Questões de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Lista completa de Questões de Serviço Social da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir do final da década de 1980, vimos o Brasil redesenhar a estrutura do Estado e, principalmente, das políticas sociais, possibilitando que novos sujeitos e novas formas de organização integrassem esse cenário. Nos anos de 1990, é processada uma nova lógica de execução das políticas sociais, com ênfase na “gestão compartilhada” entre Estado e Sociedade Civil e que, para autores como Montaño, significa “desresponsabilização” do Estado. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a elementos que marcam esse novo contexto de operacionalização das políticas sociais.

  • A.

    Ênfase na ação local através de processos de descentralização político-administrativa.

  • B.

    Gestão em rede.

  • C.

    Gestão intersetorial.

  • D.

    Tensão entre a lógica da tutela, ou compaixão, e a lógica dos direitos.

  • E.

    Autonomia e independência de ação nas diferentes esferas de governo – União, Estados e Municípios.

Os efeitos da reestruturação produtiva também adentram o universo do Estado brasileiro. Na década de 90 do século XX, temos a proposição, no governo de Fernando Henrique Cardoso, de reforma do Estado que, por se tornar plataforma prioritária desse governo, ganha status de Ministério (MARE), sob o comando de Bresser Pereira. Entre as justificativas para a reforma, se argumentava a necessidade de “diminuir o déficit público, ampliar a poupança pública e a capacidade financeira do Estado para concentrar recursos em áreas em que é indispensável a sua intervenção direta”, enquanto que as políticas sociais poderiam ser operadas pela sociedade civil, visando “aumentar a eficiência dos serviços sociais oferecidos ou financiados pelo Estado, atendendo melhor o cidadão a um custo menor, zelando pela interiorização na prestação dos serviços e ampliação do seu acesso aos mais carentes”. Essa lógica serviu de base para:

1. a elaboração do marco legal para o “terceiro setor”.

2. a criação do Programa Comunidade Solidária.

3. a instituição da legislação sobre Organizações Sociais (OS).

4. a aprovação de lei sobre voluntariado.

5. a revogação da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e aprovação de nova legislação de filantropia.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Somente os itens 3, 4 e 5 são verdadeiros.

  • B.

    Somente os itens 1, 2, 3 e 5 são verdadeiros.

  • C.

    Somente os itens 1, 2, 3 e 4 são verdadeiros.

  • D.

    Somente os itens 1, 2 e 4 são verdadeiros.

  • E.

    Somente os itens 2, 3 e 5 são verdadeiros.

Na análise da sociedade burguesa, a leitura marxiana considera que as crises fazem parte da natureza do capital e que elas possuem ciclos mais ou menos curtos. O capitalismo funciona através de um equilíbrio instável entre produção, consumo, concorrência, mercado, oferta e demanda. Essas crises, no decorrer do desenvolvimento da tradição marxiana, foram consideradas de diferentes maneiras (os ciclos de Kondratiev e as ondas longas de Mandel). É mais ou menos consenso na literatura da vertente crítica e progressista que a crise atual tem uma particularidade, pelo seu caráter regressivo e destrutivo, que está afetando profundamente a esfera da produção, das relações de trabalho, das relações sociopolíticas e das ideologias. Identifique a alternativa que corresponde à crise contemporânea para o autor David Harvey:

  • A.

    Crise sistêmica.

  • B.

    Crise estrutural e crônica.

  • C.

    Era da instabilidade macroeconômica paralisante.

  • D.

    Transição do fordismo à acumulação flexível.

  • E.

    Cooperação complexa.

A interdisciplinaridade tem figurado como princípio ou orientação ao trabalho de assistentes sociais na execução de projetos e serviços nos diferentes espaços sócio-ocupacionais. Assinale a alternativa que corresponde ao conceito de intersetorialidade, difundido pelas ciências sociais e incorporado no âmbito do Serviço Social.

  • A.

    Coordenação de todas as disciplinas e interdisciplinas sobre a base de um fundamento geral e compartilhado; criação de novos campos com autonomia teórica, disciplinar ou operativa própria. Expressa-se no surgimento de novas profissões, superando as convencionais especialidades.

  • B.

    Prática multidisciplinar a partir de pareceres especializados sobre uma determinada área de intervenção profissional.

  • C.

    Grupo de disciplinas conexas, representadas em práticas de reciprocidade de saberes e enriquecimento mútuo. Tendência à horizontalização das relações de poder entre os campos implicados.

  • D.

    Gama de disciplinas propostas simultaneamente, mas sem fazer aparecer as relações entre elas. Visualizada em práticas multiprofissionais que coexistem, mas trabalham isoladamente, com coordenação meramente administrativa.

  • E.

    Integração de diferentes saberes e conhecimentos para análise de um objeto de intervenção sob a especialidade de cada área profissional.

A visita domiciliar é um dos instrumentos historicamente utilizados pelo Serviço Social. Com base nas discussões contemporâneas sobre a utilização desse instrumento, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A definição da necessidade de visita à moradia dos sujeitos envolvidos na ação processual para a complementação do estudo social é de competência do juiz de direito que a solicita.

( ) A visita domiciliar é mais uma possibilidade de dialogar e conhecer a realidade sociocultural e familiar dos sujeitos, a partir de seu espaço de vivência.

