Lista completa de Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A assistência social brasileira e o Serviço Social, historicamente, estruturam-se vinculados
ao envolvimento da sociedade, como forma de expressão de seu sentimento de solidariedade na atenção aos excluídos, e à afirmação do projeto ético-político nas relações com os sujeitos.
à politização da sociedade civil organizada, à expansão do voluntariado e ao movimento pelo qual o Estado vai assumindo o seu papel de mentor e executor de ações voltadas para o bem-estar da sociedade.
à questão social e aos mecanismos utilizados pela classe dominante no controle social, levando em consideração suas relações históricas, sociais e políticas.
à organização da classe dominante, à subordinação do proletariado e à qualificação profissional embasada na perspectiva do enfrentameto da chamada questão social.
ao conjunto de iniciativas benemerentes e filantrópicas da sociedade civil, ao avanço da profissionalização no tratamento da questão social e ao crescimento da centralidade do Estado na tarefa de assegurar o bem-estar da sociedade.
As proposições mais recentes de "flexibilização das relações de trabalho"
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) tem como propósito erradicar, juntamente com os diversos setores dos governos estaduais, municipais e da sociedade civil, o trabalho infantil nas zonas urbana e rural, possibilitando a troca do trabalho pela escola, bem como garantindo o acesso, a permanência e o bom desempenho de crianças e adolescentes nas escolas. O público alvo do PETI são famílias
desestruturadas, cujas rendas não ultrapassam dois salários mínimos e que possuem adolescentes exercendo trabalho insalubre.
sem nenhuma renda e com crianças de 7 a 12 anos, exercendo trabalho insalubre, penoso ou degradante.
com renda de meio salário mínimo, que possuem crianças e adolescentes na faixa de 7 a 14 anos, trabalhando em atividades insalubres, penosas ou degradantes.
cujos responsáveis são doentes e possuem crianças e adolescentes de 9 a 13 anos, trabalhando em atividades insalubres, penosas ou degradantes.
cujos responsáveis cumprem pena em prisões e as crianças e adolescentes trabalham em atividades insalubres, penosas ou degradantes.
Na avaliação de políticas sociais deve-se considerar
Maria da Glória Gohn, ao tratar sobre ampliação da atuação das Organizações Não Governamentais, defende que essas entidades devem
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Constitui atribuição do assistente social que atua no Ministério Público realizar estudo social. Este ato significa que o profissional
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Ana Elizabete Mota, ao tratar da ação profissional, aponta a necessidade de reconstruir metodologicamente o caminho entre a demanda objetivada e as relações que a determinam. Para a autora
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Desde o início da década de 80 surgiram novos métodos de pesquisa que visavam tornar as pessoas e as comunidades participantes em sujeitos ativos, em vez de objetos de avaliação de impacto. Esses métodos são facilitadores para
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2006
Um estudo institucional tem como referência o conhecimento da instituição demandatária da ação. O conteúdo deste estudo deve contar com:
I. finalidade, valores, área de ação, setor, nível de competência, função, objetivos, diretrizes, estratégias e expectativas, estrutura organizacional e administrativa;
II. restrições impostas pelos recursos humanos e financeiros disponíveis;
III. conhecimentos científicos e tecnológicos existentes ou em desenvolvimento e as possibilidades de maior e menor acesso às informações pertinentes.
É correto o que consta em
A atual compreensão de gestão em rede sinaliza para a:
I. interconecção de serviços similares e complementares, organizações governamentais e não governamentais, comunidades regionais, nacionais e mundiais;
II. mobilização de parcerias e ações multisetoriais e construção de participação;
III. mobilização de vontades e adesões e implementação de pactos de complementariedade entre os atores sociais, organizações, projetos e serviços.
É correto o que consta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...