Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as afirmações abaixo.

I. As possibilidades de hierarquização das lideranças comunitárias e das prioridades do território.

II. A cultura de pertencimento, os laços e tecidos entre comunidades de afeto, ajuda mútua, os símbolos e valores que compartilham.

III. Uma trama que possui símbolos e valores e um código moral que proporciona a seus membros um senso de identidade e um processo de agrupamento, estruturação, construção de sentidos e significados.

A definição de comunidade inclui o que se afirma em:

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I, e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Considere as afirmações abaixo.

I. O serviço social se torna possível como profissão institucionalizada como parte da estratégia do bloco do poder, que articula interesses homogeneizados pelo grande capital.

II. O serviço social se institucionaliza com o propósito subjacente de criar um tipo de socialização do operário às novas condições da vida industrial.

III. O serviço social surge e se expande a partir da ampliação da filantropia destinada à classe trabalhadora.

Para Marilda Iamamoto as determinações da institucionalização do Serviço Social é o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I, e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O balanço da situação atual da questão social aponta situações-síntese que a caracterizam como:

  • A.

    trabalhadores que povoam os interstícios na estrutura social e encontram aí um lugar designado; jovens que passam de estágio a estágio.

  • B.

    filiação dos indivíduos colocados em situação de flutuação na estrutura social; jovens que se inserem em pequeno trabalho.

  • C.

    desempregados por períodos relativamente curtos; jovens à procura de emprego e que passam de estágio a estágio, de pequeno trabalho à ocupação estável.

  • D.

    desestabilização dos estáveis; introdução da precariedade e redescoberta dos sobrantes.

  • E.

    trabalhadores que continuam ocupando uma sólida posição na divisão do trabalho; redescoberta daqueles que têm lugar na sociedade e necessitam ser integrados.

Considere as afirmações abaixo:

I. Um sistema de condutas significativas e não só um sistema de organização formal.

II. Um conjunto de normas e procedimentos que guarda neutralidade e não pode ser usada como instrumento de dominação nas instituições e fora delas.

III. Um aparelho ideológico do Estado no qual é mantida a separação que existe na fábrica, entre o operário e os meios de produção.

Uma organização burocrática se define como

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I, e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Segundo o Código de ética (artigo 18), a quebra do sigilo profissional só é admissível quando se tratar de situação cuja gravidade possa

  • A.

    fazer com que o assistente social seja requisitado como testemunha num processo judicial.

  • B.

    comprometer a reputação do assistente social e da instituição.

  • C.

    possibilitar ganhos para o usuário e a coletividade.

  • D.

    intimar o assistente social a prestar depoimento perante autoridade da justiça.

  • E.

    trazer prejuízo ao interesse do usuário, de terceiros e da coletividade.

O Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais que normaliza e fundamenta a prática profissional é a Resolução CFESS nº 273, de 13 de março de 1993, fruto de uma revisão do Código de Ética de 1986. Reafirma os seguintes valores fundantes:

  • A.

    a neutralidade e a autodeterminação.

  • B.

    a liberdade e a justiça social.

  • C.

    o trabalho e a relação de classes.

  • D.

    a autonomia e a criatividade.

  • E.

    a subalternidade e a tecnicidade.

O Código de Ética ao explicitar o processo de ruptura com o serviço social tradicional remete

  • A.

    à consolidação do projeto profissional nele evidenciado, garantindo suas conquistas e superação de suas debilidades.

  • B.

    à necessidade de estabelecer uma codificação ética que dê concretude ao compromisso profissional.

  • C.

    à construção de um projeto profissional vinculado a um projeto social democrático compromissado com os interesses históricos da população trabalhadora.

  • D.

    à precarização dos contratos de trabalho, à repressão aos movimentos sociais e às organizações de classe.

  • E.

    ao conservadorismo que reproduz o preconceito e se opõe à liberdade.

A relativa autonomia dos profissionais de Serviço Social e seus compromissos ético-políticos com os usuários dos serviços institucionais lhes permitem desenvolver uma prática profissional

  • A.

    neutra, objetivando evitar a presença e o acirramento das contradições sociais.

  • B.

    crítica em face das demandas e limites institucionais, valorizando os interesses dos usuários e sustentando a construção coletiva de respostas às suas demandas.

  • C.

    conservadora, atuando de modo a enquadrar demandas dos usuários nos limites institucionais e defender os interesses dominantes na instituição.

  • D.

    voluntarista, desconsiderando as contradições sociais e institucionais.

  • E.

    legitimadora da política institucional, por meio da imposição da suas normas e da defesa de seus objetivos e interesses.

A ética passa a ser reconhecida como componente fundamental do projeto profissional do Assistente Social na década de 90, e o debate ético leva em consideração que

  • A. os limites e as possibilidades de realização profissional estão contidos no próprio profissional.
  • B. o modelo ético adotado pelo Serviço Social é moralizante e imutável.
  • C. a possibilidade da coexistência da fé e da razão são inerentes ao modelo ético adotado.
  • D. os fundamentos da ética são sociais e históricos.
  • E. os postulados desse debate ético se permeiam pelos postulados da sociabilidade, da dignidade e da perfectabilidade.

Considera-se que são iniciativas dos assistentes sociais que têm como parâmetro o projeto ético político na luta pela construção e defesa da seguridade social:

I. Participar da organização de eventos mais amplos dos direitos sociais e da democracia, como Fórum Social Mundial, Fórum Brasil de Orçamento, Pacto pela Paz.

II. Participar cotidianamente, aliados a outros profissionais e aos usuários das políticas sociais, em incontáveis eventos e conclaves de âmbito local, voltados para a qualificação técnica e a defesa política dos direitos sociais.

III. Não se envolver com a criação e o funcionamento de frentes parlamentares de defesa dos direitos da seguridade social, em todas as esferas governamentais, e estimular a participação de fóruns de articulação de políticas sociais.

Está correto o que se afirma em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, apenas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...