( ) A visita domiciliar deve basear-se na busca de coerência entre as informações do usuário e a averiguação in loco do assistente social.

( ) O assistente social, ao realizar a visita domiciliar, deve considerar que a situação em questão tem sua condição singular, mas sua construção é social, histórica e cultural.

( ) A visita domiciliar é uma estratégia para formar um juízo tão exato quanto possível da situação e da personalidade do usuário que demanda intervenção social.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  • A.

    F – V – F – V – F.

  • B.

    V – F – F – F – F.

  • C.

    V – V – V – V – V.

  • D.

    F – F – V – F – V.

  • E.

    V – V – F – V – F.

Segundo Marilda Iamamoto (1998), os pressupostos que nortearam a procura de novas bases para o exercício profissional são: a) uma apropriação mais rigorosa da base teórica e metodológica das grandes matrizes do pensamento social; b) o engajamento político nos movimentos organizados da sociedade e nas instâncias de representação da categoria; c) o aperfeiçoamento operativo, para uma inserção qualificada no mercado de trabalho. Tais elementos são fundamentais e complementares entre si, porém, se percebidos e trabalhados isoladamente, correspondem aos limites que aprisionaram o trabalho profissional nos últimos anos. Assinale a alternativa que corresponde a esses limites.

  • A.

    Teoricismo, militantismo e tecnicismo.

  • B.

    Conservadorismo, assistencialismo e clientelismo.

  • C.

    Positivismo, politicismo e imediatismo.

  • D.

    Primeiro-damismo, messianismo, autoritarismo.

  • E.

    Metodologismo, empirismo, cientificismo.

A renovação vivenciada pelo Serviço Social foi decisiva, pois se instalam no debate da categoria novas perspectivas de compreensão do significado sócio-histórico da profissão, da questão social, do escopo da intervenção, dos modos de realizar a prática, enfim, dos sujeitos envolvidos no processo de intervenção profissional. É nesse contexto que a dimensão instrumental do Serviço Social – entendida como a operacionalização, o que fazer, como fazer, as atividades finalísticas – passa a ser pensada e tratada no âmbito da instrumentalidade. Aponte a alternativa que indica corretamente as dimensões que compõem o debate sobre instrumentalidade.

  • A.

    Razão teleológica, metodológica e intelectiva.

  • B.

    Crítico-dialética, razão instrumental e técnico-metodológica.

  • C.

    Ético-política, técnico-operativa e teórico-metodológica.

  • D.

    Teórico-interventiva, técnico-operacional e afetivo-dialógica.

  • E.

    Instrumental, sensorial e racional.

Considere os seguintes elementos:

1. Estabelecimento de objetivos comuns por diferentes áreas profissionais.

 2. Metodologia de trabalho que busca o desvelamento da pluralidade de ângulos sob os quais um fenômeno pode ser apreendido.

 3. Modelo metodológico que define conceitos e verdades universais e generalizantes.

4. Postura profissional de respeito a diferenças e valorização do trabalho em equipe.

5. Práticas profissionais que reúnem, como conjunto, os conhecimentos de especialistas e peritos, valorizando os saberes disciplinares.

Podem ser definidos como características de práticas interdisciplinares:

  • A.

    1, 2 e 4 apenas.

  • B.

    2 , 3, 4 e 5 apenas.

  • C.

    1, 2 e 5 apenas.

  • D.

    1 e 3 apenas.

  • E.

    1, 2, 3, 4 e 5.

Bourguignon (2008), ao discutir a particularidade histórica da pesquisa no Serviço Social, traz o seguinte excerto da produção de Iamamoto (1993): “Os assistentes sociais têm uma possibilidade de contato direto extremamente privilegiado com a vida cotidiana das classes subalternas, na sua diferencialidade. Mas esta possibilidade pouco tem se revertido em provocação para a pesquisa que atente para as diferenças internas dos vários segmentos das classes trabalhadoras e para a apreensão das formas distintas de subalternidade; formas estas que vão implicar encaminhamentos também distintos das ações profissionais. Faz-se necessário, no meu entender, estimular as investigações sobre as condições e situação de vida e de trabalho dos múltiplos segmentos sociais com os quais atuamos, resgatando suas vivências e práticas, suas representações, enfim, como vivenciam e enfrentam as relações de exploração e dominação, no interior das quais vão se forjando como sujeitos individuais e coletivos”.

 Uma pesquisa que se volte a realizar o resgate mencionado deverá priorizar uma abordagem:

  • A.

    quantitativa.

  • B. de estudo de caso.
  • C.

    econométrica.

  • D.

    econométrica.

  • E.

    qualitativa.

A dimensão investigativa no cotidiano de trabalho do assistente social possibilita ao profissional alcançar a essência dos múltiplos fenômenos que se colocam à sua frente nos processos interventivos. Como afirma Alcoforado (2009), a realidade é muito complexa e impõe diferentes enigmas para serem resolvidos. Nesse sentido, a primeira tarefa para o pesquisador é decidir com objetividade e clareza o que quer pesquisar. Essa decisão começa com a definição:

  • A.

    do objetivo geral.

  • B.

    da bibliografia.

  • C.

    do tema.

  • D.

    da metodologia.

  • E.

    dos objetivos específicos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...