Questões de Serviço Social da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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O processo de reestruturação produtiva traz novas requisições para o exercício profissional do assistente social, bem como um novo perfil comportamental. Neste sentido, pode-se destacar neste novo perfil:

  • A.

    o empenho em atender as demandas empresariais, observando a necessidade da participação profissional;

  • B.

    o conhecimento, a competência, a atmosfera positiva, a cooperação e o esforço extra para atender o cliente;

  • C.

    a racionalização do trabalho, mantendo as atividadeschave, objetivando melhoria no atendimento;

  • D.

    a vinculação do profissional à prestação de serviços sociais e serviços assistenciais;

  • E.

    as assessoriais aos movimentos sociais, às organizações não-governamentais e às entidades de classe.

Segundo Mota, as tendências presentes no modelo de seguridade social no Brasil são:

  • A.

    as posições de setores conservadores da sociedade que propõem um modelo privatista para o setor e a mercantilização dos serviços de assistência;

  • B.

    o modelo de seguridade social em que há a garantia do acesso universal e público e o processo de desmantelamento da seguridade pública;

  • C.

    o desmantelamento da seguridade pública e a transferência desta política para os Estados e os Municípios;

  • D.

    o aumento da arrecadação previdenciária e o combate à sonegação;

  • E.

    a descentralização dos serviços de assistência, previdência e saúde e o acesso seletivo aos serviços.

Segundo Laurell, o Estado de bem-estar liberal apresenta:

  • A.

    alto grau de mercantilização dos benefícios sociais;

  • B.

    redução do papel da sociedade civil no desenvolvimento das políticas sociais;

  • C.

    aumento do poder estatal no desenvolvimento das políticas sociais;

  • D.

    desconcentração da renda mundial e a diminuição da pobreza;

  • E.

    universalidade no oferecimento dos benefícios sociais.

Tomado em sua origem, o Kanban pode ser entendido como:

  • A.

    um sistema de produção flexível e ampliada;

  • B.

    uma forma de produção em série originária do Japão;

  • C.

    um sistema de informações que controla a produção;

  • D.

    um instrumento da acumulação rígida;

  • E.

    um sistema que privilegia a participação do operário na indústria.

A motivação básica dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ) é:

  • A.

    a comunidade;

  • B.

    o Estado;

  • C.

    a comunidade empresarial;

  • D.

    os trabalhadores fabris;

  • E.

    a participação.

Para a reflexão ética, a democracia torna-se um valor ético-político fundamental, na medida em que:

  • A.

    traz como elementos fundamentais na sociedade contemporânea o individualismo e a luta pela emancipação social;

  • B.

    assegura a explicitação de valores essenciais como a liberdade e a eqüidade;

  • C.

    resgata a noção de cidadania e a parceria com instituições públicas no combate à pobreza;

  • D.

    denuncia a exclusão, decorrente de um modelo de desenvolvimento descentralizado e participativo;

  • E. possibilita o aumento da participação estatal e da sociedade civil na elaboração das políticas publicas.

Segundo Iamamoto, o Código de Ética de 1986 emerge com algumas características fundamentais. Dentre elas, pode-se destacar:

  • A.

    o rompimento com o movimento de reconceituação e o compromisso com a classe trabalhadora;

  • B.

    uma análise criteriosa da realidade e a denúncia contra o autoritarismo;

  • C.

    a ruptura política com o tradicionalismo profissional e com a neutralidade;

  • D.

    o compromisso institucional e a subordinação das demandas aos preceitos conservadores;

  • E.

    o desejo de mudança e o compromisso com as políticas publicas.

É dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente (Lei 8.069/90):

  • A.

    a oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

  • B.

    a notificação aos Conselhos Tutelares dos maus tratos e toda forma de violência;

  • C.

    o encaminhamento a postos de trabalho, desde que não prejudique seus estudos;

  • D.

    o diagnóstico das condições de pobreza dos jovens que vivem nas grandes cidades;

  • E.

    a oferta de ensino médio, obrigatório, gratuito e de qualidade.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), podem adotar:

  • A.

    menores de 21 anos, casados judicialmente;

  • B.

    maiores de 21 anos, independentemente do estado civil;

  • C.

    todas as pessoas, desde que tenham dezoito anos a mais que o adotado;

  • D.

    somente os irmãos e parentes mais próximos;

  • E.

    somente estrangeiros residentes no país ou com visto de permanência.

Num posto de saúde uma assistente social deseja fazer um curso de especialização em gestão de políticas de saúde. Segundo o código de ética profissional em vigor, cabe à chefia:

  • A.

    mobilizar sua autoridade funcional para ajustar o horário do curso com a realidade institucional;

  • B.

    observar os horários dos programas aos quais a profissional está vinculada, a fim de não prejudicar o atendimento;

  • C.

    enviar ofício à instituição de ensino a fim de averiguar a validade das informações prestadas;

  • D.

    mobilizar sua autoridade funcional para a liberação da carga horária da assistente social, para fins de estudo que visem ao aprimoramento profissional;

  • E.

    incentivar o estudo, observando a rotina de trabalho, os atendimentos realizados e os clientes agendados, deslocando profissionais quando necessário.

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