Questões de Serviço Social da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Em relação à Educação Especial (EE), percebe-se historicamente grande dificuldade em identificar o aluno de fato deficiente. Dentre as várias razões que explicam tal cenário, pode-se citar:

  • A.

    o conceito de deficiente é dependente das normas sociais que se impõem na definição dos critérios de normalidade;

  • B.

    a variedade de escalas e testes que existem para aferição do grau de deficiência contam, cada uma delas, com critérios distintos;

  • C.

    a deficiência se manifesta circunstancialmente e pode ser minorada e até mesmo curada, por conta do uso contínuo de medicamentos;

  • D.

    o deficiente pode, em razão de sua capacidade cognitiva, mascarar sintomas, produzindo uma falsa idéia de normalidade;

  • E.

    a deficiência é associada, por diferentes teorias explicativas, a genes hereditários, cujos testes de identificação não estão disponíveis na rede pública.

Tendo como referência a lógica dos incentivos sociais, o princípio consoante com o Programa Bolsa Escola é:

  • A.

    às classes mais favorecidas cabem a organização e mobilização da população carente para o enfrentamento da pobreza;

  • B.

    a pobreza é circunstancial e diz respeito ao momento político, econômico e cultural de cada família, numa dada comunidade;

  • C.

    a pobreza decorre diretamente da falta de acesso aos bens e serviços essenciais;

  • D.

    a mobilização de população pobre só é possível com a implementação de políticas sociais compensatórias;

  • E.

    a erradicação da pobreza ocorre pelo aumento da renda, traduzida pelo reajuste periódico do salário mínimo nacional.

De acordo com Carlos H. Araújo, desenvolver sistemas de avaliação de políticas públicas é fundamental para:

  • A.

    estipular gastos menores com prazos mais estreitos e resultados mais satisfatórios;

  • B.

    aprimorar e aquilatar os verdadeiros efeitos na resolução que se propõem as referidas políticas;

  • C.

    prestar contas às instituições nacionais e internacionais que financiam e supervisionam as políticas implementadas;

  • D.

    conhecer o perfil da população usuária e suas reais demandas e condições de vida;

  • E.

    divulgar amplamente os efeitos das políticas públicas, sensibilizando organizações da sociedade civil e órgãos da imprensa.

De acordo com Ney Luiz de Almeida, a globalização tem colocado alguns temas e proposições na agenda educacional do país. São eles:

  • A.

    alteração no tempo de escolaridade com maior enfoque no ensino médio / transferência de recursos da habitação e construção civil para o setor educacional / retomada do programa nacional de alfabetização de adultos;

  • B.

    redução do tempo de escolaridade / maior valorização do ensino superior / maiores parcerias com entidades da sociedade civil na implantação das políticas educacionais;

  • C.

    redução gradativa do tempo de escolaridade / incentivo à formação técnica priorizando, portanto, o ensino médio / implantação de projetos de articulação e colocação no mercado de trabalho;

  • D.

    gradativa transferência das universidades públicas para a iniciativa privada / elevação do tempo de duração do ensino médio / articulação do plano educacional com projetos para criação do primeiro emprego;

  • E.

    elevação do tempo de escolaridade / reorientação da educação para uma formação mais voltada para o trabalho / demanda de remanejamento de orçamento para educação sem provisão de novos recursos.

De acordo com José Wellington Germano, o PRODASEC/PRONASEC e o Programa Comunidade Solidária, apresentam princípios em comum que se coadunam com o recorte neoliberal, no tocante à gestão pública na área das políticas sociais. São eles:

  • A.

    universalização, privatização e integração;

  • B.

    participação, focalização e terceirização;

  • C.

    focalização, descentralização e privatização;

  • D.

    integração, centralização e hierarquização;

  • E.

    descentralização, terceirização e universalização.

Marilda Iamamoto (2001) aponta como um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente, o de ser um profissional:

  • A.

    articulado politicamente, buscando filiar-se a um partido político;

  • B.

    crítico, com capacidade técnica de mediar e minorar interesses antagônicos;

  • C.

    qualificado, com formação nos mais diversos campos de atuação;

  • D.

    propositivo e não só executivo das ações institucionais;

  • E.

    observador, capaz de identificar o melhor momento para intervir.

De acordo com Minayo (1994), são características fundamentais da questão social:

  • A.

    a criatividade, a neutralidade e o imobilismo;

  • B.

    a especialidade, o ceticismo e a centralidade;

  • C.

    a complexidade, a rigidez e a modernidade;

  • D.

    a finitude, o movimento e a pluralidade;

  • E.

    a provisoriedade, o dinamismo e a especificidade.

Maria Cecília Minayo (1994) caracteriza a atividade da pesquisa como:

  • A.

    um conjunto de técnicas aferidoras da totalidade;

  • B.

    uma prática política de conhecimento absoluto da realidade social;

  • C.

    uma prática teórica que veicula pensamento e ação;

  • D.

    uma atividade intelectual que dá significado à prática social;

  • E.

    uma tarefa da academia, pertinente ao espaço universitário.

O objeto privilegiado da ética é o bem. Na modernidade, o bem assume o sentido de:

  • A.

    igualdade;

  • B.

    felicidade;

  • C.

    fraternidade;

  • D.

    capacidade;

  • E.

    liberdade.

Quanto ao ensino religioso nas escolas públicas, a LDB regulamenta a:

  • A.

    obrigatoriedade da disciplina na grade curricular;

  • B.

    matrícula facultativa aos responsáveis e alunos;

  • C.

    garantia de professores de diversas religiões;

  • D.

    proibição da disciplina na grade curricular;

  • E.

    exclusividade para o segmento de ensino médio.

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