Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No campo das atribuições privativas, o assistente social desenvolve a assessoria

  • A.

    na matéria de serviço social.

  • B.

    no campo do conhecimento coletivo.

  • C.

    na luta sindical.

  • D.

    nos movimentos sociais.

  • E.

    na formulação de políticas sociais.

O terceiro setor distingue-se do primeiro, que é o setor público, e do segundo, representado pelas atividades lucrativas. O terceiro setor é um campo marcado por uma diversidade de atores e formas de organização. Neste sentido, podemos afirmar que o terceiro setor

  • A.

    é uma esfera pública não-estatal sem a iniciativa privada.

  • B.

    tem o mérito de romper a dicotomia entre público e privado.

  • C.

    é uma esfera pública estatal e de iniciativas privadas.

  • D.

    é um espaço de participação e experimentação de um pensar e agir sobre a realidade social.

  • E.

    tem caráter autônomo, e não se submete à lógica do mercado e à governamental.

Em referência ao Projeto Ético-político Profissional – PEP do Serviço Social Brasileiro, considere:

I. A década de 60 conferiu maturidade teórica ao PEP, fazendo do legado marxiano e da tradição marxista, sua referência teórico-hegemônica.

II. Dão sustentabilidade institucional, legal, ao projeto de profissão nos marcos do processo de ruptura com o conservadorismo: o Novo Código de Ética Profissional de 1993; a nova Lei de Regulamentação da Profissão de 1993; as Diretrizes Curriculares dos cursos de Serviço Social de 1996 e as legislações sociais que referenciam o exercício profissional.

III. A direção sócio-política do projeto de formação profissional expressa o horizonte da profissão do ponto de vista de sua utilidade social (teleologia) vinculada à sua perspectiva projetiva estratégica (ontologia).

Está correto o que se afirma em

  • A.

    II e III, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I e III, apenas.

A reflexão ética sobre o comportamento profissional, que pensa a relação do eu com o coletivo, estabelece parâmetros para a relação do profissional com a sociedade. Essa relação possibilita

  • A.

    respeito ao outro, aceitando conscientemente que o diferente é capaz, mas necessita da intervenção profissional para se conscientizar disso.

  • B.

    a capacidade de se elevar ao humano-genérico, e agir a partir de tal elevação, comprometendo assim a ação profissional.

  • C.

    seu retorno à prática, pois ilumina a ação profissional e o posicionamento da profissão diante da realidade social.

  • D.

    a suspensão da cotidianidade, com objetivo de responder às necessidades imediatas, sistematizando a crítica da vida cotidiana.

  • E.

    um juízo de valor, uma avaliação que qualifica ações, objetos, pessoas e relações na atuação profissional mais efetiva.

O compromisso ético requerido em um processo de perícia social corresponde ao atendimento dos princípios e das normas para o exercício profissional contidos no Código de Ética do Assistente Social. Quanto aos princípios fundamentais do código de ética deve-se destacar aqueles relacionados

  • A.

    ao não-posicionamento a favor da justiça social.

  • B.

    à defesa dos diretos humanos.

  • C.

    à posição desfavorável à ampliação da cidadania.

  • D.

    à discriminação por questões de inserção de classe social.

  • E.

    ao posicionamento contra à equidade.

Em relação à multiplicidade de interpretações e enfoques sobre o que são movimentos sociais, considere:

I. A análise dos movimentos sociais oferece uma chave teórica e metodológica que pode ser aplicada para além do campo empírico das ações coletivas.

II. Os movimentos sociais podem ser definidos como ações coletivas propositivas que, vitoriosas ou fracassadas, resultam em transformações nos valores e instituições da sociedade.

III. A análise sobre os movimentos sociais não pode ser separada da análise de classe social e pode resumir os movimentos a algo determinado pelas classes.

IV. O movimento social refere-se à ação dos homens na história. Esta ação envolve um fazer, por meio de um conjunto de práticas sociais, e um pensar, por meio de um conjunto de idéias que motiva ou dá fundamento à ação.

V. Os movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, II, III e V.

  • C.

    I, II, IV e V.

  • D.

    II, III, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

A frase:

Na ...... , além do direito de votar e ser votado, existem mecanismos que permitem aos cidadãos participar da formulação e controle das ações do poder público, podendo inclusive influenciar na elaboração dos orçamentos. Os ...... são exemplos desses mecanismos.

ficará correta com as lacunas preenchidas por:

  • A.

    democracia participativa - direitos sociais

  • B.

    democracia representativa - orçamentos participativos

  • C.

    democracia representativa - direitos políticos

  • D.

    democracia participativa - conselhos

  • E.

    administração pública - estatutos

O cotidiano é o lugar onde a reprodução social se realiza por meio da reprodução dos indivíduos, razão pela qual é um espaço ineliminável e insuprimível, no qual configuram- se três características, que devem ser apreendidas pelo Assistente Social, a saber:

  • A.

    criticidade, particularidade e diferencialidade.

  • B.

    individualidade, institucionalidade e imediaticidade.

  • C.

    singularidade, moralidade e superficialidade extensiva.

  • D.

    diferencialidade, imediaticidade e superficialidade extensiva.

  • E.

    pluralidade, possibilidade e imediaticidade.

Ao situar a particularidade da profissão na divisão sociotécnica do trabalho, essa forma de compreender o surgimento do Serviço Social contribui para a apreensão do significado sócio-histórico da profissão e de sua instrumentalidade. Permite apreender a instrumentalidade da profissão como

  • A.

    razão substantiva, voltada para os fins universalistas, para valores sociocêntricos, preocupando-se com as implicações das escolhas dos meios e no estabelecimento de finalidades.

  • B.

    um conjunto de condições que a profissão cria e recria no exercício profissional e que se diversifica em função de um conjunto de variáveis.

  • C.

    expressão da interconexão das racionalidades formal-abstrata e instrumental, sendo o Serviço Social considerado como uma técnica social com vistas a tornar-se uma ciência social aplicada.

  • D.

    o uso de meios e instrumentos imprescindíveis ao agir profissional, por meio dos quais os Assistentes Sociais podem passar da mera intencionalidade para a efetivação de ações profissionais.

  • E.

    razão instrumental, subordinada ao alcance dos fins particulares, dos resultados imediatos e funcional às estruturas.

A perspectiva do empowerment teve e tem ampla repercussão na prática profissional, seja no quadro de análise da luta de classes, seja no enfoque de luta contra a discriminação.

Essa perspectiva implica

  • A.

    regulação dos conflitos que venha a favorecer, consolidar e ampliar vantagens de um grupo em relação aos outros.

  • B.

    tornar, como função e significado, a miséria mais aceitável e menos ameaçadora.

  • C.

    trabalho de capitalização ou patrimonialização dos sujeitos nas dinâmicas das trajetórias individual e coletiva em que se encontram fragilizados, oprimidos, em diferentes níveis.

  • D.

    aumento do poder abstrato de um sujeito genérico.

  • E.

    implementação de habilidades dos usuários para resolver seus problemas, desconsiderando a conjuntura.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...