. Nesse sentido, pode-se entender por "perspectiva teórico-metodológica" (Iamamoto):

  • A.

    pautas, etapas e procedimento do fazer profissional que precisam ser seguidas uma vez que o Serviço Social si-tua-se no âmbito das ciências sociais aplicadas.

  • B.

    modo de ler, interpretar, relacionar-se com o ser social; relação entre sujeito cognoscente e objeto investigado .

  • C.

    Articulação da teoria e da prática entendendo teoria como o vetor epistemológico que comanda a ação.

  • D.

    exigências metodológicas de ordem técnica e processu-al que não podem ser alteradas independente da dimen-são fenomênica da realidade a ser trabalhada.

Para Marx: "Toda vida social é essencialmente prática. Todos os mistérios que desviam a teoria para o misticismo encontram sua solução racional na praxis humana e na compre-ensão dessa praxis" (Teses sobre Feuerbach). Neste sentido podemos compreender teoria como sendo:

  • A.

    A reconstrução, em nível do pensamento, do movimen-to do real.

  • B.

    Conjunto de enunciados provados empiricamente

  • C.

    Um método de conhecimento, uma epistemologia

  • D.

    Ângulos de visibilidade reflexiva na leitura da realida-de.

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