Questões de Serviço Social da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), constitui-se um princípio básico do ensino:

  • A.

    o respeito às concepções pedagógicas definidas por lei;

  • B.

    o respeito à liberdade e apreço à tolerância;

  • C.

    a erradicação do analfabetismo infanto-juvenil;

  • D.

    a aplicação dos valores fundamentais ao interesse nacional;

  • E.

    a obrigatoriedade do ensino fundamental.

Ainda nesta bibliografia, José Paulo Neto destaca a distinção entre moral e ética. Tal distinção pode ser assim definida:

  • A.

    ética resulta da processualidade dinâmica entre o homem individual e sua essência humana, enquanto a moral é natural e intemporal;

  • B.

    a primeira refere-se ao conjunto de princípios que distinguem o certo do errado na sociedade, e a segunda, ao conjunto de leis;

  • C.

    enquanto a moral reivindica a mudança social, a ética constrói um arcabouço filosófico para a transformação social;

  • D.

    moral é o conjunto de regras utilizadas para naturalizar a subalternização entre os homens, enquanto a ética é formulada para garantia de direitos;

  • E.

    enquanto uma representa um sistema histórico de costumes e imperativos, a outra refere-se à análise filosófica dos fundamentos daquela.

O artigo de Marilda Iamamoto, em "Serviço Social e Ética", nos aponta para uma dissociação entre conhecimento e valores, que prevaleceu na tradição profissional do Serviço Social, mesmo após o movimento de Reconceituação. Esta dissociação se expressa:

  • A.

    na segmentação entre determinismo social e liberdade;

  • B.

    no fato de poderem existir diferentes correntes na profissão;

  • C.

    na contradição entre a formação católica e a prática marxista;

  • D.

    na ausência de um Código de Ética profissional até 1996;

  • E.

    na divisão entre profissionais da prática e os da academia.

É passível de penalidade o profissional que divulgar material envolvendo criança ou adolescente em ato infracional com a seguinte característica:

  • A.

    sem consulta expressa ao Conselho Tutelar;

  • B.

    sem prévia autorização dos pais;

  • C.

    sem autorização expressa do mesmo;

  • D.

    que permita sua identificação;

  • E.

    que resulte de ação de seu (s) responsável (eis).

O Estatuto da Criança e do Adolescente garante à criança e ao adolescente o direito à educação, visando ao seu pleno desenvolvimento, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. Para tal, a lei assegura-lhes o direito:

  • A.

    de escolha de sua própria escola, valorizando a identificação como recurso pedagógico;

  • B.

    de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

  • C.

    a classes especiais, se forem oriundos das camadas mais pauperizadas da população;

  • D.

    ao ensino fundamental gratuito, desde que o ingresso se dê aos sete anos de idade;

  • E.

    ao ensino noturno, se forem reprovados por insuficiência de rendimento escolar.

Ana Vasconcelos (2001), em seu estudo sobre o Serviço Social na SMS/RJ, aponta como uma limitação da prática cotidiana dos Assistentes Sociais no regime de plantão a forma como vêm sendo acolhidas as demandas individuais, porque:

  • A.

    consomem mais tempo dos profissionais;

  • B.

    são acolhidas exclusivamente pelo Serviço Social;

  • C.

    não são reconhecidas como demandas coletivas;

  • D.

    são explicadas apenas como demanda institucional;

  • E.

    não permitem a humanização dos serviços.

Segundo Potyara Pereira (2001), a concepção neoliberal propõe como papel do Estado:

  • A.

    a intervenção nas regras de mercado e diminuição dos direitos sociais;

  • B.

    o controle da corrupção na esfera pública e regulação do mercado;

  • C.

    a prevalência dos direitos individuais e proteção social garantida pelo Estado;

  • D.

    o controle do jogo mercantil e regulação imparcial da força laboral;

  • E.

    a desregulamentação do mercado de trabalho e retração dos direitos sociais.

Potyara Pereira, em "Estado, regulação social e controle democrático" nos aponta que, no início do século XX, o Estado capitalista assume seu caráter intervencionista, sob o rótulo de Estado de Bem-estar Social. O acontecimento histórico que determinou tal fato foi:

  • A.

    a eclosão da questão social;

  • B.

    a crise do socialismo real;

  • C.

    a hegemonia do neoliberalismo;

  • D.

    o retorno à vida bucólica;

  • E.

    o sufrágio eleitoral.

Ainda neste artigo, Noselle nos aponta que "o populismo obscureceu o conceito e a prática de trabalho intelectual". Tal afirmação deriva do fato de que, na cultura populista:

  • A.

    a figura do trabalhador intelectual é vista como "antiherói";

  • B.

    o mercado de trabalho para os intelectuais é inexistente;

  • C.

    o trabalho desqualificado, braçal, é visto como nãotrabalho;

  • D.

    a escola é vista como continuidade dos cuidados familiares;

  • E.

    o rigor científico na escola intensificou-se para o trabalho.

Segundo Paolo Noselle (2001), a proposta central da política educacional na Primeira República no Brasil consistia na:

  • A.

    difusão da filosofia educacional católica;

  • B.

    preparação para o mundo do trabalho;

  • C.

    democratização do ensino primário;

  • D.

    radicalidade da cultura nacional e popular;

  • E.

    criação da rede de ensino secundário.

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