Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em serviço social, a relação na qual o indivíduo alcança um grau de objetividade que permite afastar-se de seu mundo subjetivo para colocar-se no lugar do outro denomina-se

  • A.

    caráter momentâneo.

  • B.

    empatia.

  • C.

    equilíbrio mental.

  • D.

    compreensão mútua.

  • E.

    respeito.

Na década de 80, o serviço social na área de saúde alcançou avanços na profissão tanto na produção de conhecimentos quanto no trabalho profissional. No entanto, enquanto categoria esteve desarticulado

  • A.

    dos conselhos de saúde.

  • B.

    dos conselhos da assistência.

  • C.

    das entidades representativas da saúde.

  • D.

    do movimento de reforma sanitária.

  • E.

    dos movimentos sociais de saúde.

A mudança na Assistência Social, no sentido de sua transformação em uma Política Pública, só acontece quando ela passa a diferenciar-se

  • A. do liberalismo.
  • B. da filantropia.
  • C. do Estado.
  • D. da cidadania.
  • E. da ideologia.

O conhecimento teórico-metodológico e técnico-operativo do Serviço Social, juntamente com um compromisso éticopolítico, permite que

  • A. a prática profissional nas instituições não se reduza ao atendimento imediato das demandas.
  • B. se tenha uma visão compreensiva do Serviço Social, tendo em vista a relação dos espaços de intervenção e o caráter interdisciplinar.
  • C. a relação do saber profissional se sobreponha ao cotidiano do sujeito.
  • D. haja um envolvimento permanente com a prática emergente e pura.
  • E. se privilegie atenção às estratégias técnicas do trabalho social.

O Serviço Social e a interdisciplinaridade estão intrinsicamente ligados, uma vez que o Serviço Social articula diferentes conhecimentos de modo próprio, num movimento crítico entre prática-teoria e teoria-prática. Isto, entendendo- se interdisciplinaridade como

  • A. soma de conhecimentos e alargamento de saberes.
  • B. fonte de conhecimento e sistematização de outros conhecimentos, que vêm a constituir um novo conhecimento.
  • C. pluralidade de conhecimentos e diferentes formas de entender o real.
  • D. prática profissional e objetivação na construção coletiva de novos conhecimentos.
  • E. postura profissional e princípio constituinte da diferença e da criação.

Considerando a relação teoria-prática, o saber que informa a ação profissional cotidiana é complexo. É uma combinação histórica específica de diversos modos de conhecimento, de certa forma hierarquizados. Em síntese, a construção do saber do profissional, tendo em vista a intervenção, realiza um tríplice movimento de

  • A. crítica, de construção de um conhecimento novo e de nova síntese no plano do conhecimento e da ação.
  • B. mediação, de criação de novas propostas e de novos conhecimentos.
  • C. experimentação, de reconstrução e de superação de limitações.
  • D. reflexão, de superação de limitações e de resultados.
  • E. elaboração de conhecimentos, de avaliação e redirecionamento de saberes.

A construção e a visualização de uma identidade profissional, no mercado de trabalho, e a luta pela produção de novas práticas sociais que tenham na consolidação da democracia e no fortalecimento da cidadania a sua busca, traz como exigências

  • A. o reposicionamento das práticas institucionais e as determinações políticas nelas implícitas e as relações entre as áreas do saber.
  • B. o redirecionamento de algumas áreas do saber para o fortalecimento da cidadania.
  • C. a superação da relação hegemônica das diferentes áreas do saber em detrimento das práticas institucionais.
  • D. a paralização do movimento, reduzindo o próprio exercício do saber à transmissão do conhecimento acumulado.
  • E. a elaboração de uma nova práxis profissional, baseada na heterogeneidade das diversas áreas do saber.

A reconceituação apontava para uma crítica radical ao tradicionalismo. A passagem dos anos 70 aos 80 e o movimento operário sindical, o protagonismo dos chamados novos sujeitos sociais abriu novas perspectivas para os assistentes sociais que pretendiam a ruptura com este tradicionalismo, com implicações para a profissão. Neste contexto, os Assistentes Sociais investiram fortemente em dois planos:

  • A. organizou-se a categoria profissional e investiu-se na formação por meio da pós-graduação.
  • B. reforçou-se a erosão do Serviço Social tradicional e reafirmou-se a liderança dos profissionais no contexto da América Latina.
  • C. validou-se o tradicionalismo e propiciou-se condições sociais novas ao desenvolvimento da profissão.
  • D. integrou-se a profissão no circuito universitário e bloqueou- se o processo de renovação da área.
  • E. organizou-se a classe trabalhadora e qualificou-se a categoria profissional.

A conjuntura do pós 64 abriu no Brasil a necessidade de um processo de renovação do Serviço Social, que assumiu três direções. Uma delas está voltada para a adequação do serviço social à ordem sócio-política implantada em 1964. Essa tendência da renovação do Serviço Social se qualifica como

  • A. reatualização do conservadorismo.
  • B. reformismo profissional.
  • C. perspectiva modernizadora.
  • D. paradigma fenomenológico.
  • E. político-ideológica.

É desafio ao profissional do Serviço Social desenvolver mediações que levem

  • A. à acomodação dos dominados diante das ações dos dominadores.
  • B. à sublevação dos dominados.
  • C. ao controle democrático dos recursos institucionais pela própria população.
  • D. ao usuário a reconhecer suas limitações.
  • E. à instituição a reconhecer os limites do saber profissional.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...