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O processo de reestruturação produtiva traz novas requisições para o exercício profissional do assistente social, bem como um novo perfil comportamental. Neste sentido, pode-se destacar neste novo perfil:
o empenho em atender as demandas empresariais, observando a necessidade da participação profissional;
o conhecimento, a competência, a atmosfera positiva, a cooperação e o esforço extra para atender o cliente;
a racionalização do trabalho, mantendo as atividadeschave, objetivando melhoria no atendimento;
a vinculação do profissional à prestação de serviços sociais e serviços assistenciais;
as assessoriais aos movimentos sociais, às organizações não-governamentais e às entidades de classe.
Segundo Mota, as tendências presentes no modelo de seguridade social no Brasil são:
as posições de setores conservadores da sociedade que propõem um modelo privatista para o setor e a mercantilização dos serviços de assistência;
o modelo de seguridade social em que há a garantia do acesso universal e público e o processo de desmantelamento da seguridade pública;
o desmantelamento da seguridade pública e a transferência desta política para os Estados e os Municípios;
o aumento da arrecadação previdenciária e o combate à sonegação;
a descentralização dos serviços de assistência, previdência e saúde e o acesso seletivo aos serviços.
Segundo Laurell, o Estado de bem-estar liberal apresenta:
alto grau de mercantilização dos benefícios sociais;
redução do papel da sociedade civil no desenvolvimento das políticas sociais;
aumento do poder estatal no desenvolvimento das políticas sociais;
desconcentração da renda mundial e a diminuição da pobreza;
universalidade no oferecimento dos benefícios sociais.
Tomado em sua origem, o Kanban pode ser entendido como:
um sistema de produção flexível e ampliada;
uma forma de produção em série originária do Japão;
um sistema de informações que controla a produção;
um instrumento da acumulação rígida;
um sistema que privilegia a participação do operário na indústria.
A motivação básica dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) é:
a comunidade;
o Estado;
a comunidade empresarial;
os trabalhadores fabris;
a participação.
Para a reflexão ética, a democracia torna-se um valor ético-político fundamental, na medida em que:
traz como elementos fundamentais na sociedade contemporânea o individualismo e a luta pela emancipação social;
assegura a explicitação de valores essenciais como a liberdade e a eqüidade;
resgata a noção de cidadania e a parceria com instituições públicas no combate à pobreza;
denuncia a exclusão, decorrente de um modelo de desenvolvimento descentralizado e participativo;
Segundo Iamamoto, o Código de Ética de 1986 emerge com algumas características fundamentais. Dentre elas, pode-se destacar:
o rompimento com o movimento de reconceituação e o compromisso com a classe trabalhadora;
uma análise criteriosa da realidade e a denúncia contra o autoritarismo;
a ruptura política com o tradicionalismo profissional e com a neutralidade;
o compromisso institucional e a subordinação das demandas aos preceitos conservadores;
o desejo de mudança e o compromisso com as políticas publicas.
É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente (Lei 8.069/90):
a oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;
a notificação aos Conselhos Tutelares dos maus tratos e toda forma de violência;
o encaminhamento a postos de trabalho, desde que não prejudique seus estudos;
o diagnóstico das condições de pobreza dos jovens que vivem nas grandes cidades;
a oferta de ensino médio, obrigatório, gratuito e de qualidade.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), podem adotar:
menores de 21 anos, casados judicialmente;
maiores de 21 anos, independentemente do estado civil;
todas as pessoas, desde que tenham dezoito anos a mais que o adotado;
somente os irmãos e parentes mais próximos;
somente estrangeiros residentes no país ou com visto de permanência.
Num posto de saúde uma assistente social deseja fazer um curso de especialização em gestão de políticas de saúde. Segundo o código de ética profissional em vigor, cabe à chefia:
mobilizar sua autoridade funcional para ajustar o horário do curso com a realidade institucional;
observar os horários dos programas aos quais a profissional está vinculada, a fim de não prejudicar o atendimento;
enviar ofício à instituição de ensino a fim de averiguar a validade das informações prestadas;
mobilizar sua autoridade funcional para a liberação da carga horária da assistente social, para fins de estudo que visem ao aprimoramento profissional;
incentivar o estudo, observando a rotina de trabalho, os atendimentos realizados e os clientes agendados, deslocando profissionais quando necessário.
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