Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Na prática profissional do assistente social no âmbito do judiciário, pode-se destacar as seguintes atribuições:

I. Realizar perícias e estudos sociais, bem como pareceres da área de sua competência, em consonância com os princípios éticos da profissão.

II. Coordenar a proposição de aplicação de medidas em meio aberto.

III. Participar de programas de prevenção e informação de direitos à população usuária dos serviços jurídicos.

Está correto o que se afirma em:

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I, e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Um dos princípios fundamentais do Código de Ética do assistente social é o compromisso com

  • A.

    a recusa ao preconceito e à discriminação.

  • B.

    o envolvimento com os movimentos sociais.

  • C.

    a difusão do espírito solidário da vida comunitária.

  • D.

    a garantia do ecletismo no debate profissional.

  • E.

    a redução da seletividade no atendimento.

O assistente social atuando no poder judiciário deverá necessariamente fazer uso de recursos institucionais e comunitários e interagir com a rede de serviços das várias políticas públicas. Para tanto deverá ter firmado uma concepção de rede de serviços pautada pelos pressupostos de

I. Intersecção do estatal e sociedade civil organizada na garantia do direito social.

II. Necessidade de vencer a verticalização e a centralização na gestão das políticas públicas.

III. Ampliação da participação comunitária e local e conseqüentemente para melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas políticas públicas.

Está correto o que se afirma em:

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I, e II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O "locus" onde a prática profissional cotidiana acontece predominantemente é o das instituições, sob vínculo empregatício e assalariado. Estas instituições por um lado definem o significado objetivo do papel do profissional e a expectativa que existe com relação a ele, por outro lado

  • A.

    é o modo particular e subjetivo como o profissional elabora a sua situação na instituição, estabelecendo sua própria ordem de relevâncias, que vai dar o sentido ao seu trabalho.

  • B.

    o sujeito se depara com atividades normatizadas, técnico-burocráticas, em que a preocupação está mais voltada para a produção quantitativa do que para resultados qualitativos.

  • C.

    o profissional vai construindo no pensamento um projeto de ação, mediante uma visão de mundo conservadora e estatizadora.

  • D.

    impõe ao profissional uma postura manipuladora frente aos usuários dos serviços, tanto no que se refere aos recursos quanto aos critérios para usufruílos.

  • E.

    deverá superar suas limitações individuais e assumir as dimensões de síntese e de elaboração de conhecimentos diante da "queixa" apresentada.

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, o SUAS – Sistema Único de Assistência Social é um novo modelo de gestão para a política pública de assistência social. Constitui-se

  • A.

    no estabelecimento de metas a partir de demandas ou necessidades com o objetivo de alcançar resultados integrados e promover impactos positivos nas condições de vida da população.

  • B.

    na minimização da ação estatal e flexibilização dos serviços públicos no campo social, transferindo para o setor público não estatal a responsabilidade de implementação dos benefícios sociais.

  • C.

    na regulação e organização em todo território nacional das ações socioassistenciais, com foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e indivíduos e o território como base de organização.

  • D.

    no reconhecimento da presença de fatores sociais e econômicos que levam o indivíduo e a família a uma situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social, utilizando na implantação dos serviços de proteção social básica e especial uma administração centralizada.

  • E.

    nos recursos passíveis de utilização, conforme critérios exclusivos dos gestores da assistência social, na busca de eqüidade e justiça social.

O CRAS – Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal de base territorial localizada em áreas de vulnerabilidade social e tem como objetivos

  • A.

    oferecer o atendimento psicossocial para as famílias cuja problemática seja de maior grau de complexidade e executar políticas de promoção inclusiva.

  • B.

    executar políticas de promoção à inclusão produtiva e promoção do desenvolvimento de todos os membros da família em situação de exclusão social temporária.

  • C.

    promover atividades centradas no indivíduo e na comunidade, como estratégia de enfrentamento de desajustes comportamentais resultantes da pobreza, e coordenar a rede de serviços socioassistenciais.

  • D.

    favorecer o acesso da população em situação de pobreza a programas de caráter assistencialista e executar serviços de proteção social básica.

  • E.

    executar serviços de proteção social básica, organizar e coordenar a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social.

Segundo Ana Elizabete Mota, ao considerar o processo de reestruturação produtiva, constitui desafio para o assistente social e demais trabalhadores que vivem de seu trabalho

  • A.

    enquadrar suas ações nos padrões de gestão da qualidade e buscar eficiência.

  • B.

    fortalecer os vínculos empregatícios, mediando possíveis conflitos.

  • C.

    responder às exigências da empresa e incentivar a participação.

  • D.

    defender suas condições de trabalho e resistir as práticas de passivização.

  • E.

    assessorar as chefias nas relações que envolvem a vida comunitária e familiar de todos os trabalhadores.

As estatísticas de triagem, os relatórios das instituições e as entrevistas com usuários são instrumentos e técnicas que permitem identificar as necessidades sociais concretas dos usuários, subjacentes àquelas demandas concretas, desde que o profissional adote uma

  • A. postura investigativa.
  • B. atitude participativa.
  • C. ação mediadora.
  • D. visão de imparcialidade.
  • E. intervenção crítica.

A intervenção do profissional está voltada para a melhoria das condições de vida da população e se dá tanto pela oferta de bens, recursos e serviços como pelo exercício de uma

  • A.

    prática efetiva.

  • B.

    prática criativa.

  • C.

    ação disciplinadora.

  • D.

    prática contestadora.

  • E.

    ação sócio-educativa.

Durante a execução de um Projeto, é correto afirmar que o monitoramento

  • A. permite aprender o contexto, os insumos internos e externos à organização mobilizados para a consecução do projeto, o perfil do público alvo inscrito e a demanda reprimida.
  • B. caracteriza-se como um objetivo centralizador, considerando- se que a probidade, competência e eficiência no uso de recursos publicamente apropriados constituem, em regimes democráticos, uma das condições para a confiança pública.
  • C. fornece informações importantes sobre problemas ou desvios no seu desempenho que podem afetar a obtenção das metas ou resultados propostos, o que permite correções no decorrer da ação.
  • D. produz mudanças quantitativas, significativas e duradouras na qualidade de vida ou desenvolvimento do público beneficiário da ação que o projeto foi capaz de produzir.
  • E. demanda a adoção de uma perspectiva comparativa entre o antes e o depois, uma das grandes dificuldades para sua efetivação e para definição das relações de causalidade entre objetivos e resultados do projeto.
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